ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Tesourinhas

dedetização de tesourinhas

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de tesourinhas em todo o estado de SP.

Tesourinha

Conhecidos popularmente como tesourinhas ou lacrainhas, esses insetos recebem o nome científico de Forficula auricularia e pertecem a ordem Dermaptera. São insetos encontrados em todo o mundo, principalmente em regiões mais quentes, com exceção dos polos. A maioria possui hábitos noturnos e durante o dia ficam escondidos.

Os dermápteros possuem cerco em forma de pinça; corpo alongado, estreito e um pouco achatado; medem de 3 a 85mm de comprimento; coloração predominante amarela, preta e marrom (cabeça, protórax e pernas possuem coloração diferente). Adultos podem ser alados ou não, possuindo um ou dois pares de asas, caso sejam alados.

Habitat

Os dermápteros possuem tigmotropismo positivo, ou seja, buscam sempre permanecer em contato com qualquer superfície. Se escondem preferencialmente em lugares confinados, úmidos e escuros, como embaixo de pedras, palha, serapilheira, cascas ou troncos em decomposição no chão.

Podem ser facilmente encontrados em locais sombreados e úmidos, como fendas de árvores, sob ou entre pedras, troncos e folhas de serrapilheira, entre outros locais úmidos e sombreados.

Alimentação

A alimentação das tesourinhas é bem variada e varia de acordo com a espécie. No geral, a dieta dos dermápteros inclui pólen, frutos pequenos e insetos.

Alimentação de algumas espécies pode conter pulgões, ovos de outros insetos, ácaros, mariposas, moscas, borboletas, gafanhotos, libélulas, matéria orgânica em decomposição e até fezes.

Algumas espécies se alimentam de frutas pequenas.

Outras espécies se alimentam de pólen, atacando flores e causando danos nas plantas.

Algumas espécies estão sendo utilizadas no controle de pragas agrícolas, como o gênero Euborellia que tem preferência de se alimentar do percevejo do milho.

Ciclo de vida

O ciclo de vida das tesourinhas passa por três fases: ovo, ninfa (quatro ínstares) e adulto.

A fêmea põe seus ovos (brancos/acinzentados) sob pedras, troncos ou câmaras no solo e cuida dos ovos e ninfas após o nascimento que dura de 7 a 8 dias na incubação e 34 dias no período ninfal. Na fase ninfal, o inseto passa por quatro ínstares até se tornar adulto e estar apto para reprodução.

Em cada grupo, existem cerca de 27 ovos. A eclosão dos ovos não acontece ao mesmo tempo e as fêmeas podem pôr mais ovos sem a necessidade de cópula com um macho novamente.

O desenvolvimento da tesourinha se processa por paurometabolia (fase ninfa se assemelha a fase adulta, porém com aparelho reprodutor incompleto).

Ao final do ciclo evolutivo do animal, que gira em torno de 210 dias e em regiões frias pode-se levar até um ano, a tesourinha apresenta tecas alares (pequenas asas) bem desenvolvidas, que se tornam asas verdadeiras com a última ecdise (muda) e assim se torna um inseto adulto.

Tesourinhas transmitem doenças?

Não, apesar de tesourinhas assustarem muita gente com suas pinças, não são peçonhentas e não transmitem doenças ao ser humano.

Muitas pessoas podem confundir tesourinha com lacraia devido aos cercos no abdômen que são estruturas parecidas nas lacraias, mas na realidade são bem diferentes. A lacraia é peçonhenta e possui centenas de pernas, enquanto tesourinha possui três pares de pernas bem curtinhos totalizado seis pernas e não possui peçonha.

Outras pessoas também podem confundir tesourinhas com escorpiões, pois as tesourinhas costumam elevar seus cercos para se defender e assim as pessoas pensam que as tesourinhas utilizam os cercos para inocular veneno. No entanto, existem espécies de Dermaptera que possuem glândulas no abdômen por onde liberam secreção que pesquisadores pensam ser para sua defesa, porém causa apenas irritação na pele humana.

Ainda existe uma crença popular de que tesourinhas adentram o ouvido do ser humano para pôr ovos e se alimentar do cérebro da vítima, porém os insetos não põem ovos nos ouvidos e muito menos se alimentam do cérebro. Apesar de existir relatos que dermápteros entram no canal externo do ouvido apenas para se abrigar, pois vivem em locais úmidos e escuros, ou seja, um ouvido é um ambiente ideal. Entretanto, isso acontece muito raramente.

A importância da dedetização de tesourinhas

Tesourinhas não apresentam riscos para a saúde humana, mas podem causar danos econômicos, por isso a importância da dedetização.

As tesourinhas se alimentam de plantas, flores e frutos, podendo causar danos significativos a jardins, hortas e culturas agrícolas. Elas mordem as folhas e causam lesões, especialmente quando há grandes populações desses insetos.

Em ambientes fechados, como em armazenamentos de alimentos, as tesourinhas podem ser atraídas por produtos em decomposição ou com mofo. Elas podem infestar alguns alimentos, especialmente os mais sensíveis, embora não sejam grandes responsáveis por infestações alimentícias.

Embora não representem perigo direto à saúde, as tesourinhas podem picar ou morder em situações de defesa, se forem manuseadas ou pressionadas. A picada pode causar uma sensação de ardência ou irritação, mas não costuma ser grave ou perigosa.

A presença desses insetos em grande número em ambientes domésticos pode ser incômoda, já que, ao se sentir ameaçadas, elas podem buscar abrigo em locais como rachaduras e fendas.

Sinais de tesourinhas em seu imóvel

A maneira mais fácil de encontrar dermápteros em seu imóvel é os avistando à noite, já que estes insetos possuem hábitos noturnos, mas também existem outros sinais que você pode perceber.

Tesourinha quando esmagada, secreta uma sustância amarelo-acastanhada que exala um odor nada agradável. 

Embora não se alimentem de madeira, as tesourinhas se abrigam em fendas, rachaduras e buracos de madeiras. Em alguns casos, podem danificar madeira, papel ou outros materiais orgânicos, especialmente se houver umidade.

Também é possível identificar se há danos visíveis em livros, papéis ou documentos, pode ser um indicativo de que as tesourinhas estejam se alimentando de celulose, material presente nesses objetos.

A presença de fezes (pequenos pontos escuros) podem indicar que ali tem tesourinhas se alojando e se alimentando.

Se houver uma grande infestação, você pode ouvir movimentos ou pequenos ruídos durante a noite, quando os insetos saem para se alimentar.

Plantas cortadas, perdendo vida e morrendo pode ser outro sinal de tesourinhas pelo ambiente.

Se o seu imóvel for um ambiente escuro e úmido, como porões, sótãos, encanamentos e etc., é bem provável que ali tenha tesourinhas se alojando e proliferando. 

Riscos de um local com tesourinhas

Tesourinhas não causam doenças em pessoas, mas podem causar prejuízos econômicos e incômodos. 

  • Perda de plantas e hortaliças;
  • Infestar alimentos em ambientes escuros e úmidos;
  • Irritação na pele;
  • Sensação incomoda de falta de higiene;
  • Transporte de microrganismos patogênicos.
Periodicidade da dedetização de tesourinhas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de tesourinhas na minha casa ou empresa?

Não existe uma periocidade correta para realizar a dedetização de tesourinhas. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação e tipo de edificação.

Locais propícios a terem tesourinhas, como umidade, escuridão e com problemas recorrentes de tesourinhas, recomendamos dedetização mensal.

Locais que possuem a presença constante, mas que não seja frequente e sim esporadicamente, recomendamos dedetização trimestral.

Agora se seu imóvel não possui problemas com tesourinhas e nenhuma outra praga, recomendamos uma dedetização preventiva semestral.

Evite tesourinhas em seu imóvel

Com medidas preventivas e boas práticas é possível evitar que tesourinhas se alojem em seu imóvel.

  • Mantenha calhas e condutores limpos;
  • Feche frestas e rachaduras;
  • Pode árvores e plantas que fazem muita sombra e causam umidade;
  • Remova entulhos, folhas, madeiras e etc. do quintal;
  • Mantenha o ambiente limpo e seco;
  • Não deixe restos de comida espalhados;
  • Conserte vazamentos;
  • Utilize pedras ou cascalhos em áreas externas para reduzir a umidade;
  • Utilize desumidificador em áreas muito úmidas;
  • Instale telas em janelas e ralos;
  • Utilize lâmpadas amarelas em áreas externas;
  • Se puder, crie aves ou répteis no quintal para controlar as tesourinhas.
Dicas caseiras para acabar com tesourinhas 

Separamos alguns métodos caseiros que você poderá utilizar para acabar com as tesourinhas da sua casa, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com tesourinhas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de tesourinhas, como a Zet-Tec para resolver seu problema de uma vez por todas.

Óleo

Você irá precisar de lata de sardinha, óleo de peixe e óleo de cozinha.

Compre uma lata de sardinha, retire a sardinha, deixe o óleo da sardinha e adicione um pouquinho de óleo de cozinha na lata. Em seguida feche a lata e deixe somente uma fresta para a tesourinha entrar, assim que a tesourinha cair na lata irá morrer afogada com o óleo. Por fim, posicione a lata em um local escuro, longe de luminosidade.

Tesourinhas gostam de locais úmidos, escuros e quentes, então nada melhor do que óleo.

Terra de diatomáceas

Você irá precisar de terra diatomáceas.

Compre um pacote de terra diatomáceas e espalhe principalmente pelo jardim. O produto irá agir como um inseticida natural não só contra tesourinhas, mas também outros insetos.

A terra diatomáceas assim que entra em contato com o inseto, ele perde camada que protege seu exoesqueleto.

Ácido bórico

Você irá precisar de ácido bórico e borrifador.

Em depósitos de materiais de construção ou jardinagem, compre ácido bórico e coloque em um borrifador. Em seguida borrife o ácido em todas as frestas pela casa e alojamento das tesourinhas.

O ácido bórico pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente.

Detergente 

Você irá precisar de detergente, água, pote, borrifador, copo e medidor.

Em um pote adicione meio copo de detergente e 500 ml de água, em seguida coloque a mistura em um borrifador e borrife diretamente sobre o inseto. O inseto morrerá em pouco tempo desidratado.

Essa metodologia só irá funcionar se aplicar diretamente sobre o animal.

Papelão

Você irá precisar de papelão ondulado, régua, tesoura, barbante, saco, óleo de peixe ou gordura de bacon.

Após medir um papelão de 6 polegadas de largura, corte uma tira de papelão e enrole até 4 ou 5 polegadas de diâmetro, em seguida amarre o rolo com um barbante e amarre em algum tronco de alguma árvore com maior presença de tesourinhas. A cada dois ou três dias recolha a armadilha, coloque-as dentro de um saco plástico e jogue fora.

É recomendado colocar aroma de bacon ou óleo de peixe no papelão para atrair as tesourinhas.

Pote de margarina

Você irá precisar de óleo de peixe ou bacon, pote de margarina, colher de pedreiro, tesoura e saco de lixo.

Pegue um pote de margarina vazio, faça um pequeno furo na tampa, passe óleo de peixe ou gordura de bacon dentro do pote para ser um atrativo para os insetos e em seguida faça um buraco na terra para enterrar o pote. Lembre-se de deixar o pequeno buraco feito na tampa do pote para cima para as tesourinhas entrarem.

Quando a armadilha estiver cheia, despeje os insetos em um saco de lixo e jogue fora. Depois coloque novamente a armadilha para coletar mais tesourinhas.

Precificação da dedetização de tesourinhas 

Qual o preço da dedetização de tesourinhas?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra tesourinhas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização de tesourinhas irá variar de acordo com o grau de infestação, área total do imóvel e tipo de edificação.

Em locais escuros, úmidos e com muitas frestas é bem provável que a infestação de tesourinhas esteja alta, mas o valor final não tende aumentar tanto, visto que não são pragas tão difíceis de serem controladas em comparação à outras, como percevejos, por exemplo.

Lembre-se que a dedetização contra tesourinhas não é um gasto extra que você vai ter. Apesar dos insetos não serem vetores de doenças, podem causar prejuízos e incômodos.

Melhor horário para realizar a dedetização de tesourinhas 

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de tesourinhas? Existe um melhor horário para dedetizar tesourinhas?

Tesourinhas são insetos com hábitos noturnos, então o melhor horário para realizar a dedetização é à noite, já que a dedetização atingiria diretamente o inseto, mas essa não é uma regra a ser seguida, pois o praguicida que utilizamos possui efeito residual.

No entanto, independente do horário que for feita a dedetização é importante seguir todas as recomendações técnicas a fim de evitar intoxicações e melhor eficácia da dedetização.

Em imóveis que possuem idosos, crianças ou pets, recomendamos que o imóvel fique sem ocupantes por no mínimo dez horas. Caso o imóvel não possua nenhum dos três, o retorno poderá ser em até seis horas.

Em residências, geralmente as pessoas fazem a dedetização no primeiro horário, pois assim saem para suas obrigações diárias e ao retornarem poderão dormir em casa sem riscos.

Em empresas e comércios, geralmente as pessoas fazem a dedetização no final do expediente ou sexta-feira, pois assim o imóvel ficará sem colaboradores à noite ou final de semana e não terá riscos.

Processo de dedetização de tesourinhas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de tesourinhas fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, grau de infestação e tipo de edificação. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível precificarmos corretamente a dedetização.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim podermos passarmos o valor ao cliente.

No dia da visita técnica, o técnico irá vistoriar o local com maior incidência de tesourinhas indicado pelo cliente, fará a medição da área total do imóvel, verificará possíveis novos focos e em seguida poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o orçamento para o nosso escritório, que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, passamos orientações técnicas ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da execução do serviço, o técnico verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada.

Dedetização finalizada, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu imóvel estará livre dos dermápteros, mas lembre-se que é essencial seguir todas as medidas preventivas para evitar a proliferação dos insetos. O cliente tem que ser nosso aliado do controle de pragas.

Dedetização de tesourinhas profissional

A dedetização de tesourinhas é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as tesourinhas se alojam.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.

Caso o foco das tesourinhas seja em uma área externa e a infestação esteja alta, muito provavelmente será necessário outra aplicação para um controle efetivo das tesourinhas. 

Controle de pragas são medidas preventivas e corretivas contra pragas urbanas. Nós fazemos o controle corretivo das pragas, o controle preventivo fica por conta do cliente, portanto é bom lembrarmos que somente a dedetização não irá resolver o seu problema com as tesourinhas. O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de tesourinha, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está tendo problemas com tesourinhas em sua casa ou empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização contra tesourinhas. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button