Dedetização de vespas
Com uma equipe técnica qualificada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de vespas em todo o estado de SP.
Vespa
Vespa é o nome comum de diversas espécies de insetos da subordem Apocrita da ordem Hymenoptera. Em uma definição mais abrangente, vespa é o nome comum dado para qualquer himenóptero que não seja abelha ou formiga. As vespas-serra, himenópteros são diferentes, pois não possuem pecíolo e são consideradas da subordem Symphyta. As vespas não fazem parte de um grupo natural de organismos que estão descendentes de um grupo ancestral.
Existem cerca de 30.000 espécies de vespas conhecidas em todo o mundo e as principais características das vespas são: dois pares de asas membranosas (asas anteriores são maiores que as posteriores); medem de 3 a 5cm; vivem em colônias formadas na primavera; possuem ferrão; vespas adultas se alimentam de néctar e as larvas se alimentam de insetos; algumas fêmeas são solitárias.
Habitat
Vespas habitam quase todo o mundo (com exceção dos polos). Habitam principalmente regiões com clima equatorial e tropical, pois gostam de lugares quentes.
Existem vespas sociais e vespas solitárias. Porém, é possível encontrar vespas de qualquer espécie em campos, jardins e até construções.
As vespas sociais vivem em colônias que são feitas de fibras mastigadas. A vespa amarela constrói seu ninho com várias camadas de cubículos e a vespa vermelha constrói seu ninho aberto. Somente a fêmea (rainha) constrói o ninho para postura dos ovos e em seguida a ninhada continua o trabalho para conseguir alimento e aumentar o ninho e a colônia. Nesta colônia vivem fêmeas, machos e operárias estéreis. As colônias duram apenas um ano porque a cada primavera as rainhas formam novas colônias, enquanto os machos e operárias da colônia morrem no final do outono.
As vespas que não vivem em colônias são chamadas de solitárias. As vespas solitárias costumam construir seus ninhos no chão e também podem fazer a postura de seus ovos em folhas ou ninhos de outros animais. Como não são insetos sociais, não existem vespas operárias.
Alimentação
Vespas solitárias adultas se alimentam principalmente de néctar e as larvas das vespas são carnívoras, se alimentando principalmente de aranhas e insetos que são caçados por sua mãe. As vespas predadoras e parasitoides paralisam suas presas com picada para alimentar os filhotes.
Algumas espécies de vespas sociais adultas são onívoras e podem se alimentar de néctar, frutas caídas, carniças e insetos mortos. Vespas machos adultos às vezes se alimentam de néctar das flores. Algumas vespas sociais, as larvas expelem secreções salivares que contém açúcares e aminoácidos que fornecem muitas proteínas e são consumidas pelos adultos que não conseguem digerir proteínas.
Ciclo de vida
A colônia geralmente é iniciada por uma ou duas rainhas em árvores, beirais, forros, toldos, janelas e etc. e raramente vespas iniciam fundações por enxames igual as abelhas.
A rainha só tem a função de postura dos ovos, enquanto as outras fêmeas ficam encarregadas da construção da colônia, defesa e alimentação das larvas.
As vespas passam por metamorfose completa de 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto.
Após três dias da fecundação, a rainha põe os ovos no alvéolo das flores. Após três dias nascem as larvas, somente na fase larval as larvas passam por cinco estágios de crescimento. Após seis dias as larvas se transformam em pupas e em seguida se libertam dos casulos para se tornarem adultos.
Cada nível de hierarquia das vespas possui um tempo de desenvolvimento. A rainha demora de quatro a seis dias, a operária demora de um a três dias e os zangões demoram de uma a três semanas.
Polinização
A grande maioria das vespas não fazem polinização das plantas, porém algumas espécies podem transportar pólen e assim polinizar plantas. Isso porque as vespas não têm uma cobertura em seu corpo semelhantes a pelos e uma estrutura específica para armazenagem de pólen igual as abelhas, sendo assim, o pólen não se fixa às vespas. No entanto, após estudos foi visto que mesmo sem os pelos iguais das abelhas, várias espécies de vespas foram capazes de transportar pólen contribuindo assim para a polinização das plantas.
As vespas do pólen na subfamília Masarinae coletam pólen e néctar para seus corpos ao invés de coletar nos pelos igual abelhas e polinizam flores de Penstemon e a família das folhas Hydrophyllaceae.
As vespas-do-figo (Agaonidae) são os únicos polinizadores de de mais mil espécies de figo e thus são essenciais para a sobrevivência de suas plantas hospedeiras e as vespas são dependentes das figueiras para sobrevivência, a relação co-evoluída é totalmente mutualística.
Veneno das vespas
Vespas não são insetos que transmitem ou são vetores de doenças, porém não insetos peçonhentos.
Assim como abelhas e marimbondos, as vespas possuem peçonha no ferrão. O ferrão é localizado na parte de trás do abdômen e é utilizado como defesa. A vespa ao picar sua vítima injeta o veneno na pele, porém não perde o aguilhão igual as abelhas, com isso a vespa pode picar quantas vezes ela quiser.
Por possuir uma mandíbula forte, vespas também podem morder suas vítimas, mas a mordida não tem importância significativa.
A toxidade do veneno varia de acordo com a espécie da vespa e também o número de picadas recebidas. Quanto mais picadas receber maior o risco de choque anafilático. Enquanto somente uma picada de forma isolada não apresenta risco, caso a pessoa não seja alérgica.
Mesmo que uma pessoa não seja alérgica à picada ela irá apresentar sintomatologia cutânea que geralmente apresenta dor aguda, inchaço de em torno de 10cm de diâmetro, vermelhidão, ardor e coceira.
Caso a pessoa que foi picada pela vespa tenha alergia, os sintomas são mais graves e genéricos do que se não tivesse alergia. Geralmente os sintomas mais comuns são: urticária, inchaço e comichão no local da picada; dificuldade na respiração; mal-estar, confusão ou aturdimento; dor no intestino; vômito; quebra de tensão; em casos graves a pessoa pode apresentar anafilaxia. Esses sintomas aparecem logo após a picada e duram em média 24 horas.
Cerca de 3% da população mundial é alérgica a picada de vespas e a maioria dessas pessoas não sabem da alergia. Sabendo disso, existe o risco da pessoa ir à óbito por picada de vespa, porém isso é bem raro de acontecer. Para uma pessoa ir à óbito é necessário muitas picadas ao mesmo tempo, ocorrer em áreas sensíveis do corpo e também o grau de alergia da pessoa.
Em caso de picada de vespas se afaste do local da picada para evitar que outras vespas também te piquem devido ao feromônio; lave a picada com água e sabão; se tiver, aplique antisséptico suave; aplique gelo no local da picada durante dez minutos; retire anéis, pulseiras e etc.; se a dor estiver muita aguda tome paracetamol e aplique creme corticosteroide no local da picada.
Se os sintomas forem se agravando vá a um médico o mais rápido possível.
A importância da dedetização de vespas
Vespas não são insetos vetores ou transmissores de doenças, porém são insetos peçonhentos, assim como abelhas e marimbondos. Logo, as vespas podem causar acidentes.
O maior problema que as vespas podem causar é a picada delas, e não são somente seres humanos que podem ser picados pelas vespas, os seus pets também podem ser picados e sofrer complicações.
Picadas de vespas podem ocasionar dor, alergias, coceiras, inchaços, dificuldade em respirar, tontura, desmaio e até mesmo choque anafilático em pessoas e pets.
As vespas só atacam para se defender, portanto em hipótese alguma tente mexer, retirar ou atear fogo em sua colônia porque você vai correr risco de vida. Chame uma empresa especializada em dedetização de vespas como a Zet-Tec que possui os EPI’s necessários e técnicos qualificados para fazer o manejo correto desses insetos sem riscos.
