ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Taturanas

dedetização de taturanas

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de taturanas em todo o estado de SP.

Taturana

A taturana também conhecida como lagarta-de-fogo, saiú, taturana-gatinho, mandarová, marandová, mandrová, entre outros se trata do estado larval (lagarta) de insetos da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas). Taturanas possuem pilosidades em todo o seu corpo com propriedades urticantes que podem causar queimaduras.

No Brasil existem duas famílias de lagartas (Megalopigídeos e Saturnídeos) com grande importância médica que tem tido vários registros de acidentes e até mortes ligadas às lagartas, principalmente na região sul do país.

Lagartas megalopigídeos pertencem a família megalopygidae (lagarta de fogo), geralmente são solitárias, não agressivas, medem de 1 a 8cm, possuem “pelos” longos e coloridos que podem variar entre branco, castanho, alaranjado, negro ou rosa que camuflam as cerdas pontiagudas e urticantes. Lagartas saturnídeos pertencem a família saturnidae (lonomia), costumam viver em grupos, possuem cerdas urticantes em forma de espinhos parecidos com pequenos pinheiros verdes (scoli) em todo o seu dorso, não possuem pelos e sua coloração geralmente é verde com formações brancas em formato de “U” em seu dorso.

Habitat

No mundo as taturanas podem ser encontradas na América Central, México e América do Sul. No Brasil estão presentes em todos os estados, especialmente em florestas, mas também podem ser encontradas em áreas urbanas que contenha pelo menos uma árvore.

Como dissemos anteriormente, as taturanas são bastante comuns no sul do país, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesses estados são comuns ocorrer acidentes com as lagartas.

O habitat natural das taturanas são árvores, em especial árvores frutíferas. 

Alimentação

As taturanas são encontradas geralmente em árvores frutíferas, onde se alimentam das folhas.

Ciclo de vida

Taturanas passam por metamorfose completa (holometabólicos), passando pela fases: ovo, larva (taturana), pupa e adulto.

Fêmeas adultas põem seus ovos nas folhas das plantas agrupados ou sozinhos, em seguida os ovos eclodem e as taturanas ingerem a casa dos seus próprios ovos que contém substâncias essenciais para seu desenvolvimento. Dali em diante começam a se alimentar das folhas onde nasceram.

Ao atingirem seu tamanho máximo, param de se alimentar e entram na fase pupa (crisálida). Assim, as taturanas procuram um local seguro para empupar, que pode ser no solo ou presas a um galho alto. Algumas taturanas constroem casulos de vários tipos com a seda que produzem. Os casulos podem ser casulos com seda e gravetos, casulos com folhas enroladas com seda ou somente casulo com seda vegetal ou aderido. O casulo serve para proteger a pupa.

Na fase pupa, a taturana sofre uma metamorfose até chegar na fase adulta. Ao final da fase pupa o inseto bombeia hemolinfa (sangue dos insetos) para as extremidades do corpo para expandir seu corpo e romper a pele da crisálida e então inflar as asas. Após a pele da pupa se romper, o inseto ainda apresenta corpo mole e asas amarrotadas.

Ao chegar na fase adulta, a expansão do corpo do inseto é mais acelerada devido ao ar inspirado. Caso ocorra de durante esse período as asas da borboleta ou mariposa serem manipuladas, resultará em uma borboleta ou mariposa com asas deformadas. Depois que o inseto alcança sua expansão máxima, só falta sua pele endurecer.

Após sua pele endurecer, o adulto está formado e pronto para voar e se reproduzir. 

Veneno das taturanas

Taturanas não transmitem doenças para humanos ou pets, mas podem causar acidentes devido à suas cerdas urticantes resultando em queimaduras.

Erucismo é o nome clínico que se dá ao envenenamento do contato direto com as cerdas urticantes de taturanas, onde ficam armazenadas a peçonha das taturanas. A taturana é uma das fases do ciclo de vida de borboletas e mariposas, e somente nesta fase a taturana é capaz de produzir efeitos sobre o organismo, com exceção da mariposa fêmea adulta do gênero Hylesia que apresenta cerdas urticantes do abdômen que em contato com a pele pode causar dermatite papulopruriginosa. Na maioria dos casos as queimaduras têm evolução benigna.

As lagartas do gênero Lonomia podem causar acidentes graves e até mortes pela inoculação do veneno no organismo pelo contato das cerdas urticantes da lagarta com a pele humana. Essas lagartas são as que mais causam acidentes no Brasil.

Sintomas

A maioria dos acidentes com lagartas acontecem quando a pessoa toca no animal. O veneno do espinho é injetado na pessoa e a dor costuma ser intensa e se estende por outras partes do corpo não ficando somente no local da picada. Acidentes com Lonomia podem ocorrer manifestações locais e sistêmicas.

Manifestações locais: Dor imediata e intensa com sensação de queimação em todo o membro com vermelhidão e inchaço no local da queimadura. Podem apresentar lesões puntiformes eritematosas nos pontos de inoculação das cerdas adenomegalia regional dolorosa. Necrose cutânea superficial e bolhas são raras, mas podem acontecer. Na maioria das vezes esses sintomas desaparecem sozinhos 24h após a queimadura.

Manifestações sistêmicas: Os sintomas costumam aparecer horas depois da queimadura, mesmo após os sintomas locais desaparecerem com cefaleia, mal-estar, náuseas e dor abdominal que na maioria das vezes antecedem ou estão associadas a manifestações hemorrágicas como equimoses espontâneas ou traumáticas, gengivorragia, epistaxe e etc. Presença de sangue na urina, vômito com sangue e sangue na tosse podem indicar algo mais grave. Caso o paciente apresente injúria renal aguda ou hemorragia intracraniana pode ir a óbito.

Tratamento

Dependendo da espécie da taturana o tratamento pode ser somente com medidas para aliviar a dor com compressas frias ou geladas. No caso de queimaduras com Lonomia, o paciente deve ser levado à uma unidade de saúde mais próxima para que um médico veja a necessidade de uso soro antilonômico.

O Brasil é o único país no mundo produtor do Soro Antilonômico (SALon). Tratamento específico para envenenamentos moderados e graves  causados por lagartas do Gênero Lonomia.

A importância da dedetização de taturanas

Taturanas em sua fase larval são animais peçonhentos que podem causar acidentes resultando em queimaduras.

Na maioria dos casos a evolução da queimadura é benigna causando apenas dor intensa no local da queimadura. No entanto, o erucismo também pode causar desde à necrose, hemorragia e até óbito.

Como se não bastasse os acidentes que as taturanas podem causar, elas também causam prejuízos econômicos. 

Taturanas se alimentam de folhas, logo elas podem causar prejuízos à produtores rurais, tanto para o consumo de hortaliças, quanto para a venda de plantas por meio de floriculturas.

Árvores e plantas podem ficar somente com os galhos e o tronco devido as taturanas se alimentarem das folhas fazendo com que as árvores fiquem desfolhadas e sem vida.

Sinais de taturanas em seu imóvel

Identificar taturanas não é uma tarefa difícil, visto suas cerdas urticantes e cores chamativas e vibrantes.

A melhor maneira de identificar taturanas é avistando-as em folhas, plantas, plantações e árvores.

Suas cores chamativas que podem variar entre branco, castanho, preto, rosa, alaranjado ou até mesmo “pequenos espinhos em forma de pinheiros verdes” torna possível avistar as larvas de longe evitando assim acidentes.

Também é possível identificar a presença de taturanas devido às folhas cortadas e bolinhas pretas no chão que são resultados das fezes das taturanas e cortes irregulares nas folhas sobrando somente o talo da folha.

Riscos de um local com taturanas

Taturanas são um problema não só para produtores rurais, mas também para qualquer pessoa que tenha contato direto com elas.

  • Queimaduras doloridas;
  • Óbito;
  • Prejuízos à produtores rurais;
  • Perda de plantas e árvores frutíferas;
  • Sujeiras de folhas e fezes no chão;
  • Paisagem sem vida em condomínios, parques e etc.
Periodicidade da dedetização de taturanas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de taturanas na minha casa ou empresa?

