ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Pulgões

dedetização de pulgões

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de pulgões em todo o estado de SP.

Pulgão

De nome comum pulgão ou piolho-da-planta, esses insetos recebem o nome cientifico de ofídios. Os afídeos pertencem à superfamília Aphidoidea na divisão homóptera da ordem Hemiptera. O pulgão é considerado uma das 250 espécies de pragas agrícolas. O antigo grupo Homoptera em duas subordens Sternorrhyncha (afídeos, moscas-brancas, cochonilhas (superfamília Coccoidea), psilídeos, etc.) e Auchenorrhyncha (cigarras, cicadelídeos, membracídeos, fulgoromorfos, etc.).

Afídios são insetos diminutos, de corpo mole e antenas longas que medem de 1 a 10mm. Existem pulgões de diversas cores a depender da espécie, como amarelo palha, verde translucido (quase transparente), preto e vermelho. Não possuem separação entre a cabeça e o tórax. Possuem formato ovoide na fase adulta, pernas, antenas e sifúnculos escuros. Na fase inicial possuem tamanho reduzido e coloração mais clara que na fase adulta. Pulgões com asas são chamados de alados e os sem asas são chamados de ápteros.

Habitat

Os afídeos são mais comuns em regiões temperadas com maior diversidade de espécies. Podem migrar por longas distâncias, principalmente pelo vento, como é o caso do piolho-da-alface (Nasonovia ribisnigri) que acredita-se ser dispersado da Nova Zelândia para a Tasmânia desta maneira. A dispersão por todo o mundo acredita-se que seja pelo transporte de humanos e materiais vegetais infectados.

Os pulgões formam colônias em todo tipo de habitat que existam vegetais. Podem ser encontrados em troncos, ramos, raízes, folhas, partes reprodutivas das plantas, copas de árvores de portes grandes e raízes de plantas pequenas.

Alimentação

Os pulgões se alimentam do floema das plantas que é rico em açúcares. Ingerem grandes quantidades de seivas e o excesso é excretado em forma de gotículas açucaradas que são conhecidos como honeydew.

As gotículas açucaradas servem de alimento para formigas e acabam protegendo os pulgões dos predadores naturais, como é o caso das joaninhas.

Ciclo de vida

Quando a espécie do pulgão apresenta reprodução sexuada é chamada de holocíclica. Neste caso o ciclo de vida é completo, passando por todas as fases de desenvolvimento.

Quando a espécie do pulgão não apresenta reprodução sexuada é chamada de anolocíclicas e possui ciclo incompleto.

Uma fêmea põe cerca de 70 ovos em toda a sua vida. As ninfas ao eclodirem dos ovos tem o corpo semelhante ao adulto, porém com o tamanho menor. Na fase imatura, as ninfas possuem quatro estágios com duração de cinco dias.

Na fase adulta os pulgões têm ciclo de vida entre 15 e 25 dias (o ciclo é mais rápido com temperaturas entre 25ºC e 27ºC). A quantidade exata varia acordo com a espécie, temperatura, cultura hospedeira e modo de cultivar.

Pulga e pulgão

Apesar de terem nomes comuns quase idênticos e serem insetos, a pulga e o pulgão são insetos completamente diferentes.

Pulgas são insetos parasitas hematófagos que se alimentam de sangue de aves, animais e humanos. São vetores de doenças, assim como a peste bubônica.

Pulgões não se alimentam de sangue, somente sugam seivas de plantas e não são vetores de doenças para humanos ou animais.

Pulgão transmite doenças?

Pulgões não são vetores ou transmissores de doenças para humanos ou animais, porém podem causar doenças nas plantas infestadas por eles.

Fumagina

Fumagina ou Capnodium sp se trata de um fungo de cor preta que se alimenta de substâncias açucaradas encontrados nas plantas e produzidas pelos pulgões. Os fungos formam uma camada sobre as folhas impedindo que elas realizem fotossíntese prejudicando seu desenvolvimento e crescimento.

Mosaico

A transmissão do vírus é feita por pulgões que adquirem o vírus em uma planta doente. As folhas apresentam manchas amareladas parecendo um mosaico, retorcidas, enrugadas e com tamanhos menores que o normal. Os frutos apresentam deformações, manchas amareladas, verrugas e tamanhos menores que o normal.

Enrolamento das folhas

Com a virose do enrolamento das folhas, a folha fica enrolada para cima ou para baixo, apresenta espessamento das nervuras das folhas, protuberâncias, rígidas, quebradiças e pecíolos deformados retorcidos, crescimento atrofiado, produção de frutos ou folhas comprometidos, frutos pequenos, deformados e caem prematuramente. Folhas superiores são mais afetadas. Em estágio avançado da doença a planta pode perder as folhas.

