Dedetização veicular
Com técnicos especializados em dedetização veicular, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza controle de pragas em todo o estado de SP.
O que é dedetização veicular?
Como o próprio nome diz, dedetização veicular é a dedetização automotiva, ou seja, aplicação de inseticidas em qualquer tipo de veículo automotor.
Transportes públicos, transportes de cargas, transporte sobre trilhos ou transporte particular são suscetíveis à pragas urbanas.
Transporte público
Principalmente transporte público como ônibus e carros por aplicativos são um prato cheio para as pragas urbanas, isso porque esses veículos apresentam um grande fluxo de pessoas que inevitavelmente vão se alimentar dentro dos veículos e acabam derrubando farelos de alimentos e líquidos pelos carpetes e até colocando a mão suja no interior do veículo deixando resquícios de alimentos.
Carros particulares
Carros particulares são menos propensos à terem uma infestação de pragas urbanas se comparado com transportes públicos, mas também pode acontecer, principalmente quem têm crianças na família. É muito comum crianças se alimentarem dentro dos veículos e logicamente deixarem restos de comidas caírem por entre os bancos e carpetes, além de colocarem a mão suja no interior do carro deixando um ambiente ideal para as pragas urbanas. Entretanto, mesmo em veículos particulares existem pessoas adultas que tem o péssimo hábito de se alimentar dentro dos automóveis causando o mesmo problema.
Transporte de cargas
Em transporte de cargas também é muito comum ter a presença de pragas urbanas, isso pelo fato da entrada e saída de mercadorias que podem ter alguma praga escondida no meio das caixas e sacolas causando um grande problema.
Porém, há caminhões que transportam produtos hospitalares, por exemplo que são obrigados a realizarem a dedetização por norma da ANVISA, sendo assim, o dono da empresa não tem saída, é necessário contratar uma dedetização veicular para renovar o certificado de dedetização.
Qual a praga mais comum em veículos?
As pragas urbanas mais comuns em automóveis são formigas e baratas, isso porque são insetos pequenos que se escondem em qualquer fresta do carro e sobrevivem com facilidade pela oferta de comida e temperatura ideal para sua sobrevivência e proliferação.
Entretanto, automóveis podem ser moradia de outras pragas como pulgas, cupins, percevejos, ratos e até mesmo lacraias.
A importância da dedetização veicular
A necessidade de realizar a dedetização veicular em transportes públicos e de cargas é imprescindível.
Como citado no paragrafo anterior, caminhões ou automóveis utilitários que transportam produtos hospitalares são obrigados a realizarem a dedetização a cada seis meses para renovação do certificado da ANVISA e logicamente prevenir o aparecimento de pragas urbanas evitando assim a contaminação dos produtos.
Pragas urbanas podem causar prejuízos materiais ao proprietário do automóvel.
Ratos que são muito comuns em motores por ser um ambiente quente, constroem seus ninhos e roem componentes como borrachas fazendo você ter um baita prejuízo, além de poder causar acidentes gravíssimos devido à deterioração de peças e curto circuitos.
Mais suscetíveis em caminhões e utilitários que têm partes de madeira, os cupins podem atacar todo o local que contém madeira fazendo com que você perca toda a parte de madeira do automóvel.
Baratas e formigas adoram fazer seus ninhos dentro dos painéis dos veículos, já que ali é um ambiente quente e sem acesso de pessoas.
Mas o problema mais grave (além de acidentes que ratos podem causar), são as doenças que as pragas urbanas podem transmitir. Fique atento!
Pragas urbanas são vetores e transmissoras de algumas doenças graves como gripe, tuberculose, encefalite, tifo endêmico, murino, anemia, viroses, erliquiose, doença de lyme, febre maculosa, hepatite A, febre tifoide, conjuntivite, febre amarela, diarreia, micose, cólera, doença de chagas e muitas outras.
Prejuízos de um veículo sem dedetização veicular
Seja em veículos que transportam cargas, transportes públicos ou veículos particulares, não fazer a dedetização automotiva pode causar muita dor de cabeça para o proprietário do automóvel como:
- Doenças;
- Danos em peças internas e externas;
- Acidentes gravíssimos;
- Risco de morte;
- Perda do veículo;
- Em caso de veículos de transporte de cargas, proibição do mesmo de rodar;
- Em caso de transportes públicos, processos.
