Sanitização
Com uma técnica altamente qualificada, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de ponta, a Zet-Tec realiza sanitização em todo o estado de SP.
Sanitização
Com a pandemia de Coronavírus muito se falou falou sobre sanitização, mas você realmente sabe o que é sanitização e para que serve?
Em um aparelho nebulizador elétrico frio é colocado um produto chamado quaternário de amônia que pode ser aplicado em qualquer superfície criando uma película protetora que impede os microrganismos de se proliferarem reduzindo assim até 99% a chance de contaminação por vírus, bactérias, germes, fungos, ácaros e outros vírus.
A sanitização impede as pessoas de desenvolverem doenças infecciosas, alérgicas e outros patógenos que causam bronquite, rinite, asma e muitas outras doenças causadas por vírus e bactérias.
Coronavírus (COVID-19)
A sanitização elimina o vírus do Coronavírus?
Sim, a sanitização ajuda a eliminar o vírus do Coronavírus. O quaternário de amônia é indicado pelo Ministério da Saúde para desinfecção de superfícies, é registrado pela ANVISA, e além disso a Agencia Ambiental de Proteção Ambiental dos EUA mostra que o vírus é controlado 10 minutos apenas após a nebulização do produto.
Quaternário de amônia
O quaternário de amônia é um dos melhores desinfetantes presentes hoje no mercado, mas é importante salientar que apesar de ser um desinfetante se trata de um produto de uso profissional, sendo assim, o produto não é encontrado em supermercados e nem em lojas de produtos de limpeza.
O quaternário de amônia pertence a família de compostos com ação antimicrobiana e possui uma ação potente que destrói microrganismos eliminado a membrana plasmática ou parede celular bacteriana.
Com um amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e negativas na forma vegetativa e levedura, o desinfetante inibe a síntese dos microrganismos, um processo primordial na sobrevivência de agentes patológicos como bactérias e vírus.
Gerações do quaternário de amônia
Como muitos produtos de limpeza, o quaternário de amônia também se modificou com o tempo aumentando sua potência sendo divido em 5 gerações.
1ª geração
O cloreto de benzalcônio, da cadeia alquil podendo ter variação na composição de cloreto e número de carbono, surgiu há mais de 50 anos tem a menor ação biocida, e cadeias alquílicas de 12 e 14 carbonos são as de maior poder antibacteriano. Por estar no mercado há anos pode ter resistência à bactérias, mas ainda é muito utilizada na desinfecção de hospitais e veterinários.
2ª e 3ª gerações
O quaternário de amônia da segunda e terceira geração é a primeira e segunda gerações juntas e possui os compostos que ficam mais ativos na água dura (cátions, cálcio e magnésio). Nessas gerações é realizada a inativação de enzimas, desnaturação de proteínas essências e ruptura de membrana celular.
4ª geração
O quaternário de amônia de quarta geração apresenta compostos químicos germicidas superiores, baixa formação de espuma, e alta tolerância às proteínas e água dura (cátions, cálcio e magnésio). A quarta geração é mais utilizada em indústrias alimentícias devido à sua baixa toxidade.
5ª geração
O quaternário amônia de quinta geração é o que nós da Zet-Tec utilizamos. Esse produto é uma mistura do produto da quarta geração com o composto químico Dimetil. Por se tratar da última geração, o quaternário amônia de quinta geração tem uma melhor eficácia e aumento de espectro de ação.
Combacter 800
Combacter 800 é o sanitizante utilizado pela Zet-Tec e muitas outras empresas no mesmo ramo que o nosso.
Se trata de um desinfetante à base de amônia quaternária para desinfecção e higienização de paredes, pisos, instalações, equipamentos, abatedouros, indústria leiteira, pedilúvios, rodolúvios e veículos de transportes. Indicado para desinfecção dos locais dedicados à manipulação, produção e elaboração de alimentos.
- Altamente efetivo contra bactérias, fungos, vírus apresentando ainda propriedades detergentes.
- Atua sobre os seguintes microrganismos e fungos: Salmonella choleraesuis, Salmonella enteridis, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Aspergillus spp.
Cada 100 ml contém Cloreto de alquil dimetil benzil amônio e Cloreto de dialquil dimetil amônio 75%… 80g.
Veículo q.s.p. … 100ml.
A importância de sanitização
Você já está acostumado a realizar a limpeza no seu ambiente de trabalho ou sua residência, mas somente a limpeza não é o suficiente para eliminar os microrganismos presentes nas superfícies do ambiente.
Produtos de limpeza com o chamado risco 1 vendidos em supermercados só são capazes de remover a sujeira visível a olho nu, os microrganismos é necessário “um grau a mais de limpeza”, no caso a sanitização de ambientes é o processo ideal para eliminar agentes infecciosos.
A sanitização é fundamental para eliminar até 99% de bactérias e vírus a fim de evitar alergias, infecções e doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite.
Além de evitar doenças respiratórias, infecciosas e bacterianas, a sanitização deixa o ambiente agradável e limpo para os frequentadores e ainda conserva alimentos.
Por ser um produto de choque e não residual, o produto irá agir somente no local aplicado contra os agentes infecciosos que já estão presentes no local. Caso alguma pessoa com doenças infecciosas espirrem, tussam ou passem a mão em alguma superfície do ambiente, o ambiente será contaminado novamente. Por isso, a importância da periodicidade na realização de novas aplicações.
Para evitar doenças respiratórias, infecciosas e bacterianas principalmente em locais com um grande fluxo de pessoas a sanitização é a melhor opção sempre.
Prejuízos de um local sem sanitização
Um ambiente sem sanitização de ambientes periódica pode causar doenças à moradores ou frequentadores do local.
- Local propício para contaminação de doenças respiratórias, alergias e Coronavírus;
- Propagação de mofo ou qualquer bactéria capaz de deteriorar a edificação, alimentos e objetos;
- 100% de chance de contaminação por vírus, bactérias e fungos;
- Ambiente com ar pesado, sujo e contaminado;
- No caso de empresas, o risco de contaminações de funcionários e clientes é alto;
- No caso de hospitais, o risco de infecções sem a sanitização é a classificação mais alta existente;
- Escritórios, empresas, condomínios, lanchonetes, lojas e restaurantes ficam propícios à contaminações.
Periodicidade da sanitização
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a sanitização de ambientes?
Depende do local e circulação de pessoas no ambiente. Locais que têm uma alta circulação de pessoas o período entre uma aplicação e outra é menor do que um ambiente com pouca circulação ou residências.
Ambientes com alto fluxo de pessoas e com alto risco de contaminações como hospitais e transportes públicos, a recomendação é uma aplicação por semana no mínimo.
Ambientes com médio fluxo de circulação de pessoas assim como academias, cinemas, restaurantes e consultórios médicos recomendamos uma aplicação a cada 15 dias no mínimo.
Ambientes com baixo fluxo de circulação de pessoas assim como vias públicas, farmácias, lojas de roupas e veículos particulares recomendamos uma aplicação pelo menos a cada 30 dias.
Em residências por ter o mais baixo fluxo de pessoas indicamos uma aplicação a cada 3 meses, porém essa periodicidade pode ser menor caso tenha alguma pessoa infectada com alguma doença ou a casa tenha um grande número de moradores circulando diariamente.
Evite o Coronavírus e outras infecções
Com bons hábitos e limpeza é possível evitar o COVID-19 e muitas outras infecções presentes em superfícies e no ar.
- Lave as mãos com frequência;
- Evite encostar as mãos em superfícies públicas;
- Não leve as mãos ao nariz, boca e olhos sem antes lavá-las com água e sabão;
- Aplique álcool em gel nas mãos quando não houver água e sabão por perto;
- Lave alimentos e objetos com água e sabão ao chegarem em casa antes de guardá-los ou consumi-los;
- Use máscara de proteção cobrindo a boca e nariz principalmente em ambientes fechados;
- Mantenha o distanciamento social com pelo 1m de distância de outras pessoas;
- Ao sentir os seguintes sintomas: febre, tosse e falta de ar procure um atendimento médico imediatamente;
- Tome as doses da vacina contra o COVID-19;
- Mantenha sua carteirinha de vacinação em dia com as vacinas completas;
- Faça da higiene parte do seu dia.
Tratamento contra o Coronavírus
No ápice da pandemia em 2020 muitas receitas milagrosas contra o novo Coronavírus surgiram como chás, ervas, frutas, legumes e até mesmo remédios, mas a verdade é que nunca foi comprovado que essas receitas realmente curavam a doença.
A verdade é que para evitar qualquer tipo de doença é fundamental ter bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos, não fumar, não abusar do álcool, ter uma boa noite de sono, beber bastante água, ter hábito de limpeza e fortalecer a imunidade (extrato de própolis e vitamina C são ótimos exemplos).
Os médicos recomendam 14 dias de distanciamento social, beber bastante água, repouso, umidificação do ar, oxigênio (para casos graves e pacientes de alto risco), suportes respiratórios como ventilação para pacientes em estado críticos.
Quanto à medicação, geralmente os médicos receitam Dipirona ou paracetamol para febre, Dexametasona que é um corticosteroide que pode ajudar a reduzir o tempo de ventilação e por último tem o antibiótico Azitromicina usado contra várias infecções bacterianas. Não é indicado o uso do anti-inflamatório ibuprofeno.
Porém, uma boa notícia, além da vacinação, em setembro de 2022 chegou o primeiro lote de medicamentos incorporados ao SUS produzidos pela Pfizer com cerca de 50.000 unidades do antiviral formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir. O remédio é indicado para pessoas com risco de morte.
Fonte da informação: Ministério da Saúde.
Nota: É importante salientar que nós da Zet-Tec não recomendamos nenhum tipo de tratamento para quaisquer doenças. Este texto possui apenas caráter informativo. O nosso trabalho é exclusivamente realizar a sanitização.
Precificação da sanitização
Qual o preço de uma sanitização?
Não trabalhamos com valores tabelados para serviços de controle de pragas e sanitização. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
Devido a sanitização ter a “garantia” de apenas 1 dia no certificado, o valor tende a ser menor do que uma dedetização, por exemplo.
Por isso, para formularmos um orçamento correto para o cliente necessitamos de duas informações principais, são elas: área total e quantidade de aplicações, no caso avulsa ou contrato (caso seja contrato levamos em conta também a localidade).
Podemos ver que não levamos em conta muitas características para a realizar um orçamento de sanitização igual um orçamento de controle de pragas, não é mesmo? Então é bem mais fácil formularmos um orçamento correto somente com duas informações.
Melhor horário para realizar a sanitização
Será que existe um horário ideal para realizar uma sanitização?
A resposta é não. Ao contrário de serviços de controle de pragas, em especial insetos alados, a sanitização não tem um horário especifico para ser realizada, porém é importante seguir as regras do fabricante do produto que é de ficar pelo menos uma hora sem ocupar o ambiente.
Mesmo que sejam mínimos os riscos, por se tratar de um desinfetante e não um inseticida é importante seguir a regra do fabricante ficando uma hora fora do local, inclusive animais a fim de evitar intoxicações e ter uma boa secagem do sanitizante.
Todo produto químico se torna tóxico com mau manuseio, por isso siga as orientações do técnico corretamente.
Antes e depois da sanitização
Antes da sanitização é importante seguir algumas orientações a fim de evitar intoxicações e uma boa eficácia do sanitizante.
- Guarde todos os alimentos que estiverem expostos;
- Panelas e utensílios domésticos devem ser acondicionados em armários ou caixas bem guardados (caso não seja possível, guardar em algum armário ou caixa);
- Limpe o local para ter uma melhor absorção das micropartículas;
- Se possível, afaste móveis e tudo que estiver nos arredores de cantos e rodapés para uma melhor aplicação das micropartículas;
- Procure um local seguro para que animais não tenham acesso à sanitização por no mínimo 1 hora. Caso a sanitização seja em todo o imóvel recomendamos deixar os pets em hotéis;
- Em ambientes comerciais, escolha um horário que o local não tenha transito de pessoas por pelo menos uma hora.
Após a sanitização também é importante seguir as orientações do técnico responsável para ter uma boa desinfecção do ambiente sanitizado.
- Deixar janelas e portas abertas;
- Deixar o ambiente sem pessoas e animais por uma hora;
- Ao retornar, lavar louças e utensílios com água e sabão;
- Não é indicado limpar o chão com produtos de limpeza após a sanitização, pois irá tirar o produto aplicado;
- Mantenha o ambiente sempre limpo;
- Mantenha a limpeza pessoal;
- Em ambientes comerciais, respeite a periodicidade para novas aplicações;
- Em ambientes comercias, siga as regras sanitárias, além de novas aplicações como distanciamento social e uso de máscaras.
Processo de sanitização
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para sanitização pedimos duas informações principais que são: área total e se quer somente uma aplicação avulsa ou contrato (em caso de contrato pedimos a periodicidade que o cliente deseja e localidade), assim que o cliente nos fornece essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento correto.
Caso o cliente não saiba a periodicidade ideal para novas aplicações nós também explicamos.
Porém, há casos em que os clientes não sabem informar a área total e nem é possível adquirir essa informação, sendo assim, temos que agendar uma visita técnica para que nosso técnico avalie a metragem do ambiente e verifique a periodicidade ideal de aplicações no ambiente.
Com essas informações em mãos o técnico já poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, nosso técnico passará o valor para o nosso escritório que poderá enviá-lo via WhatsApp ou formalizado via e-mail.
O orçamento sendo aprovado agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre formas de pagamento, pedimos dados cadastrais (em caso de empresas), elaboramos um contrato (caso seja contrato) e por fim, passamos orientações técnicas de como prosseguir antes e depois da sanitização.
Chegando no dia do serviço, o técnico vistoria todo o local para ver se realmente está apto para receber o desinfetante; caso esteja, veste seus EPI’s e começa a aplicação com a máquina nebulizadora em forma de nebulização fria; após o término do serviço o técnico tornará novamente a passar orientações técnicas para o cliente; após as orientações e preencher a ordem de serviço e o cliente assiná-la, a sanitização está finalizada e sua empresa ou residência estará livre de microrganismos pelo menos por um dia.
Sanitização profissional
A sanitização é feita através de uma máquina nebulizadora, a máquina nebulizadora é a mesma utilizada para serviços de controle de pragas para atomização e nebulização. Trata-se de “nebulização fria” ao contrário da termonebulização que trata-se de um processo de queima.
A diferença entre a nebulização dedetização e atomização da sanitização é somente o uso do produto, que no caso da atomização e nebulização é colocado inseticida na máquina nebulizadora e no caso da sanitização é colocado o desinfetante de quinta geração quaternário de amônia.
O produto é nebulizado em todas as superfícies existentes no ambiente formando micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre todas as superfícies, frestas e buracos criando uma película protetora impedindo os microrganismos de se proliferarem.
A sanitização não tem contraindicações e pode ser feita em qualquer ambiente. O sanitizante não é inflamável e não é corrosivo, sendo livre de riscos.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a sanitização, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de pragas urbanas.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está precisando realizar uma sanitização em sua empresa ou residência, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço.