Dedetização de Varejeiras
Com uma equipe técnica especializada, produtos aprovados pela ANVISA e os melhores equipamentos do mercado, a Zet-Tec realiza dedetização de varejeiras em todo o estado de SP.
Varejeira
Chamadas popularmente de moscas varejeiras, bicheiras ou berneiras, essas moscas recebem o nome cientifico de Calliphora vomitoria, pertencem a família Calliphoridae e ordem Diptera que contém cerca de 1.900 espécies catalogadas. Estima-se que esse grupo de insetos surgiu há 22,4 milhões de anos atrás entre a transição do período Oligoceno e Mioceno e sofreu uma grande diversificação até o tempo atual habitando todos os continentes, exceto a Antártida.
Moscas varejeiras possuem hábito diurno, coloração brilhante metálica, em sua maioria com abdômen e tórax nas cores pretos, verdes ou azuis; antenas de três segmentos e aristadas; aristas plumosas em toda a antena e no segundo segmento antenal é estriado; veias Rs 2 ramificadas; suturas frontais; calípteros; cerdas localizadas no meron, sutura dorsal no tórax contínua ao meio e calos posteriores bem definidos; subcosta aparente e costa intacta.
Habitat
Moscas varejeiras costumam viver em ambientes com matéria orgânica em decomposição, como lixos, aterros sanitários, feiras livres, esgotos, abatedouros, terrenos com fezes, galinheiros, seleiros e tudo que possa servir de alimento.
Todo local com matéria orgânica em decomposição e nada limpo pode ser um habitat de moscas varejeiras.
Alimentação
As moscas varejeiras vivem em locais com matéria orgânica em decomposição para se alimentar delas.
Costumam se alimentar de carniças, escarros, fezes, secreções, açúcar, cadáveres, excrementos, resíduos, e produtos animais e vegetais em decomposição.
Ciclo de vida
O ciclo de vida das moscas varejeiras passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto.
O ciclo de vida de uma mosca varejeira se inicia com a fêmea depositando seus ovos em tecidos lesionados do hospedeiro ou carnes em decomposição. Uma fêmea pode depositar até 1.000 ovos que levam até 18 horas para eclodirem após a postura.
Após as 18 horas os ovos eclodem e as larvas se alimentam de tudo que encontram. Entre 5 e 8 dias as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam. Na fase larval as larvas são verminoses, esbranquiçadas, não gostam de luz e se movimentam bastante.
No terceiro dia de vida, a larva forma uma camada externa formando um casulo, chegando na fase pupa e então as pupas se enterram no solo. As pupas ficam ficam imóveis e sem se alimentar em um período entre 3 a 6 dias.
Após esse período, a metamorfose da mosca varejeira está completa, se transformando em um inseto adulto formado e com asas. Na fase adulta as varejeiras vivem em média 25 dias e morrem.
Doenças transmitidas por moscas varejeiras
Mosquitos são os insetos que mais matam em todo o mundo. Esses insetos carregam muitos microorganismos patógenos em seu corpo, mas uma doença em particular é transmitida pela mosca varejeira, a miíase.
Miíase
Miíase, berne ou bicheira é uma uma infecção parasitária produzida por um estágio larval causada por moscas da espécie Dermatobia hominis, conhecidas popularmente como moscas varejeiras ou moscas berneiras, cujas as larvas parasitam seres humanos, entre muitos outros animais, principalmente bovinos. Após as moscas depositarem os ovos no hospedeiro, os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem no tecido cutâneo do hospedeiro, determinando uma miíase primária tipo nodular, que no Brasil é conhecida como berne.
Os sintomas mais comuns da miíase são: ferida pequena com um pequeno orifício no meio para respiração da larva, por esse pequeno orifício são eliminados água, pus e sangue. Podemos destacar também outros sintomas como dor intensa, coceira, mau cheiro, pontadas ou picadas no local do alojamento da larva, inchaço e mudança de cor no local do ferimento. Quanto mais o tempo passa, maior o ferimento vai ficando devido ao crescimento da larva, o que pode ser fatal para o hospedeiro.
O tratamento da infecção parasitária é feita retirando as larvas uma a uma. Esse procedimento geralmente é feito no hospital com o médico sufocando as larvas, isto é fechando totalmente o ferimento, e em seguida com uma pinça o médico faz a retirada das larvas. O curativo que o médico fez no local deve ser trocado todos os dias. Pode ser que o médico receite o antiparasitário Ivermectina para provocar a morte das larvas e evitar novas infecções.
A importância da dedetização de varejeiras
Moscas varejeiras são nocivas à saúde de animais e pessoas por conta das inúmeras bactérias que carregam em seu corpo.
As bactérias que as varejeiras carregam podem transmitir doenças graves para as pessoas quando pousam em alimentos contaminando-os com doenças, como peste bubônica, gastrite, úlcera, pneumonia, infecções urinárias e gastroenterite.
A doença mais famosa causada pela mosca varejeira é a miíase. A miíase se trata de larvas que comem tecido vivo do seu hospedeiro. A doença se não for tratada rapidamente pode levar uma pessoa ou animal à óbito em pouco tempo.
Podemos ver que moscas varejeiras não são insetos inofensivos, não é mesmo? As moscas varejeiras são insetos muito perigosos e devem ser combatidos com métodos corretos de controle de pragas, por isso a importância de realizar a dedetização de varejeiras.
Sinais de varejeiras em seu imóvel
Muito provavelmente será visualizando as moscas varejeiras que você identificá-las. As moscas varejeiras não costumam passar despercebidas, pois têm cores bem chamativas e refletivas.
Medindo cerca de 1,5cm, as moscas varejeiras possuem cores verdes ou azuis metálicas e possuem hábitos diurnos.
Se elas estão em seu imóvel, isso quer dizer que tem oferta de alimento para elas e as refeições dessas moscas não costumam ser nada higiênicas.
O habitat mais comum das varejeiras em centros urbanos são em quitais que têm animais, seja eles cães, gatos ou outra espécie de animal que não tenha asseio diário acumulando fezes. Fezes é a refeição predileta das Calliphora vomitorias.
Quando há um alto número de moscas varejeiras no imóvel, pessoas e animais serão contaminados com a miíase. A miíase pode ser percebida com ferida na pele de tom avermelhado, edema devido à larva estar dentro da pele (à medida que a larva cresce, o edema aumenta), pus, sangue e água que saem do orifício que as larvas utilizam para respirar, coceira e sensação de “ferroada” na pele.
Riscos de um local com varejeiras
Moscas varejeiras são um verdadeiro perigo para pessoas e animais. Fique atento aos riscos!
- Miíase;
- Peste bubônica;
- Gastrite;
- Úlcera;
- Pneumonia;
- Infecções urinárias;
- Infecção intestinal;
- Perda de animais, principalmente gados;
- Óbito em pessoas e animais.
Periodicidade da dedetização de varejeiras
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de varejeiras na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade exata para realizar a dedetização contra moscas varejeiras. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação, limpeza do local e tipo de local.
Locais com alta infestação e asseio precário, a dedetização pode ser realizada quinzenalmente e até mesmo semanalmente.
Locais infestados com moscas varejeiras, mas que não tenha alta infestação, recomendamos que a dedetização seja feita mensalmente.
Caso o local tenha a presença de moscas varejeiras, mas não seja constante, recomendamos que a dedetização seja feita trimestralmente.
Independente do grau de infestação, somente a dedetização não vai resolver o seu problema com as varejeiras. É essencial que o cliente siga as medidas preventivas para termos um controle efetivo das pragas.
Evite varejeiras em seu imóvel
Com bons hábitos e higiene constante é possível evitar que varejeiras se alojem em seu imóvel.
- Mantenha todo o local limpo;
- Descarte lixo em lixeiras com tampa;
- Não deixe restos de alimentos expostos;
- Coloque telas em portas e janelas;
- Mantenha seu animal de estimação sempre higienizado;
- Conserte vazamentos;
- Corte vegetação alta e mantenha a grama sempre aparada;
- Não deixe vão aberto entre a lixeira e o chão;
- Não deixe qualquer tipo de material armazenado no chão;
- Recolha lixos e restos de alimentos diariamente;
- Troque regularmente pano de prato e esponjas;
- Mantenha criadouros de animais higienizados e sem fezes;
- Recolha as fezes diariamente do seu pet pelo menos três vezes ao dia.
Dicas caseiras para acabar com varejeiras
Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com as moscas varejeiras, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia no controle das moscas. Caso você continue tendo problemas com moscas varejeiras recomendamos que você chame uma uma empresa especializada em dedetização de varejeira para resolver seu problema de uma vez por todas.
Plantas repelentes
Você irá precisar de hortelã-pimenta, lavanda, manjericão, alecrim, eucalipto, cravo ou louro.
Compre um vaso de planta repelente e coloque em sua casa para repelir as moscas. Quanto mais plantas você plantar ou colocar na casa, melhor será o repelente contra as varejeiras.
As plantas repelentes, além de repelir as varejeiras, ainda deixarão um cheiro muito agradável no ambiente.
Vinagre
Você irá precisar de vinagre, álcool, cravo e borrifador.
Em um borrifador, adicione vinagre, álcool e cravo, em seguida mexa tudo e por fim borrife onde costuma ver mais as moscas varejeiras.
Diariamente borrife álcool 70% nos locais que as moscas costumam se alojar.
Frutas cítricas
Você irá precisar de faca, limão ou laranja.
Com uma faca corte fatias de frutas cítricas, que podem ser limão ou laranja e espalhe os fatias pelo imóvel.
Moscas varejeiras não gostam de aromas cítricos e irá repeli-las.
Óleos essenciais
Você irá precisar óleos essenciais e difusor ou borrifador.
