Desinsetização
Com uma equipe técnica especializada em controle de pragas, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza desinsetização em todo o estado de SP.
O que é desinsetização?
Desinsetização é apenas um nome mais moderno para a chamada “dedetização”, porém com produtos mais modernos e seguros para as pessoas, meio ambiente e animais.
Em 1948 o químico suíço descobriu o DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) e ganhou o prêmio Nobel de medicina pela descoberta.
Por ser um inseticida barato e com uma boa eficácia a curto prazo, o DDT foi muito utilizado na segunda guerra mundial contra mosquitos causadores da malária, porém após anos de uso foi descoberto o quanto o DDT era prejudicial ao meio ambiente e aos seres humanos.
Após essa descoberta o inseticida foi proibido em torno da década de 1970 em muitos países. No Brasil somente em 2009 a fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque e comercialização foram proibidos.
Sendo assim, o termo correto para a dedetização é desinsetização. Os inseticidas foram modificados e registrados nos órgãos competentes de saúde e meio ambiente, são inseticidas sofisticados que visam a proteção de pessoas, animais e meio ambiente.
Com os métodos mais modernos para controle de pragas qualquer pessoa pode realizar a desinsetização. A desinsetização é importante para evitar a proliferação de pragas urbanas, acidentes, doenças e danos causados por ratos, baratas, cupins, mosquitos, entre outros.
Animais Sinantrópicos
Animais que se adaptaram viver em grandes centros urbanos, as chamadas “pragas urbanas” são denominados como animais sinantrópicos.
Diferença entre animais domésticos e animais animais sinantrópicos
Animais domésticos, assim como cachorro, gato, vaca, porco, galinha, entre outros são criados com humanos pela própria vontade do homem para servir de companhia, produção de alimentos e etc.
Animais sinantrópicos são ratos, pombos, baratas, mosquitos, entre outros que se adaptaram em viver com humanos de forma involuntária causando prejuízos e até doenças.
Diferenças entre controle de pragas e desinsetização
Controle de pragas e desinsetização são coisas distintas. Vamos explicar a diferença entre os dois a seguir:
Desinsetização
O processo de desinsetização é a aplicação de produto químico direta ou indiretamente sobre os insetos.
Em doses adequadas provoca a morte de insetos. As doses adequadas são determinadas por cada espécie de inseto.
Controle de pragas
Muito mais que uma desinsetização em seu imóvel, o controle de pragas é mudança de hábitos, higiene e observação de hábitos dos animais para se ter um bom resultado no controle de pragas urbanas.
As mudanças de hábitos é para impedir que as pragas urbanas encontrem abrigos e alimentos se tornando um ambiente propício para proliferação.
Periodicidade da desinsetização
Residências
Desinsetização preventiva em residências pode ser feita a cada 1 ano, porém o ideal é a cada 6 meses.
Agora se a residência tiver infestação de algum inseto, o recomendado é a cada três meses até controlar o inseto rasteiro que está causando a infestação.
No caso de infestação de insetos vetores recomendamos a periodicidade mensalmente, isso pelo fato do fácil acesso do insetos no local, sendo que eles entram voando e assim não passam pela calda química nos cantos e rodapés de uma dedetização feita com micropulverização para insetos rasteiros.
Condomínios
Condomínios por lei são obrigados a fazer o controle de pragas a cada 6 meses juntamente com a limpeza de caixas d’água.
Em caso de infestação de insetos vetores o recomendado é fazer termonebulização mensalmente.
Em caso de infestação de insetos rasteiros o recomendado é fazer a pulverização a cada 3 meses.
Empresas
Alguns ramos de empresas, como metalúrgicas, por exemplo não são obrigadas a fazer desinsetização, porém é sempre recomendado contratar uma dedetizadora para evitar a proliferação de insetos, por isso recomendamos a cada 6 meses.
Escritórios
Escritórios também não são obrigados a fazer desinsetização, porém recomendamos fazer a desinsetização a cada 6 meses para evitar proliferação de insetos no ambiente.
Clínicas e hospitais
Clínicas e hospitais de qualquer seguimento são obrigados a fazer a desinsetização e limpeza de caixas d’água a cada 6 meses para renovação dos certificados da ANVISA, e claro, manter o ambiente livre das pragas urbanas.
Supermercados
Supermercados são obrigados a fazer a desinsetização a cada 3 meses, porém é altamente recomendado fazer a desinsetização mensalmente, isso se deve ao fato do ambiente ter uma grande quantidade de alimentos, grande fluxo de pessoas e uma grande produção de quantidade de lixos.
Padarias, restaurantes e lanchonetes
Padarias e restaurantes por lei são obrigados a fazer a desinsetização a cada 3 meses, porém com a grande quantidade de alimentos no local é altamente recomendado que a dedetizadora reforce a dedetização a cada 30 dias.
Transportadoras
Transportadoras são obrigadas a fazer desinsetização a cada 6 meses, porém o ideal mesmo seria trimestralmente pelo fato da grande quantidade de entrada e saída de mercadorias que podem transportar pragas.
Antes e depois da desinsetização
Listamos algumas medidas para seguir antes e depois da desinsetização.
Antes
Antes de realizar a aplicação da calda química é recomendado seguir algumas orientações técnicas para uma melhor eficácia do inseticida.
- Guarde todos os alimentos que estiverem expostos;
- Panelas e utensílios domésticos devem ser acondicionados em armários ou caixas bem guardados (caso não seja possível, guardar em algum armário ou caixa);
- Limpe o local para ter uma melhor absorção da calda química;
- Se possível, afaste móveis e tudo que estiver nos arredores de cantos e rodapés para uma melhor aplicação da calda química;
- Procure um local seguro para que animais não tenham acesso à desinsetização por no mínimo 6 horas. Caso a desinsetização seja em todo o imóvel recomendamos deixar os pets em hotéis.
Após
Após a aplicação da calda química também é indicado seguir algumas orientações a fim de evitar acidentes.
- Deixar janelas e portas abertas para sair o gás do produto aplicado;
- Deixar o ambiente sem pessoas e animais em um período mínimo de 6 horas (em caso de pessoas alérgicas recomendamos até 72 horas fora do local);
- Ao retornar lavar louças e utensílios com água e sabão;
- Não é indicado limpar o chão com produtos de limpeza após a desinsetização, pois irá tirar o inseticida aplicado;
- Caso seja realmente necessário uma limpeza, passe somente um pano com água;
- Mantenha o ambiente limpo;
- Não deixe restos de comida no chão e sofá;
- Após os pets se alimentarem guarde todos os alimentos.
Qual o melhor horário para fazer a desinsetização?
Podemos dizer que não existe um horário ideal para realizar a desinsetização, tudo depende da disponibilidade de cada cliente.
Empresas
Empresas ou ambientes comerciais no geral costumam fazer a desinsetização somente no fim do dia, já que é o horário onde se encerra o expediente quando o ambiente fica sem fluxo de pessoas ou então aos finais de semana que não tem expediente.
Residências
Em residências, os clientes costumam fazer a desinsetização no período da manhã, assim as pessoas saem de casa, ficam o dia todo trabalhando, estudando, passeando ou em casa de parentes e no final do dia já podem retornar à residência e dormir tranquilamente.
Quanto custa fazer uma desinsetização?
Nós da Zet-Tec dedetizadora, não trabalhamos com tabela de preços para realizar uma desinsetização.
Algumas empresas têm uma espécie de tabela para a precificação da desinsetização. Porém, não é correto, pois o ambiente precisa de uma avaliação precisa, por isso o valor da desinsetização não é fixo.
Não trabalhamos com valor fixo, pois cada cliente tem uma necessidade e sempre gostamos de avaliar cada caso especifico.
Para precificar uma dedetização levamos em conta os seguintes aspectos:
- Tamanho do local;
- Infestação ou prevenção;
- Dificuldade de acesso;
- Tempo de garantia;
- Contrato anual ou avulso;
- Espécie de praga;
- Necessidade de laudo e qual o tipo de laudo.
É só entrar em contato conosco que iremos avaliar seu caso e fornecer um orçamento assertivo.
Dedetizadora e vigilância sanitária
Apesar do serviço de desinsetização ser uma técnica para controlar insetos, ela precisa respeitar certas normas de segurança para que possa ser executado de maneira correta.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cuida da regulamentação da desinsetização no Brasil por meio da RDC n.º 52/2009, que objetiva garantir a qualidade e a segurança do serviço de desinsetização, de modo que reduza o impacto no meio ambiente, na saúde do consumidor e em quem aplicar o produto tóxico.
A Zet-Tec dedetizadora segue a risca todas as normas da ANVISA para oferecer segurança e a melhor prestação de serviços aos nossos clientes.
Desinsetização profissional
O processo químico de desinsetização da Zet-Tec dedetizadora envolve uma equipe especializada e a utilização de produtos químicos, porém estes produtos não colocam em risco a saúde das pessoas e animais que residem ou frequentam o local seguindo as orientações técnicas.
O inseticida escolhido para a desinsetização varia de acordo com o ambiente, grau de infestação e espécie de praga.
A desinsetização pode ser feita tanto com micropulverização, expurgo de gás, termonebulização, iscagem, polvilhamento, gelticida, injeção ou barreira física.
Alguns exemplos a seguir:
Micropulverização
Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos, por exemplo.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
Expurgo de gás
O expurgo de gás ou fumigação é uma técnica para controlar insetos que estão acondicionados em determinado local.
Expurgo de gás pode ser para traças dos grãos, traças dos livros e outros tipos de pragas que vivem nessa condição.
É importante que na hora que esteja sendo feito o expurgo o local fique completamente vedado para que não passe nem uma partícula para fora do local de armazenagem.
O expurgo de gás tem uma média de duração de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o local e grau de infestação.
Termonebulização
Termonebulização é um método usado para o controle de insetos vetores ou voadores popularmente dizendo.
Termonebulização é o inseticida aplicado em forma de neblina onde as micropartículas ficam suspensas no ar criando camadas espessas e uniformes alcançando onde a micropulverização não alcança.
A termonebulização tem uma média de duração de 30 dias podendo raramente se estender por 3 meses.
Iscagem
Iscas são usadas para controle de ratos.
Os inseticidas denominados raticidas (próprios para ratos) são colocados em pontos estratégicos do ambiente dentro de porta-iscas.
Os tipos de iscas mais comuns são:
- Iscas granuladas;
- Iscas parafinadas;
- Pós químicos;
- Iscas de cereais;
- Fitas adesivas (podem ser colocadas dentro dos portas-iscas ou não).
A duração média das iscas é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o local e grau de infestação.
Injeção
Injeção é um método usado para descupinização, tanto para madeira, quanto para alvenaria.
Descupinização de cupim de madeira seca e cupim subterrâneo é feito com o processo de injeção cupinicida.
A injeção cupinicida é feita através de furinhos na madeira ou alvenaria com uma furadeira e em seguida é aplicada a injeção da calda cupinicida.
A durabilidade da descupinização é por tempo indeterminado. Entretanto, há raros casos que é necessário uma reaplicação.
Polvilhamento
Polvilhamento é um método utilizado contra formigas e baratas.
Se trata de um pó químico com efeito residual que é aplicado em locais que não é possível ser pulverizado (veneno líquido).
Por exemplo, em redes elétricas, motores elétricos, quadro de energia, e também em caixas de esgoto e caixas de gordura.
A durabilidade do polvilhamento geralmente é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
Gelticida
Gelticida é um método usado contra formigas e baratas, principalmente as formigas doceiras e as baratas blatellas germânicas.
O gel é um inseticida inodoro, atrativo para baratas e formigas, seu efeito é residual e a aplicação se dá por meio de uma pistola ou seringa em locais de pouco movimento como gavetas, frestas, portas e azulejos.
A durabilidade pode ser de até 6 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
Repelente
Repelentes são usados para repelir pombos e morcegos.
Totalmente inodoro e atóxico, não se trata de inseticida e nem de produto químico. Repelente é apenas uma espécie de “cola” que ao pousar na superfície o pombo ou morcego sentirá um incomodo “avisando” outros pombos ou morcegos que aquele não é um local bom para pousarem ou se abrigar.
A durabilidade do repelente é de 6 meses, porém se o repelente ficar em área externa é possível que dure menos por conta da chuva.
Barreira física
Barreira física pode ser feita para toda espécie de animal, porém no controle de pragas esse método é usado com mais frequência no controle de pombos e controle de morcegos.
Os métodos mais utilizados pelos técnicos da Zet-Tec dedetizadora são:
- Espículas;
- Telas;
- Redes;
- Fios tensionados.
Esses métodos impedem que as aves adentrem em um determinado local ou pousem.
É importante lembrar que o abate de pombos e morcegos é crime ambiental, portanto só utilizamos produtos que não causem nenhum dano ou dor aos animais.
A durabilidade da barreira física é por tempo indeterminado, porém pode haver deterioração por fatores externos.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a desinsetização, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está precisando renovar seu certificado ou está tendo problemas com insetos, entre contanto conosco e solicite um orçamento para desinsetização. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço no mesmo dia ou agendamos uma data para a execução do serviço.