Descupinização
Com uma equipe técnica especializada, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza descupinização em todo o estado de SP.
Cupim
Os cupins ou termites pertencem à subordem isoptera, reino animalia, filo arthropoda, classe insecta e ordem blattodea.
Existem cerca de 2.800 espécies de cupins catalogados em todo o mundo, a grande maioria vivem em países tropicais ou subtropicais com poucas espécies vivendo em latitude. Um maior número de espécies podem ser encontradas em um único hectare de floresta tropical ou savana do que em todo o território norte americano e europeu juntos.
Cupins podem chegar facilmente ao nono andar de um prédio.
Colônia
Todos os cupins são eussociais (mais alto grau de organização social dos animais), possuem castas estéreis que no caso são os soldados e operários. Uma colônia de cupim é constituída por um casal reprodutor, rei e rainha que a única função é se reproduzir; operários que fazem todo o trabalho e alimentam outras castas; e soldados que são responsáveis pela defesa da colônia.
A fundação de novas colônias se inicia no período chuvoso do ano. Os cupins alados popularmente chamados de siriris, aleluias ou ararás são os responsáveis pela formação de novas colônias, porém são poucos que realmente conseguem se acasalar para formar uma nova colônia.
Em locais rurais, o tipo de colônia mais famosa no Brasil são “pequenas montanhas de terra”, mais conhecidos como cupinzeiros que podem causar danos gravíssimos aos imóveis feitos por cupins subterrâneos ou também chamados de cupins de solo.
Em locais urbanos, os cupins mais comuns são os de madeira seca que se instalam em móveis e madeiras sem criar moradias externas no imóvel, por isso a dificuldade de perceber a presença do inseto.
Cupim de madeira seca
O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis), originário na Jamaica é o cupim que causa o maior número de prejuízos em áreas urbanas destruindo todos os tipos de madeiras que são secas.
São insetos sociais com sua colônia sendo chamada de cupinzeiro e composta por castas de rainha, rei, ninfas, operários e soldados.
A principal fonte de alimentação do cupim de madeira seca é a celulose que é retirada de produtos vegetais, mortos vivos ou transformados.
A colônia do cupim de madeira seca é pequena se comparada ao cupim subterrâneo, é composta por centenas de membros restrita apenas à peça de madeira atacada, porém o cupim tem uma facilidade muito grande de migrar para outras peças de madeira da casa.
Sua colônia demora bastante para se desenvolver, entre 2 e 3 anos, são insetos sensíveis a luz. As duas únicas formas de perceber a presença deles é batendo na madeira e sentir ela oca ou também avistando a presença de pó no chão que no caso não se trata de pó de madeira e sim de fezes dos cupins.
Cupim subterrâneo
O cupim subterrâneo (Coptotermes gestroi) é originário da China, com estimativa de chegada no Brasil no ano de 1.923 através de portos. Cupim subterrâneo tem um poder destrutivo muito grande.
Uma única colônia é capaz de conter milhares de insetos, entre 1,4 a 6,86 milhões de bichos. Os cupins se movimentam entre 162 a 3571 metros quadrados ao redor da colônia.
O ninho do cupim de solo é grande. Quando não são construídos no solo, são construídos em locais úmidos e ocultos como caixões, porões, paredes e lajes duplas, frestas em construções, poços de ventilação e elevadores, frestas embaixo de pisos, caixas de luz e telefone e etc. Apesar do nome “cupim de solo”, essa espécie de cupim não se desenvolve apenas no solo, ele pode de se desenvolver também no alto de prédios, desde que tenha oferta de água.
Uma das principais características do cupim subterrâneo é que ele não fica somente na área atacada. Para passar de um ambiente para outro os operários constroem túneis no solo, sendo esse o principal indício que há uma infestação de cupim subterrâneo naquele local.
Ao contrário do cupim de madeira seca, o crescimento da colônia do cupim de solo é bem mais rápida. Um ano após um casal constituído por rei e rainha se acasalarem dão a luz a cerca de 40 cupins entre soldados e operários.
Doenças transmitidas por cupins
Os cupins transmitem doenças?
Apesar de muitas pragas urbanas serem transmissoras de muitas doenças graves, o cupim não transmite doenças. Entretanto, o cupim pode causar reações alérgicas ou crises asmáticas. Aquecedores, ventiladores e ar condicionados podem expor poeira e partículas de ninhos de cupins causando esses problemas de saúde.
A importância da descupinização
Os cupins não são causadores de doenças, mas podem causar um enorme prejuízo ao proprietário do imóvel.
O ideal ao construir uma casa e adquirir móveis novos é adquirir a madeira já tratada, porém na maioria das vezes a madeira não tem tratamento contra cupins. Logo, a descupinização preventiva se torna imprescindível caso você não queira ter prejuízos muito maiores no futuro.
Realizar uma descupinização preventiva torna bem mais acessível se comparada à uma descupinização corretiva.
Quando o local já conta com infestação de cupins o valor tende a ser alto. Caso seja cupim subterrâneo então o valor é mais alto ainda do que descupinização de cupim de madeira seca.
Além do prejuízo que você terá ao ter seu móvel ou imóvel destruídos terá que gastar muito mais com uma empresa especializada em controle de pragas.
O cupim subterrâneo é capaz de deixar um imóvel inabitável e até mesmo derrubá-lo. Você já pensou em perder sua casa para os cupins? Os cupins são capazes de destruir um imóvel em até um ano.
O cupim de madeira seca destrói todo o seu móvel muitas vezes sem poder mais utilizá-lo, isso porque os cupins são insetos silenciosos e geralmente as pessoas só percebem o problema quando o móvel já está bem destruído.
Caso o móvel esteja muito destruído não vale a pena realizar a descupinização, mesmo que o serviço seja 100% eficaz porque afinal, o móvel já está destruído. Por isso, fique atento as madeiras que adquire em sua residência ou empresa.
Realizar a descupinização é evitar prejuízos muito maiores e ter a paz de um ambiente tranquilo sem pragas urbanas terríveis como cupins destruindo seu patrimônio.
Sinais de cupins
Apesar dos sinais claros de infestação de cupins, eles são insetos silenciosos. Na maioria das vezes as pessoas só percebem o problema quando a infestação já está bem grande, com móveis destruídos por dentro e imóvel com problemas estruturais.
- Mariposas em volta da lâmpada;
- Pó de madeira (fezes) no chão;
- Rachaduras e buracos;
- Barulhos;
- Móvel oco ao bater nele;
- Rastros de terra na parede;
- Paredes e tetos inchados ou deformados.
Prejuízos que cupins podem causar
Cupins causam prejuízos estruturais enormes. Veja a seguir os prejuízos que eles podem causar:
- Alergias e problemas respiratórios;
- Perda ou deterioração de móveis;
- Perda de documentos importantes;
- Estufamento ou ondulações em paredes;
- Destruição de pisos e rodapés;
- Deterioração de paredes em drywall;
- Danos na estrutura do imóvel necessitando de uma reforma;
- Interdição do imóvel por completo devido ao risco de desabamento;
- Gasto com descupinização.
Periodicidade da descupinização
Qual a periodicidade ideal para realizar uma descupinização?
Descupinização apesar de ser um serviço de controle de pragas, não deve ser um serviço rotineiro igual dedetização e desratização.
O serviço quando feito com empresas idôneas, com profissionais qualificados e produtos da alta mais alta qualidade aprovados pela ANVISA somente uma aplicação ou no máximo duas aplicações é o necessário para extermínio dos cupins.
Diferente de insetos como baratas e formigas ou roedores como os ratos que são pragas que tem que ter um controle trimestral ou semestral, os cupins não são insetos que voltarão sempre ao local que foi infestado após a madeira ou alvenaria tratada. Caso isso esteja acontecendo em seu imóvel, é melhor você contratar uma dedetizadora experiente no assunto como a Zet-Tec que geralmente resolve os problemas com os cupins na primeira aplicação.
Entretanto, é importante salientar que segundo informação do rótulo do próprio fabricante do inseticida ele tem o efeito residual de até 12 meses.
Evite cupins em seu imóvel
Prevenção sempre é o melhor remédio contra tudo e com cupins não é diferente. Fique atento as dicas para evitar ter problemas futuros com cupins:
- Só compre móveis com madeiras tratadas;
- Ao construir, faça a descupinização preventiva no madeiramento do imóvel, principalmente forros;
- Evite estocar madeira e papelão sem necessidade principalmente em locais úmidos;
- Verifique sempre móveis, rodapés, esquadrias, forros e outras madeiras;
- Passe tintas, vernizes e outros tipos de produtos apropriados para vedar frestas e rachaduras protegendo assim a madeira.
- Instale telas em janelas e portas para evitar que as chamadas “aleluias” adentrem seu imóvel principalmente em época de acasalamento;
- Não guarde livros em estantes de madeira;
- Cuidado com vazamentos, principalmente próximos à madeiras. Cupins gostam de umidade e escuridão;
- Chame um profissional controlador de pragas para vistoriar seu imóvel em um período máximo de 5 anos para que ele possa verificar se há focos de cupins no local.
Dicas caseiras para acabar com os cupins
Separamos algumas dicas caseiras para você tentar acabar com os cupins, mas lembre-se que esses métodos são caseiros e não apresentam eficácia de 100%. Caso não consiga exterminar de vez os cupins será necessário chamar uma empresa especializada no assunto.
Vinagre
Você irá precisar de vinagre, água e garrafa spray.
Primeiramente, misture a água e o vinagre em um recipiente com água (a água deve ser na mesma medida do vinagre); em seguida despeje a mistura na garrafa e borrife na madeira. Faça essa mesma coisa repetida vezes.
O vinagre pode ser borrifado puro sem mistura em água também.
Óleo de cravo
Você irá precisar de água, óleo de coco, óleo de cravo, essência, balde e pano.
Primeiramente, misture 100ml de água ou óleo de coco com 10 gotas de óleo de cravo e borrife no local afetado. Caso o problema esteja no piso, pingue algumas gotas de essência em um balde com água e passe um pano úmido no chão quando for terminar a limpeza.
Óleo de laranja
Você irá precisar de óleo de laranja.
Opte por comprar um óleo de laranja já pronto e de preferência em uma vasilha spray para facilitar a aplicação. No local da infestação apenas borrife o óleo no local afetado. Em caso de prevenção só passe nos móveis com um pano na hora da limpeza.
Repita o processo quantas vezes forem necessárias.
Querosene e lubrificante
Você irá precisar de querosene ou lubrificante.
Você pode usar o querosene ou o lubrificante, ambos agem da mesma forma, grudam nos cupins e acabam morrendo sufocados.
No caso do querosene é só passar ele na madeira ou chão ou até mesmo encharcar.
No caso do lubrificante (como o famoso WD) é somente borrifar ele com o próprio recipiente dele nos locais infestados.
Borato de sódio
Você irá precisar de borato de sódio, recipiente de 5 litros, luvas e óculos de proteção.
Primeiramente, vista as luvas e óculos de proteção, em seguida adicione 450g de borato de sódio em 4 litros de água; mexa bem a mistura e coloque em um recipiente spray para borrifar no local infestado por cupins.
Óleo queimado
Você irá precisar de óleo queimado, luvas e pincel.
Primeiramente, vista as luvas e passe o óleo queimado com um pincel na madeira que está infestada.
Esse método é mais indicado para estruturas de telhado, pois os móveis ficarão manchados.
Precificação da descupinização
Qual o preço de uma descupinização?
O preço para realizar uma descupinização depende de alguns fatores. Diferente de muitas empresas dedetizadoras, nós da Zet-Tec não trabalhamos com preços fixos para qualquer serviço de controle de pragas e com a descupinização não é diferente.
Nós gostamos de avaliar cada caso em particular de cada cliente.
O preço final de uma descupinização vai depender de diversos fatores como descupinização preventiva ou descupinização corretiva; em caso de descupinização corretiva, o tipo de cupim que está infestando o local; o que está infestado, se é móvel ou alvenaria; tamanho do móvel ou área total do imóvel; grau de infestação e dificuldade de acesso.
Melhor horário para realizar a descupinização
Qual o melhor horário para fazer uma descupinização?
Não existe um melhor horário para realizar a descupinização, mas é importante você estar ciente que a descupinização é um processo mais “agressivo” do que uma “dedetização comum” através de micropulverização.
Muitas vezes o inseticida tem que ser diluído em algum tipo de solvente e com isso o cheiro fica bem forte. Sendo assim, se for um quarto, indicamos não dormir no ambiente para que o cheiro forte não cause irritação nas mucosas e vias aéreas por no mínimo 24h.
Em outros cômodos em um período de 6h a 12h sem pessoas e animais circulando já é o suficiente para não causar problemas de saúde, (salvo em caso de pessoas alérgicas que devem ficar fora do local por no mínimo 72h).
Antes e após a descupinização
Antes da empresa controladora de pragas iniciar a descupinização é importante deixar o ambiente apto para receber a calda cupinicida.
- Em guarda-roupas retire todas as roupas e o deixe vazio;
- Em armários de cozinha retire todas as panelas e utensílios domésticas e deixe-o vazio;
- Em estantes retire livros e eletroeletrônicos de dentro e de cima do móvel;
- Em camas retire as roupas de cama e o colchão da cama;
- Em caso de cupim subterrâneo é importante deixar cantos e rodapés livres para que o técnico possa fazer os furos no chão e se deslocar com maior facilidade;
- Não é necessário fazer limpeza antes da descupinização, somente se houver muita sujeira varrer ou passar pano úmido nos móveis;
- Lembre-se de achar um local para dormir fora do quarto (caso a descupinização tenha que ser feita no quarto).