Sinais de vespas em seu imóvel
De repente você acorda em um dia e olha para a sua janela, beiral, forro, fendas de paredes ou varanda e dá de cara com uma colônia ou enxame de vespas enorme, saiba que isso é bem comum. A rainha inicia a colônia e as operárias terminam de construir o ninho.
As vespas geralmente constroem seus ninhos com polpa de madeira mastigada e saliva delas mesmas, o que torna o ninho idêntico a uma folha fina de papel. No início o ninho é do tamanho de uma bola de ping-pong, com o passar do tempo o número de vespas vai aumentando até ficar do tamanho de uma bola de futebol ou bola de basquete.
Caso você só observe vespas sobrevoando seu imóvel, mas não sabe de onde elas vêm, recomendamos que você observe atentamente a rota das vespas. No verão é muito mais fácil essa identificação, pois aumenta muito a quantidade de vespas.
Quanto mais cedo remover a colônia das vespas, menor será o risco de um ataque e menor será o valor da dedetização de vespas.
Riscos de um local com vespas
Vespas são insetos peçonhentos, portanto existe riscos de acidentes com pessoas e animais.
- Reação tóxica sistêmica;
- Manifestações dermatológicas;
- Intoxicação histamínica;
- Dor;
- Falta de ar;
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Coceira;
- Dor estomacal;
- Intoxicação;
- Choque anafilático em pessoas e animais levando à óbito.
Periodicidade da dedetização de vespas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de vespas na minha casa ou empresa?
Podemos dizer que não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização de vespas. Isso porque removendo sua colônia geralmente as vespas não voltam mais no local.
No entanto, a dedetização deve ser feita de maneira correta removendo a rainha, a colônia e o feromônio, caso contrário as vespas irão voltar no local com certeza.
Realizar a dedetização contra vespas sem localizar sua colônia será apenas uma medida paliativa sem fim. Sendo assim, após a localização e remoção da colônia somente uma dedetização irá resolver todo o seu problema com vespas.
Evite vespas em seu imóvel
Com medidas preventivas é possível evitar que vespas façam ninhos em sua casa.
- Mantenha a lixeira da área externa fechada;
- Não deixe a lixeira da área externa perto de portas e janelas da residência;
- Mantenha portas e janelas fechadas;
- Não plante árvores principalmente frutíferas muito perto da casa;
- Coloque telas em locais com cavidades;
- Tampe frestas de forros;
- Retire móveis, pneus, caixotes e etc. velhos;
- Passe verniz ou pinte peças de madeira.
Dicas caseiras para acabar com vespas
Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com as vespas em sua casa, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com vespas recomendamos que você contrate uma empresa especializada em dedetização de vespas como a Zet-Tec para resolver seu problema com vespas de uma vez por todas.
Óleo de hortelã
Você irá precisar de colher de sopa, água, óleo de hortelã, detergente e borrifador.
Em um borrifador adicione 1 colher de sopa de óleo de hortelã, 500ml de água e 2 colheres de detergente, mexa tudo e depois borrife a mistura sobre a colônia até encharcar totalmente o local.
Não se esqueça de utilizar EPI’s para chegar perto das vespas.
Detergente
Você irá precisar de colher de sopa, detergente, xícara de chá, água quente e borrifador.
Em um borrifador adicione 1 colher de sopa de detergente e 1 xícara de chá de água quente quente, mexa tudo e em seguida é só borrifar nas colônias até as vespas não se moverem mais.
Faça esse procedimento apenas durante a noite e com as luzes apagadas.
Óleo lubrificante spray
Você irá precisar de spray de óleo desengripante e lubrificante.
Compre 1 spray de óleo desengripante e lubrificante (o mais famoso é WD-40, mas não precisa necessariamente ser esse). Borrife duas ou três vezes o óleo em locais que as vespas costumam aparecer e caso já esteja instalada uma colônia borrife o óleo de cinco a seis vezes até cobrir totalmente a colônia.