Podemos dizer que não existe uma periodicidade exata para realizar a dedetização de taturanas. A periodicidade da dedetização irá variar de acordo com a localização do imóvel e grau de infestação.

Locais com muitas árvores frutíferas são propensas a terem taturanas. Caso seja um local que tenha problemas recorrentes com as larvas, recomendamos uma periodicidade mensal e até mesmo quinzenal devido às árvores ficarem expostas no tempo.

Locais que apareçam taturanas esporadicamente recomendamos uma periodicidade trimestral.

Caso você queira manter sua casa e sua plantação livres de taturanas e outras pragas urbanas e agrícolas, recomendamos uma dedetização preventiva semestral.

Evite taturanas em seu imóvel

Com medidas preventivas é possível evitar acidentes e prejuízos em sua plantação.

  • Pinte troncos de árvores com cal com até 1,5m de altura para visualizar taturanas mais facilmente;
  • Mantenha o quintal e terreno sempre limpos;
  • Preserve matas nativas para evitar que borboletas, mariposas e taturanas invadam o ambiente urbano;
  • Plante variedades ricas em silício e aplique fertilizantes à base de silício;
  • Semeie materiais genéticos resistentes naturalmente;
  • Use cultivares de ciclo curto ou de ciclo precoce;
  • Faça adubação equilibrada;
  • Faça a rotação de culturas.
Dicas caseiras para acabar com taturanas

Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com as taturanas das suas plantas, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia no controle das taturanas. Caso você continue tendo problemas com taturanas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de taturanas para resolver seu problema de maneira profissional.

Óleo mineral e detergente neutro

Você irá precisar de sabão, óleo mineral, água e borrifador.

Em um pote coloque 500g de sabão e 50ml de óleo mineral, em seguida adicione 1 litro de água morna para dissolver a mistura e por fim coloque o sabão dissolvido nos 49 litros de água restantes. Aplique nas plantas a cada 7 dias.

Utilize sempre equipamento de proteção individual.

Neem ou nim

Você irá precisar de folhas de neem, água, triturador e coador.

Em um triturador triture 1,5kg de folhas de neem, em seguida coloque as folhas trituradas em um pote e despeje 10 litros de água. Deixe a mistura curtir por 24 horas, coe e acrescente mais 95 litros de água. Por fim, pulverize nas plantas e reaplique a cada dez dias.

Essa mistura é para grandes plantações, em plantações menores diminua a quantidade de ingredientes.

Fumo

Você irá precisar de água, folhas de fumo, pote, coador e borrifador.

Em um pote adicione 1kg de folhas de fumo e 15 litros de água, e deixe curtir por 24 horas. Após 24 horas coe e borrife nas plantas e chão.

Junto com a mistura também pode adicionar um pouco de sabão.

Extrato de alho

Você irá precisar de alho, água, sabão, óleo mineral, triturador, coador, caneca e borrifador.

Em um triturador triture 200g de alho e depois despeje o alho triturado em um recipiente com 20ml de óleo mineral e deixe curtir por 24h. Em outro recipiente dissolva 20g de sabão em um litro de água. Deixe esfriar e misture junto ao alho. Antes de aplicar nas plantas, coe o extrato e adicione 20 litros de água. Borrife a cada 5 dias nas plantas.

A mistura pode causar irritação nos olhos, portanto utilize EPI’s.

Calda sulfocálcica

Você irá precisar de borrifador, cal, água, pano, latas e enxofre em pó.

Em uma lata coloque cal e 20 litros de água morna, em seguida leve a mistura ao fogo, depois que começar a ferver adicione adicione 4kg de enxofre em pó e mexa por uma hora. Em outra lata deixe água fervente que irá servir para completar a água que evaporou ao ferver. Por fim, após uma hora retire do fogo, espere esfriar e coe a mistura com um pano e depois é só aplicar nas plantas.

Muito cuidado com esses produtos, pois podem causar intoxicação, irritação, queimaduras e cegueira. Utilize sempre EPI’s ao manuseá-los.

Casca de ovo

Você irá precisar de cascas de ovos.

Coloque cascas de ovos acima da planta ou vaso para espantar as borboletas do seu jardim.

A borboleta ao procurar um local para postura dos seus ovos ao avistar “ovos” maiores que ela, ela automaticamente irá pensar que naquele local existe um predador maior que ela, sendo assim, ela irá desistir de por os ovos nas suas plantas.

Plantas específicas

Você irá precisar de petúnia, calêndula ou hortelã e manjericão. 

A petúnia serve para repelir as taturanas; a calêndula serve para repelir taturanas e atrair moscas-das-flores que são predadoras das taturanas; hortelã e manjericão servem para atrair predadores das taturanas como as vespas.

Essas plantas além de embelezar seu jardim, ainda vão te ajudar a ficar livre das taturanas.

Detergente e vinagre

Você irá precisar de borrifador, água, colher, detergente e vinagre de álcool.

Em um borrifador adicione 300ml de água, 3 colheres de detergente e 3 colheres de vinagre de álcool. Em seguida mexa bem e borrife nas plantas e taturanas que morrerão na hora.

Deixe a mistura por alguns minutos nas plantas e após alguns minutos jogue água nas plantas para retirar a mistura e não queimar as folhas.

Precificação da dedetização de taturanas

Qual o preço da dedetização de taturanas?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra taturanas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização de taturana irá variar de acordo com o grau de infestação, dificuldade de acesso, área total e local da infestação, se o foco da infestação são árvores e uma possível necessidade de contrato anual.

Caso as taturanas estejam em árvores e as árvores forem altas, o valor tende a ser maior devido à dificuldade de acesso, risco de acidente e maior uso de praguicida.

Lembre-se que a dedetização de taturana não é um gasto extra que você vai ter. Taturanas são responsáveis por acidentes e prejuízos econômicos para a agricultura.

Melhor horário para realizar a dedetização de taturanas

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de taturanas? Existe um melhor horário para dedetizar taturanas?

Não existe um horário ou período ideal para realizar a dedetização de taturanas. A dedetização pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do cliente e nós somos bem flexíveis quanto à dias e horários, pois trabalhamos 24 horas.

Porém, é importante seguir orientações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.

Se a dedetização contra as taturanas for feita somente na área externa não será necessário ficar ausente do imóvel, é só ficar no lado interno do imóvel. No entanto, se a dedetização for feita no lado interno e no lado externo, será necessário ficar ausente do imóvel entre seis e dez horas.

É importante salientar que se a dedetização for feita em árvore, será necessário realizá-la durante o dia devido ao risco de acidente.

Processo de dedetização de taturanas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de taturanas fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como onde é o foco das taturanas, área total do imóvel, grau de infestação e dificuldade de acesso. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento correto ao cliente.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente localização do foco das taturanas. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim podermos passarmos um orçamento assertivo ao cliente.

No dia da vistoria técnica, o técnico verifica o local indicado pelo cliente e possíveis novos focos das pragas no imóvel e em seguida poderá passar o orçamento ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o orçamento para o nosso escritório, que poderá enviar o orçamento via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

Chegando no dia da execução do serviço, o técnico irá verificar o local para averiguar se o local realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada.

Dedetização finalizada, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, suas plantas e você estão livres de prejuízos e acidentes, pelo menos por um período de tempo. Lembre-se de manter medidas preventivas e dedetização periódica para ficar sempre livre das taturanas. 

Dedetização de taturanas profissional

A dedetização de taturanas é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as taturanas se alojam nas plantas.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas a chuvas essa duração pode ser menor.

Em quase 100% das vezes taturanas se alojam em áreas externas sujeitas à chuvas, com isso a durabilidade da dedetização tende a ser menor e muito provavelmente terá que ter outra aplicação.

O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas fazendo todas medidas preventivas para que nossa medida corretiva tenha um controle realmente efetivo contra as taturanas.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de taturanas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está tendo problemas com taturanas em suas plantas, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de taturanas.. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button