Após a descupinização também existem algumas recomendações a serem seguidas para evitar problemas de saúde e uma melhor eficácia no processo químico.
- Deixar janelas e portas abertas para sair o gás do produto aplicado;
- Só volte a dormir no quarto após 24h;
- Retorne aos demais ambientes somente 6h após a descupinização;
- Pessoas alérgicas devem ficar fora do local em um período mínimo de 72h;
- Não é indicado lavar ou passar produtos de limpeza no local tratado para não retirar o produto;
- Caso o cheiro realmente esteja muito forte em móveis passe cera ou lustra móveis somente;
- Coloque as roupas, panelas e utensílios no armário somente 72h após o serviço, mas antes passe um pano úmido;
- Em caso de cupim subterrâneo não é indicado lavar o chão por no mínimo uma semana, é importante deixar o veneno penetrar e agir.
Processo de descupinização
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para descupinização fazemos algumas perguntas para entenderemos o real problema do cliente como:
- O que está infestado com cupim (móvel ou alvenaria);
- Cupim de madeira solicitamos uma foto do móvel inteiro (para que possamos ver o tamanho do móvel) ou caso seja cupim subterrâneo solicitamos fotos ou vídeo da área afetada com metragem;
- Estruturas de telhados também solicitamos fotos ou vídeo com área total;
- Descupinização preventiva solicitamos as mesmas informações.
O cliente nos fornecendo as informações acima já possível passarmos um valor assertivo, mas caso o cliente não tenha essas informações e não seja possível obtê-las temos que agendar uma vistoria para que o técnico avalie o local.
Ao término da vistoria o técnico já pode passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico passa o valor para nosso escritório que pode enviar ao cliente por WhatsApp ou formalizado por e-mail.
O orçamento sendo aprovado passamos algumas orientações técnicas para antes e depois do procedimento; solicitamos dados cadastrais (em caso de empresas); combinamos sobre a forma de pagamento e por fim agendamos a melhor data para o cliente.
Chegando no dia da descupinização, os técnicos avaliam se o local está realmente apto a passar pelo processo químico e iniciam o serviço. Ao término do serviço o técnico torna a passar informações técnicas ao cliente e preenche a O.S. para o ciente ler e assinar.
Pronto, seu móvel ou imóvel está livre de cupins, mas caso seja necessário outra aplicação não se preocupe, todos os nossos serviços têm garantia. Durante todo o período vigente da garantia daremos total suporte ao cliente.
Descupinização profissional
Nós da Zet-Tec utilizamos três métodos para o controle de cupins que são as seguintes: barreira química, injeção e polvilhamento.
É importante lembrar que todos os métodos são profissionais e com produtos aprovados pela ANVISA.
Barreira química
Barreira química é um método utilizado contra cupins subterrâneos.
Os técnicos fazem furos no solo com furadeira de aproximadamente 30cm para a injeção da calda cupinicida. Os furos profundos são necessários, pois uma colônia de cupim subterrâneo possui milhões de cupins e é preciso atingir toda a colônia. A barreira química cria uma barreira protetora ao redor do imóvel infestado. O produto possui baixa toxidade para mamíferos.
Injeção
Injeção é um método utilizado contra cupins de madeira seca.
Caso a madeira tenha frestas ou pequenos buracos é possível fazer a injeção sem fazer furos na madeira, mas caso a madeira não tenha espaço para a injeção cupinicida será necessário fazer pequenos furos com broca de pequeno diâmetro para a injeção da calda cupinicida. A calda necessita penetrar bem na madeira para exterminar toda a colônia.
Polvilhamento
Polvilhamento é mais utilizado contra cupins subterrâneos, mas também pode ser utilizado contra cupins de madeira.
Quando a infestação está em um alto grau o cupim infesta todos os lugares, inclusive conduítes e caixas de luz que são locais que não podem receber inseticidas líquidos e com isso temos que utilizar a técnica do polvilhamento. Polvilhamento é o inseticida em forma de pó que é borrifado dentro dos conduítes e caixas de luz. O efeito residual do polvilhamento é bem prolongando, visto que não é um local que absorve água.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a descupinização, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Não deixe os cupins acabarem com seu patrimônio!
Se você está tendo problemas com cupins ou deseja fazer uma descupinização preventiva, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço.