dedetização de tatuzinho
Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de tatuzinho em todo o estado de SP.
Tatuzinho
Tatuzinhos, também conhecidos pelos nomes comuns camarões-terrestres, porcas-saras, tatuzinhos-de-jardim, tatus-bolas, porquinhos-de-santo-antão, tatu-bolinha e bichos-de-conta, são crustáceos terrestres que pertencem à subordem oniscidea e ordem Isopoda que agrupa várias espécies de isópodes terrestres. Com mais de 200 espécies de crustáceos, a ordem Isopoda é uma das maiores ordens de crustáceos no mundo e contém o maior número de crustáceos terrestres.
Seu tamanho varia entre 5 e 15mm de comprimento. Possuem cabeça em forma de escudo, corpo achatado, segmentos abdominais distintos ou fundidos (último segmento abdominal é fundido com o télson – último segmento do corpo do artrópode), aparelho bucal formado por peças bucais compactas com mandíbulas proeminentes protegidas por apêndices, mandíbulas rígidas, dois pares de antenas com o primeiro par vestigial constituindo o principal órgão sensorial e olhos compostos com pouca visão provavelmente por serem animais com hábitos noturnos.
Habitat
Os tatuzinhos são encontrados desde áreas litorâneas até áreas desérticas.
São encontrados em plantas, hortas, jardins, sementeiras, embaixo de pedras, rochas, vasos e madeiras.
Gostam de lugares úmidos e escuros, pois perdem água para o ambiente com facilidade e esses ambientes ajudam a diminuir a evaporação de água que tem nos animais.
Alimentação
São animais herbívoros, ou seja, se alimentam somente de vegetais.
Os tatuzinhos se alimentam no período noturno principalmente com folhas em decomposição e também podem se alimentar de folhas recém-caídas ou até mesmo nas plantas.
Ciclo de vida
Após a cópula com os machos, as fêmeas armazenam o esperma e os ovos são carregados em uma bolsa abdominal na superfície ventral da fêmea que fica na parte inferior; depois de três a quatro semanas eclodem os ovos com os filhotes que possuem coloração branca, menores, um par de pernas a menos que os adultos e são carregados pela mãe na bolsa ventral.
As fêmeas botam de 100 a 200 ovos por cria e esse ciclo pode se repetir até três vezes em um ano. O primeiro pico reprodutivo é na primavera e o segundo pico reprodutivo menos significativo é no outono.
Os isópodes imaturos fazem a muda de pele de 4 a 5 vezes e os adultos fazem a muda a cada dois meses. Trocam o exoesqueleto em duas partes, sendo a primeira metade posterior e entre dois e três dias a outra metade anterior que serve para evitar a dessecação.
A expectativa de vida de um tatuzinho é relativamente alta, em torno de três anos.
Por que o tatuzinho se enrola?
O tatuzinho de jardim se enrola em formato de bola como mecanismo de defesa contra predadores quando se sente ameaçado, e também se enrola para perder menos água corporal e manter o abdômen úmido e poder respirar quando o ambiente está muito quente e seco.
Os crustáceos podem ficar enrolados por horas até o calor e tempo seco diminuir.
Tatuzinho transmite doenças?
Tatuzinho não apresenta qualquer risco para o ser humano, porém não recomendamos que você pegue o crustáceo com a mão e muito menos fique com uma possível infestação em sua casa.
A importância da dedetização de tatuzinho
Já podemos ver que os tatuzinhos não apresentam riscos para os seres humanos, mas para seu jardim ou plantação fazem um estrago.
Os tatuzinhos se alimentam de plantas e raízes destruindo seu jardim.
As quatro espécies de tatuzinhos: Armadillidium vulgare, Porcellio laevis, Porcellionides pruinosus e Benthana picta podem destruir a agricultura com perda de até 40% da plantação de pimentões, 70% da plantação de tomates e até 80% de pés de feijão. Essas quatro espécies também podem atacar plantação de ervilhas e outras hortaliças.
A dedetização contra tatuzinhos é importante porque evita que principalmente agricultores tenham perdas de plantas, frutos e hortaliças causando um enorme prejuízo.
Sinais de tatuzinhos em seu imóvel
Você só saberá que tem tatuzinhos no seu imóvel se você visualizá-los, já que eles não deixam rastros por onde passam, como por exemplo, as lesmas.
Tatuzinhos não são insetos e nem diplópodes (piolho de cobra) que podem ser facilmente confundidos por algumas pessoas. Os tatuzinhos são crustáceos pertencentes ao mesmo grupo das lagostas, camarões e caranguejos.
Para diferenciar diplópode de crustáceos deve-se observar a quantidade de patas em um segmento do corpo. Somente um par de patas se trata de um crustáceo e se há dois pares de patas se trata de um diplópode.
Um comportamento bem peculiar do tatuzinho é ele se enrolar em formato de bolinha ao ser encostado ou retirar o alojamento dele como forma de defesa.
Riscos de um local com tatuzinhos
Tatuzinhos são inofensivos para seres humanos, mas para a agricultura não são tão inofensivos assim.
- Perda da plantas e hortaliças;
- Perda de lavouras para agricultores;
- Danos nas raízes de plantas;
- Danos em orquídeas;
- Corte de plantas em sua base;
- Ataques à brotos de pimentões;
- Cortes das bases de feijoeiros, tomates, ervilhas e etc.
Periodicidade da dedetização de tatuzinho
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de tatuzinho na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade correta para realizar a dedetização contra tatuzinhos. A periodicidade varia de acordo com o local da infestação e tipo de solo.
Tatuzinhos gostam de locais úmidos, escuros e que claro, contenham alimentos, portanto se um local tem abundância de alimentos para eles e umidade constante a dedetização deve ser periódica.
Em lavouras que apresentam a presença constante de tatuzinhos em local aberto recomendamos uma periodicidade mensal para controlar os crustáceos.
Em plantações que não apresentam alta infestação dos crustáceos recomendamos uma periodicidade trimestral para manter o controle ideal.
Agora se você não tem problemas com pragas urbanas ou agrícolas e quer manter tatuzinhos e outras pragas longe do seu imóvel recomendamos que você realize a dedetização preventiva a cada seis meses.
Evite tatuzinhos em seu imóvel
É possível evitar que tatuzinhos tomem conta do seu jardim ou plantação com medidas preventivas.
- Faça limpeza periódica do seu jardim ou plantação;
- Não deixe madeiras e entulhos amontoados no quintal;
- Não deixe acumular folhas mortas no chão;
- Não deixe o ambiente úmido ou com água empoçada;
- Deixe seu solo bem drenado para evitar acúmulo de água;
- Em seu jardim ou plantação, plante plantas como hortelãs, alecrins ou lavandas que os tatuzinhos não gostam.
Dicas caseiras para acabar com tatuzinhos
Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com os tatuzinhos-de-jardim da sua casa, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos afirmar que você terá um resultado eficaz no controle. Caso você continue tendo problemas com tatuzinhos recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de tatuzinho para te ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas.
Catação manual
Você irá precisar de balde, água, sabão e luva.
Coloque água e sabão em um balde, em seguida vista as luvas e pegue os tatuzinhos. Por fim, jogue os crustáceos dentro do balde para morrerem afogados.
Fita dupla face ou vaselina
Você irá precisar de fita dupla face ou vaselina.
Coloque fita dupla face ou vaselina nos arredores de vasos ou outros locais afetados para fazer uma barreira e evitar que os tatuzinhos a ultrapassem.
Cascas
Você irá precisar de cascas de laranja, limão, melancia ou batata.
Coloque as cascas no jardim e assim os tatuzinhos serão atraídos. Quando juntar bastante deles é só juntar e jogar fora.
Predadores
Você irá precisar de aves, sapos ou lesmas.