Tristeza do citros

Citrus tristeza virus (CTV) é um vírus do gênero Closterovirus que ataca citros de várias espécies, como tangerineiras, laranjeiras e toranjeiras. Os sintomas da doença são: nanismo das plantas, ranhuras cavadas nos ramos, amarelecimento intenso, frutos duros e pequenos e redução do tamanho das folhas.

A importância da dedetização de pulgões

Como já vimos, pulgão não transmite qualquer doença para pessoas ou animais, porém a história é bem diferente quando se trata de vegetais.

Os pulgões podem causar fumagina nas plantas que impede a planta de realizar fotossíntese; mosaico que apresenta manchas amareladas; enrolamento das folhas que causa o enrolamento das folhas e a tristeza dos citros que impede o desenvolvimento das plantas e frutos cítricos.

A tristeza dos citros é a virose de maior importância econômica para a citricultura em todo o mundo. Segundo estudos, mais de 100 milhões de árvores já foram mortas ou se tornaram improdutivas devido à Citrus tristeza virus (CTV).

A dedetização contra os pulgões se torna essencial para evitar prejuízos econômicos principalmente para agricultores que podem amargar milhões em prejuízos por conta da praga agrícola.

Porém, não são somente agricultores que podem sofrer com a presença de pulgões, somente uma arvore na frente da sua casa pode estar sendo atacada por pulgões sem você saber e prejudicando sua saúde.

Sinais de pulgões em seu imóvel

Você pode observar o inseto diretamente nas plantas. O tamanho do pulgão varia de acordo com a espécie, mas no geral são insetos bem pequenos que medem entre 1 e 10cm. A cor do pulgão também varia de acordo com a espécie, como o pulgão amarelo, verde translucido, vermelho ou preto.

Você também pode observar alguns sinais que a planta ou fruto está sofrendo ataque de pulgões, como o enfraquecimento, redução na velocidade do desenvolvimento, enrugamento de folhas ou frutos, e cor amarelada nas folhas e tronco.

Pulgões podem aparecer em todo todo o ano, porém são mais comuns nos períodos mais quentes do ano, como o outono, primavera e início do verão.

Riscos de um local com pulgões

Pulgões não são um perigo para humanos e animais, mas em compensação para a agricultura o problema pode ser grande. 

  • Doença em plantas e frutos;
  • Perda de lotes inteiros de plantas e frutos para agricultores;
  • Prejuízos econômicos;
  • Infestação de outras plantas;
  • Árvores e plantas sem vida;
  • Enfraquecimentos de árvores que poderão levá-las à queda.
  • Impressão de jardim mal cuidado.
Periodicidade da dedetização de pulgões

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de pulgões na minha casa ou empresa?

Podemos dizer que não existe uma periodicidade correta para realizar a dedetização contra os pulgões. A periodicidade varia de acordo com o grau de infestação, quantidade de plantas infestadas e extensão da plantação.

Em plantações muito extensas, como em lavouras, por exemplo, que os insetos podem se deslocar com o vento recomendamos uma periodicidade mensal e até mesmo quinzenal para um controle efetivo.

Em plantações que não são muito extensas e não apresentam alta infestação de pulgões recomendamos uma periodicidade trimestral para um controle efetivo.

Agora se o problema com pulgões for uma problema pontual recomendamos que você faça a dedetização de pulgão a cada seis para manter a prevenção contra as pragas agrícolas em dia.

Evite pulgões em seu imóvel

Com algumas medidas preventivas é possível evitar que pulgões ataquem sua plantação.

  • Preserve predadores naturais dos pulgões, como joaninhas, aranhas e vespas;
  • Elimine ervas-daninhas;
  • Instale telas anti-afídeo;
  • Instale armadilhas amarelas atrativas;
  • Molhe as plantas frequentemente de acordo com a espécie da planta;
  • Adube as plantas uma vez por mês.
Dicas caseiras para acabar com pulgões

Separamos algumas dicas que você pode fazer em casa para se livrar pulgões, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não é possível afirmarmos que você terá êxito no controle dos pulgões. Caso você continue tendo problemas com pulgões, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de pulgões.

Cebola

Você irá precisar de alho, cebola, água, faca, liquidificador, coador e borrifador.

Em um liquidificador adicione 4 dentes de alho, 1 cebola inteira cortada e 500 ml de água; em seguida bata a mistura, e por fim é só coar o líquido direto em um pulverizador e pulverizar diretamente nas plantas.

Algodão

Você irá precisar de algodão, água, vinagre e álcool.

Molhe o algodão em água, vinagre e álcool e depois é só passar o algodão nas folhas e nos caules das plantas. 

Repita esse processo semanalmente.

Fumo

Você irá precisar de água, fumo ralado, sabão ralado, pote e pulverizador.

Em um pote adicione 1 litro de água, 10cm de fumo ralado e 1/2 sabão em barra ralado, em seguida misture tudo, deixe descansar por 24h e borrife diretamente nas plantas.

Faça isso todos os dias até acabar com os pulgões.

Alho

Você irá precisar de alho, água quente, fogão, panela e borrifador.

Em uma panela adicione água e uma cabeça de alho para ferver, após fervura deixe esfriar e por último é só borrifar nas plantas. 

Faça o mesmo procedimento uma vez por semana.

Sabão

Você irá precisar de água, colher de sopa, sabão em barra ralado, panela, fogão e pulverizador.

No fogão, adicione 1 litro de água na panela e depois despeje o sabão ralado na água até ficar derretido. Após o sabão derreter adicione mais 3 litros de água na mistura e pulverize diretamente nas plantas.

Repita esse procedimento semanalmente.

Precificação da dedetização de pulgões

Qual o preço da dedetização de pulgões?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra pulgões não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final para uma dedetização de pulgões irá variar de acordo com o grau de infestação, quantidade de plantas infestadas, tamanho da plantação e qual a espécie de planta infestada.

Quanto maior for a área de infestação ou árvore alta, o valor é maior do que uma área não muito extensa ou que não seja árvore. Dedetização em árvores se trata de trabalho de alto risco em altura, por este motivo o valor é maior.

Lembre-se que a dedetização de pulgões não é um gasto a mais que você vai ter. O seu prejuízo pode ser muito maior com essa praga destruindo sua plantação inteira.

Melhor horário para realizar a dedetização de pulgões

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de pulgões? Existe um melhor horário para dedetizar pulgões?

Não existe um horário ideal para realizar a dedetização de pulgões. A dedetização pode ser realizada em qualquer horário e nós somos bem flexíveis quanto à dias e horários, pois trabalhamos 24 horas em São Paulo.

Porém, como estamos lidando com produtos químicos tóxicos é necessário que o cliente siga algumas recomendações técnicas antes e após a dedetização para evitar intoxicações e termos uma melhor eficácia da dedetização.

A dedetização contra os afídeos geralmente é só do lado externo do imóvel, como em plantas, jardins, lavouras ou árvores, assim sendo, não é necessário ficar ausente do imóvel, somente ficar do lado interno da residência por no mínimo seis horas após a dedetização, inclusive com os pets.

Agora se o cliente quiser aproveitar o momento para dedetizar também a residência será necessário ficar ausente do imóvel entre seis e dez horas, a depender da orientação técnica.

Processo de dedetização de pulgões

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de pulgões fazemos algumas perguntas a fim de entendermos a real necessidade do cliente, como local da infestação, se é uma planta, jardim, lavoura ou árvore e tamanho do local. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento correto ao cliente.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente tamanho do local da infestação. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim podermos passarmos um orçamento assertivo.

No dia da vistoria técnica, o técnico irá vistoriar o local da infestação indicado pelo cliente e possíveis novos focos e em seguida poderá passar o orçamento ao cliente ou caso o cliente queira o técnico poderá enviar o orçamento para nosso escritório que enviará o orçamento pelo WhatsApp ou formalizado por e-mail ao cliente.

Orçamento enviado e aprovado agendamos uma data para a execução do serviço junto ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas para o cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

Chegando no dia da dedetização, o técnico irá vistoriar o local da dedetização para verificar se o ambiente realmente está apto para receber a dedetização e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço, preparará a calda química e seguida começará a dedetização pelo ponto mais crítico até a saída do local.

Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e novamente passará orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, suas plantas estarão livres dos pulgões, mas lembre-se de manter medidas preventivas e caso o local tenha sempre problemas com pulgões, faça a dedetização periódica.

Dedetização de pulgões profissional

A dedetização de pulgões é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir diretamente o pulgão na parte superior ou inferior das folhas das plantas e árvores que os insetos se alojam.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas à chuvas essa duração pode ser menor.

Em 99% dos casos a infestação de pulgões se dá em áreas externas sujeitas à chuvas, então provavelmente a durabilidade da dedetização não será de três meses, principalmente se a infestação estiver muito alta.

Procure sempre manter medidas preventivas de limpeza e dedetização periódica para manter as pragas agrícolas longe das suas plantas. O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas. 

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de pulgões, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está enfrentando problemas com pulgões em seu jardim, plantação ou lavoura, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de pulgões. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data para realizá-la.

Saiba mais.

to top Call Now Button