Utilize óleos essenciais de cravo, hortelã-pimenta ou citronela em um borrifador ou difusor no ambiente que as varejeiras ficam.
No caso do borrifador, é só borrifar nos locais que as varejeiras costumam ficar.
Vinagre e detergente
Você irá precisar de vinagre de maçã, detergente e tigela.
Em uma tigela adicione vinagre de maçã e algumas gotas de detergente na tigela e coloque a tigela onde tem maior presença de varejeiras.
As moscas serão atraídas pelo vinagre e ao se aproximarem da tigela ficarão presas no detergente.
Maçã e cravo-da-índia
Você irá precisar de cravos-da-índia, maçã e faca.
Corte uma maçã ao meio e espete cravos na maçã, em seguida coloque a maçã com os cravos em um local que as varejeiras mais costumam aparecer.
As moscas varejeiras não gostam do aroma do cravo-da-índia e irão para longe do ambiente.
Adesivos
Você irá precisar de adesivos de captura.
Em casas de rações ou pet shops, compre adesivos para capturar moscas e coloque os adesivos onde as moscas varejeiras costumam pousar com frequência.
À medida que as moscas vão ficando grudadas é necessário ir trocando os adesivos.
Precificação da dedetização de varejeiras
Qual o preço da dedetização de varejeiras?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de moscas varejeiras não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização contra varejeiras irá variar de acordo com o grau de infestação, área total do imóvel e tipo de edificação.
Um local que apresente alta infestação de varejeiras com criação de animais, geralmente tende a ser maior o valor devido a área total ser grande e grande probabilidade de retorno devido a alta infestação.
Lembre-se que dedetização de varejeiras não é um gasto extra que você vai ter. A dedetização é sinônimo de saúde e paz para você e sua família. Moscas varejeiras pode levar uma pessoa ou animal à óbito em pouco tempo.
Melhor horário para realizar a dedetização de varejeiras
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de varejeiras? Existe um melhor horário para dedetizar varejeiras?
Moscas varejeiras são insetos vetores de hábitos diurnos, então a dedetização contra as varejeiras devem ser feita no período diurno e preferencialmente quando estiver um sol aberto e quente.
Não recomendamos que a dedetização seja feita em dias chuvosos ou com ventania.
Em dias chuvosos, a chuva irá lavar todo o praguicida aplicado tornando a dedetização ineficaz e em dias com com ventania, o praguicida aplicado pode ser dissipado atingindo a vizinhança e com alto risco de intoxicação.
Em imóveis residenciais recomendamos que a dedetização seja realizada no início do dia que as pessoas saem para suas obrigações diárias e ao voltarem não correrão mais o risco de intoxicações.
Em imóveis comerciais recomendamos que a dedetização seja feita no final do dia ou aos finais de semana que é quando termina o expediente ou final de semana que não tem expediente e assim os trabalhadores não correrão risco de intoxicação.
Independente do horário que for realizada a dedetização é necessário seguir as recomendações para ter uma boa eficácia da dedetização e evitar intoxicações.
Processo de dedetização de varejeiras
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de varejeira fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, assim como qual a área total do imóvel, grau de infestação e tipo de imóvel. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento assertivo ao cliente.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer todas as informações necessárias, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim podermos precificarmos corretamente.
No dia da visita técnica o técnico verifica o local indicado pelo cliente com maior foco de varejeiras, verifica se há a presença de novos focos, grau de infestação e área total do imóvel. Em seguida o técnico poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento via WhatsApp ou formalizado por e-mail ao cliente.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a dedetização, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da dedetização, o técnico chegará ao local e verificará se o ambiente realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a saída.
Dedetização finalizada, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.
O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas, portanto siga sempre as medidas preventivas para termos um controle efetivo da varejeira.
Dedetização de varejeira profissional
A dedetização de contra varejeira é feita através de nebulização.
Nebulização é uma metodologia utilizada para controle de insetos vetores, pequenos e também ajuda a controlar insetos rasteiros como baratas e formigas.
A nebulização pode ser feita em qualquer tipo de ambiente, desde que o cliente siga as orientações técnicas, mas por ter um longo alcance geralmente a nebulização é feita em grandes ambientes como galpões, garagens e áreas externas.
Com grande poder de cobertura, a nebulização transforma inseticidas em micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre superfícies e entram em frestas e buracos fazendo com que o inseticida paire no ar por um longo período de tempo.
Quanto mais leve as micropartículas mais tempo de deposição delas sobre as frestas e superfícies fazendo com que o inseticida em contato com o ambiente se prolongue proporcionando mais tempo de ação.
Como já dissemos anteriormente, essa metodologia não apresenta efeito residual e sim efeito de choque atingindo somente os insetos adultos. Os ovos podem sim ser atingidos, mas não é garantido que os filhotes morrerão, por isso a importância de renovar a nebulização a cada 30 dias até encerrar o ciclo de vida das moscas varejeiras.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de varejeiras, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está tendo problemas com moscas varejeiras, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de varejeira. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.