Cultive predadores naturais dos tatuzinhos no seu jardim para manter o controle biológico, assim como lesmas, aves e sapos.
Sabão
Você irá precisar de borrifador, água e sabão.
Misture água e sabão em um borrifador e borrife diretamente nos tatuzinhos e áreas infestadas.
Terra molhada
Você irá precisar de água, terra e potes de plásticos.
Coloque terra em potes de plásticos, depois os enterre no solo e por fim jogue água na terra para umidificar. Depois é só remover os potes com os tatuzinhos dentro.
Precificação da dedetização de tatuzinho
Qual o preço da dedetização de tatuzinho?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de tatuzinho não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de tatuzinhos irá variar de acordo com o grau de infestação, tipo de área tratada e área total a ser tratada.
Quanto maior a área total a ser tratada e mais terra houver, mais o valor irá aumentar pelo fato de que a terra absorve o inseticida aplicado e com isso será necessário uma grande quantidade de inseticida para ter um controle efetivo.
A dedetização de tatuzinho não é um gasto extra que você vai ter. Lembre-se que os crustáceos podem causar prejuízos em suas plantas ou lavouras.
Melhor horário para realizar a dedetização de tatuzinho
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de tatuzinhos? Existe um melhor horário para dedetizar tatuzinhos?
Tatuzinhos são crustáceos com hábitos noturnos, logo o melhor período para realizar a dedetização é à noite, porém essa não é uma regra a ser seguida, pois podemos realizar a dedetização de dia e o produto terá um boa eficácia pelo fato do seu efeito residual.
No entanto, independente do horário que for feita a dedetização é necessário seguir algumas recomendações técnicas para evitar intoxicações em pessoas e animais.
Caso a dedetização seja feita somente na área externa da casa não será necessário ficar fora de casa, somente ficar do lado interno da casa todas as pessoas e pets entre seis e dez horas. Caso a dedetização seja do lado interno e externo da casa será necessário ficar ausente de casa no período entre seis e dez horas.
Quando o local tem animais, idosos ou crianças é necessário ficar ausente por no mínimo dez horas. Caso não tenha, é necessário ficar ausente do local no mínimo seis horas.
Processo de dedetização de tatuzinho
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de tatuzinho fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual o tipo de edificação, área total do imóvel ou local a ser tratado e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações podemos fornecer um orçamento correto.
No entanto, existem alguns clientes que não vão conseguir nos fornecer essas informações, principalmente área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários e assim podermos passarmos o valor ao cliente.
No dia da vistoria técnica, o técnico irá vistoriar o local da infestação indicada pelo cliente e em seguida poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o valor para nosso escritório que poderá enviar via WhatsApp ou formalizado por e-mail ao cliente.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço junto ao cliente, passamos orientações técnicas ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da execução do serviço, o técnico irá vistoriar o local para verificar se o ambiente realmente estará apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará o serviço pelo ponto com maior infestação até a saída.
Serviço finalizado, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado por nosso escritório.
Pronto, seu lar ou sua plantação estarão livres dos tatuzinhos, mas é importante manter as medidas preventivas para evitar o aparecimento de novos crustáceos.
Dedetização de tatuzinho profissional
A dedetização de tatuzinho é feita com processo de micropulverização.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, embaixo de pedras, buracos, cantos e furos onde os tatuzinhos se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.
Geralmente a dedetização contra os crustáceos são em áreas externas sujeitas à chuvas, então provavelmente a durabilidade do praguicida será menor e será necessário realizarmos uma ou mais aplicações no local infestado para ter um controle efetivo.
O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas. Procure deixar o ambiente menos propício possível para os tatuzinhos sempre limpando o chão, sem amontoar entulhos e sem umidade.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de tatuzinhos, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com tatuzinhos em seu imóvel ou plantação, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de tatuzinho. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço no mesmo dia ou agendamos uma data para a dedetização.