Para evitar um acidente não manipule o produto perto de fogo.
Inseticida
Você irá precisar de spray inseticida.
Borrife o inseticida por onde as vespas costumam voar ou diretamente na colônia.
Faça isso somente à noite, com EPI’s e rapidamente.
Atenção! Apesar de indicarmos esses métodos nós não recomendamos que você remova as vespas sozinho sem experiência e ajuda de um profissional. Nós não nos responsabilizamos por acidentes que podem vir a acontecer.
Precificação da dedetização de vespas
Qual o preço da dedetização de vespas?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com tabela de preços para qualquer serviço de controle de pragas, e com o controle de vespas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de vespas irá variar de acordo com o tamanho da colônia, quantidade de colônia(s), altura e dificuldade de acesso.
Caso a colônia esteja em um forro sem acesso (sem alçapão) e que tenha que destelhar o valor tende a ser maior do que se não tivesse a necessidade de destelhar.
Colônias muito grandes com o tamanho de uma bola de futebol ou bola de basquete o valor é maior pela quantidade excessiva de praguicida a ser utilizado.
Locais muitos altos o valor também é maior pelo risco de acidente. Todo trabalho que envolve altura é um risco por mais que utilizamos EPI’s necessários.
Lembre-se que a dedetização de vespas é um sinônimo de tranquilidade para sua família e pets, afinal ninguém gostaria de levar uma ou mais picadas de vespas.
Melhor horário para realizar a dedetização de vespas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de vespas? Existe um melhor horário para dedetizar vespas?
Vespas são insetos com hábitos diurnos, logo a dedetização contra as vespas deve ser feita no crepúsculo ou à noite, pois é o período que as vespas estão descansando, ao contrário do período diurno que as vespas estão trabalhando, se alimentando e se reproduzindo.
Realizar a dedetização contra as vespas no período diurno até pode, mas é mais arriscado e deve ser feito exclusivamente por um profissional capacitado.
O uso de roupas apropriadas, isolamento do local e afastamento de pets e pessoas é obrigatório para evitar acidentes. Para realizar o controle de vespas é necessário muita responsabilidade, prudência e experiência, um erro pode ser trágico.
Processo de dedetização de vespas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de vespas pedimos uma foto ou vídeo da colônia e também perguntamos qual a altura da colônia para entendermos a real necessidade do cliente. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento correto.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente se a colônia estiver dentro do forro. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários e podermos passar o valor ao cliente.
No dia da vistoria técnica, o técnico chega ao local, verifica o local que está a colônia, grau de risco e em seguida poderá passar o valor para o cliente, ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento para nosso escritório que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, combinamos sobre a forma de pagamento, combinamos uma data para a execução do serviço, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da execução do serviço, o técnico chega ao local e verifica se o local realmente está apto para a execução do serviço e caso esteja tudo ok, veste os EPI’s necessários para esse tipo de serviço, isola a área e inicia o serviço até remover totalmente a colônia.
Ao finalizar o serviço, o técnico passa novamente orientações técnicas ao cliente, preenche a ordem de serviço e pede a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, você, sua família e seus pets estão livres de sofrerem picadas de vespas. Lembre-se de manter medidas preventivas para evitar o aparecimento de novas vespas.
Dedetização de vespas profissional
A dedetização de vespas é feita com processo de micropulverização.
Antes de iniciar a remoção da colônia, é isolada toda a área para evitar acidentes. Com tudo devidamente isolado é feita a micropulverização.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas com efeito de choque que tem efeito na hora contra as vespas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde os insetos se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.
Após a remoção da colônia tem que ser feita a dedetização no arredor onde estava a colônia para sair o cheiro do feromônio dos insetos, pois caso isso não seja feito o risco de novas vespas se alojarem no mesmo local é grande.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de vespas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está tendo problemas com vespas, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de vespas. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data para a execução.