Periodicidade da dedetização veicular
A periodicidade depende do tipo de praga que está habitando o veículo, mas geralmente de 6 em 6 meses é o período ideal para realizar a dedetização.
Transportes públicos, como ônibus, o ideal é mensalmente, entretanto a cada 3 meses também é um bom período.
Evite pragas urbanas dentro de seu veículo
Com bons hábitos e limpeza periódica é possível evitar que seu automóvel se torne moradia das pragas urbanas.
- Não se alimente dentro do veículo;
- Procure sempre lavar as mãos ao adentrar no veículo;
- Mantenha o ambiente externo onde o carro fica guardado limpo;
- Procure não estacionar perto de córregos, bueiros e boca de lobos;
- Faça sempre uma limpeza periódica interna no veículo;
- Inspecione caixas e sacolas que transporta no veículo;
- Não deixe pacotes e vasilhas dentro do veículo;
- Vede eventuais frestas e buracos;
- Em transporte públicos, faça a dedetização pelo menos a cada seis meses.
Precificação de uma dedetização veicular
Não trabalhamos com tabela de preços para realizar serviços de dedetização, isso porque o valor depende de vários fatores, sendo assim, gostamos de avaliar cada caso em particular para passar um orçamento assertivo ao cliente.
Em caso de automóveis levamos em conta alguns fatores para passar um preço como:
- Tipo de veículo;
- Tamanho do veículo;
- Prevenção ou infestação;
- Tipo de praga a ser dedetizada;
- Dificuldade de acesso ao interior do veículo;
- Necessidade de desmonte de alguma peça.
- Necessidade de laudo e qual tipo de laudo (em caso de veículos de empresas);
- Em caso de frotas, a quantidade de veículos;
- Em caso de contrato, periodicidade da dedetização e quantidade de veículos.
Processo de dedetização veicular
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetizar seu veículo, solicitamos algumas informações como citadas acima para que possamos passar um orçamento assertivo ao cliente.
O cliente nos fornecendo as informações já é possível passar um preço correto, porém se o cliente não souber as informações e não for possível obtê-las, temos que agendar uma visita técnica para fazermos uma avaliação precisa.
Os técnicos ao avaliarem o veículo já podem passar o valor ao cliente ou então os técnicos passam o valor ao nosso escritório, que pode enviar o orçamento tanto por WhatsApp, quanto por e-mail formalizado.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a realização do serviço, combinamos sobre formas de pagamento, passamos orientações de como proceder antes e após a dedetização e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da dedetização os técnicos vestem todos os EPI’s, vistoriam se o veiculo está apto para receber o inseticida e iniciam o serviço. Após o término do serviço, o técnico torna a passar orientações de como proceder após a dedetização.
Pronto! Você ficará livre das pragas urbanas em seu veiculo. Mas lembre-se de sempre manter o ambiente e veículo limpos.
Dedetização veicular profissional
Para realizar a dedetização em veículos temos que usar produtos com efeito residual, inodoro e que principalmente não manche os carpetes, estofados e plásticos.
Utilizamos os métodos de micropulverização, gelticida ou polvilhamento para realizar a dedetização veicular.
Micropulverização
Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos, por exemplo.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
Gelticida
Gelticida é um método usado contra formigas e baratas, principalmente as formigas doceiras e as baratas blatellas germânicas.
O gel é um inseticida inodoro, atrativo para baratas e formigas, seu efeito é residual e a aplicação se dá por meio de uma pistola ou seringa em locais de pouco movimento como gavetas, frestas, portas, azulejos e locais sem acesso de pessoas em veículos.
A durabilidade pode ser de até 6 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
Polvilhamento
Polvilhamento é um método utilizado contra formigas e baratas.
Se trata de um pó químico com efeito residual que é aplicado em locais que não é possível ser pulverizado (veneno líquido).
Por exemplo, em redes elétricas, motores elétricos, quadro de energia, painel de veículos, e também em caixas de esgoto e caixas de gordura.
A durabilidade do polvilhamento geralmente é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.
POR QUE ESCOLHER A ZET-TEC DEDETIZADORA?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de seu veículo. Não é necessário trazer o veículo até à empresa, nós vamos até você.