ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

RATOS

ratos

A Zet-Tec é uma empresa de dedetização e controle de pragas. Os ratos são uma das pragas urbanas mais presentes nas cidades brasileiras, bem como em locais de sítios ou em ambientes rurais.

Ratos são roedores, possuem dentes que crescem sempre e devido à isso necessitam sempre estar roendo algo para desgastá-los. Entretanto, como você deve saber os ratos não são os únicos roedores. As capivaras são os maiores roedores do mundo, seguidos pelas cotias e ouriços. 

Porém, não existem somente “ratos domésticos”, aqueles que vivem em cidades. Também existem ratos silvestres, que no caso é muito importante para o controle biológico e biodiversidade do planeta. Ratos silvestres servem como presas para outros animais como gatos, corujas, cobras, escorpiões e aranhas.

Já foram catalogadas aproximadamente 1.700 espécies de ratos no mundo. Em cidades por não existirem predadores naturais, não existe controle biológico ocorrendo uma super população desses animais. Segundo estudos, existem cerca 3 ratos por pessoa no mundo.

Mas ao contrário do que todos pensam, o rato urbano não têm só malefícios ao meio ambiente e a população. Os ratos servem como “desobstruidor de tubulação”, isso porque eles usam as tubulações para passagem e acabam se alimentando de lixos orgânicos.

Reprodução dos ratos

Esses mamíferos se produzem muito rapidamente e com muitos filhotes em uma ninhada só. As fêmeas têm seu primeiro cio entre 25 a 40 dias, sua gestação dura em média 20 dias e dessa ninhada nascem de 10 a 12 filhotes. Ao nascer seu peso é de aproximadamente 1,5 g, com média de uma semana vai nascendo a pelagem. Somente uma fêmea pode ter 200 filhotes por ano. A ratazana vive em média 2 anos, o rato de telhado vive em média 1 ano e meio e o camundongo vive em média 1 ano.

Habitat dos ratos 

Segundo a experiência de nossos profissionais, os ratos são animais noturnos, ou seja, ficam entocados durante o dia. Durante a noite os ratos saem de suas tocas para se alimentarem ou buscarem alimentos para suas crias.

Nas cidades, eles procuram locais como esgotos e as galerias para fazerem suas tocas. Isso tudo por serem esses ambientes mais protegidos de suas presas naturais ou até mesmo dos seres humanos. Porém, em situações onde a população de ratos é muito grande, eles podem ser vistos durante o dia.

As quatro espécies mais comuns de ratos no Brasil 
Hamster

Os hamsters pertencem à subfamília Cricetinae, nativos da África e Ásia, tem esse nome em inglês por conta da palavra alemã hamstern que significa acumular ou armazenar devido à suas bochechas que tem capacidade de armazenar comida. Geralmente esses roedores vivem dois anos, mas podem chegar a até quatro anos. Por serem animais dóceis e carinhosos suas espécies são tratadas como pets, são eles o “anão-russo” e o “sírio”. Também são utilizados como cobaias para pesquisas de doenças e vacinas. 

Camundongo 

Os camundongos (Mus musculus) são originários da Europa e Ásia, medem cerca de 8cm. Camundongos são os animais mais usados como cobaias em laboratórios, pois esses roedores têm o organismo parecido com o do ser humano. Com um ótimo olfato para alimentos, predadores e comportamentos, a visão já não é tão boa assim, como por exemplo não vê cores. Com apenas 60 dias de vida camundongos já se reproduzem e sua gestação dura entre 19 e 21 dias. Os novos filhotes nascem pesando em média 1,5g.

Rato-preto

O rato-preto ou rato de telhado (Rattus rattus) é originário do sudeste asiático e tem esse nome porque geralmente ficam em telhados e forros, medem até 40cm (tamanho total com a cauda), com sua cauda maior que o corpo. A gestação do rato-preto dura 21 dias, a fêmea fica prenha no mesmo dia que nasce a ninhada.

Ratazana

A ratazana (Rattus norvegicus) é o rato mais conhecido do planeta e mais comum no Brasil. Originária do leste da Ásia, mede até 50cm (cauda e corpo), o macho pode pesar até 350gm e a fêmea 250g, possuem ótima audição e olfato, apesar de serem daltônicos. Sua gestação dura 24 dias e nascem geralmente 8 filhotes.

Doenças transmitidas por ratos

Ratos são animais muito perigosos, podendo ser transmissores de 55 doenças ao ser humano. Uma única mordida de rato ou contato com água contaminada, como de enchentes pode causar infecções sérias, sendo necessário o uso de vacina antirrábica ou soro antirrábico. A seguir listamos as principais doenças transmitas por ratos:

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida pela urina do rato infectados pela bactéria Leptospira. A doença chega até o organismo do ser humano por meio de lesões e exposição por longo tempo em água contaminada, como enchentes. Seus principais sintomas são os seguintes: febre alta, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas panturrilhas), falta de apetite e náuseas. Diagnosticada de forma tardia a doença pode levar a óbito. 

Peste Bubônica 

A peste bubônica é uma doença bacteriana causada pela bactéria Yersinia pestis, ela afeta roedores e pulgas. A doença é transmitida por pulgas infectadas e também por fluídos de animais infectados. Os sintomas da peste bubônica são: lesões onde a pulga picou com dor, infeção nos gânglios linfáticos, febre alta, dor de cabeça, dores pelo corpo, frio, fraqueza, náuseas e também pode ocorrer delírio, falta de coordenação motora e confusão mental.

No período medieval, a peste bubônica foi a responsável por uma das pestes mais mortais da história. Conhecida como peste negra ou peste bubônica. Ficou conhecida com esse termo em virtude das manchas que ficam na pele das pessoas contaminadas pela peste.

Tifo Murino 

Tifo murino é uma doença riquétsia causada pela bactéria Rickettsia typhi e Rickettsia. Essa doença assim como a peste bubônica também é transmitida por ratos e pulgas, mas também por gatos e gambás. Seus sintomas são: calafrios, cefaleia e febre alta. A tifo murino tem uma taxa de mortalidade baixa e pode acontecer mais pessoas idosas.

Febre por Mordida de Rato

A febre por mordida de rato é uma doença infecciosa transmitida pelas bactérias Streptobacillus moniliformis ou Spirillum minus. Como o próprio nome já diz a doença é transmitida para seres humanos através da mordida de ratos. Seus sintomas são: febre, vômito, calafrios, dores nas articulações e nas costas, caroços nas mãos e nos pés. Raramente pode se formar abcessos no cérebro.

Hantavirose

Hantavirose é uma doença infecciosa causa pelo vírus Hantavírus. O Hantavírus tem como hospedeiros roedores que geralmente eliminam o vírus pela saliva, urina e fezes. A transmissão para o ser humano se dá por meio de inalação, contato com a pele ou mordidas de ratos. Seus sintomas na fase inicial são: dores nas articulações, febre, dor de cabeça, dor nas costas, dor abdominal e sintomas gastrointestinais. Na fase aguda a doença apresenta os seguintes sintomas: febre, respiração acelerada e dificuldade de respirar, batimentos cardíacos acelerados, tosse e pressão baixa.

Sarna

A sarna é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. É uma doença contagiosa que é transmitida de pessoa para pessoa com muita facilidade e se caracteriza pela vermelhidão na pele e coceira. É bom lembrar que a sarna de cachorro não passa para seres humanos, pois são parasitas diferentes. 

Desratização profissional 

Conhecer os hábitos alimentares e os possíveis locais de abrigo são fundamentais para o controle de qualquer tipo de praga.

A equipe da Zet-Tec localiza os possíveis focos de atração dos ratos e os possíveis locais onde podem procriar e entrar no imóvel. Eles são capazes de entrar no imóvel por locais com a metade do seu tamanho. Os locais que eles mais gostam de se esconder é fogão, atrás da geladeira, forro e coifa.

Ratos são animais muito inteligentes. Se não for feito o controle correto, colocando inseticidas denominados raticidas (próprios para ratos) apropriados em locais ideais e saber como manuseá-los os ratos não irão comer. Portanto, é uma praga realmente difícil de exterminar.

Além das iscas, (mais comuns para controle dessa praga urbana), caso o cliente esteja com urgência para a retirada do roedor, temos equipes 24h disponíveis para a caça ao roedor e assim eliminá-lo manualmente na hora.

Com sua equipe bem treinada, raticidas aprovados pela Secretaria da Saúde, equipamentos de ultima geração e uma ação pautada pela e experiência e conhecimento de causa a Zet-Tec faz a melhor desratização de São Paulo.

Após uma análise minuciosa do local, faremos um plano de ação para o controle desta praga e a resolução deste terrível problema.

A Zet-Tec só trabalha com produtos dos melhores laboratórios, técnicos treinados, capacitados, uniformizados, carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se sua empresa ou residência está com problema de infestação de ratos, entre em contato conosco e solicite um orçamento, caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na mesma hora. 

Saiba mais

to top Call Now Button