dedetização de pombos
Com uma equipe técnica altamente qualificada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de pombos em todo estado de SP.
Pombo
Pombo-comum, pombo doméstico, pombo-das-rochas ou simplesmente pombo é da espécie Columba livia e família Columbidae.
Possuem uma coloração bem diversificada como brancos, marrons, acinzentados, manchados e até mesmo cores que brilham. Não há quase nenhuma diferença visível entre machos e fêmeas. Suas penas geralmente são cinzas, mais claras nas asas do que no peito e cabeça; cauda riscada com tom preto e pescoço em tom verde.
Suas características mais marcantes são: reflexos metálicos de suas penas; cabeça e pés pequenos; bico com elevação na base com forma de gancho, coloração preta, curto e fino medindo em média 3,8cm de comprimento. São aves monogâmicas, a fêmea pare apenas dois filhos por cria. Tanto o pai quanto a mãe cuidam de suas crias.
Distribuição
Os pombos eram criados por asiáticos desde a antiguidade, na época da Mesopotâmia, cerca de 4.500 a.C. e com o passar do tempo foram se espalhando pelo mundo.
Atualmente com a grande população de pombos em grandes centros urbanos são considerados animais sinantrópicos. Não existe predador natural para os pombos e sua reprodução é muito rápida, o que gera prejuízos e doenças para as pessoas.
A naturalidade dos pombos se restringe ao oeste e sul da Europa, Norte da África e sul da Ásia. Na América, a naturalidade do pombo foi em 1.906 em Port Royan – Nova Escócia e logo chegou ao Brasil trazido da Europa adaptando-se ao país e ao grande crescimento urbano.
É estimado cerca de 10 milhões de pombos por quilometro quadrado. Somente na Europa estima-se cerca de 17 a 28 milhões de pombos. Evidências fósseis sugerem que essas aves tenham surgido no sul da Ásia e também foram encontrados fósseis em Israel sendo possível afirmar que existem há pelo menos 300 mil anos.
Habitat
O habitat natural dos pombos são áreas rochosas, geralmente nas costas. Os pombos selvagens têm sido amplamente distribuídos pelas grandes cidades sendo chamados de pombos domésticos. A média de sobrevivência dos pombos em todo o mundo é de 3 a 5 anos na selva e em cativeiro a expectativa de vida chega a até 15 anos.
Nas cidades os pombos abrigam-se em edifícios, muros, estátuas, telhados, forros, marquises e etc. Se alimentam no chão individualmente ou em bandos. Os pombos conseguem caminhar por poças de água e beber continuamente. Ao beber água, engolem pequenos goles e inclinam a cabeça para trás.
Alimentação
A alimentação dos pombos adultos que vivem nos campos é constituída principalmente de grãos como milho, trigo, cevada e aveia. A dieta dos pombos nos campos também é constituída por pequenos insetos.
Os pombos urbanos que vivem nas grandes cidades costumam se alimentar de resíduos de encontrados no chão e restos de alimentos como farelos de pão, arroz, feijão e etc.
Os filhotes se alimentam com um líquido que sua mãe produz na região da mandíbula.
Reprodução
Pombos não têm uma época especifica para se reproduzirem, ou seja, podem se reproduzir o ano todo, mas na primavera e verão é mais comum a reprodução das aves. Constroem seus ninhos em penhascos costeiros ou artificiais, telhados, marquises, ar condicionado, áreas altas no geral. Os pombos utilizam palhas e gravetos para construir seus ninhos, o que os torna frágeis.
A fêmea bota dois ovos por cria, no período de incubação que dura de 17 a 19 dias, são compartilhados pela mãe e pelo pai. Os filhotes nascem com coloração amarelos-pálidos com manchas escuras. São alimentados por 30 dias com o “leite de bucho” (secreção expelida pelos pais ou outras pombas).
Doenças transmitidas por pombos
Também conhecidos como ratos de asas, os pombos domésticos são responsáveis por transmitir diversas doenças.
Criptococose
A criptococose é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite, também é conhecida como doença do pombo.
Seus principais sintomas são: dor de cabeça, tosse, dor no peito e erupção na pele, porém em alguns casos pode não apresentar sintomas.
Histoplasmose
A histoplasmose se trata de uma doença infecciosa causada por fungos histoplasma. Caso a doença não seja tratada pode levar a óbito.
No início a doença não costuma apresentar sintomas, porém quando apresenta seus sintomas são iguais de uma gripe comum.
Meningite
A meningite se trata de uma doença que causa inflamação da membrana que reveste o cérebro e a medula. Com o decorrer dos dias a doença pode passar, porém ela também pode causar uma infecção generalizada podendo levar a óbito.
Seus principais sintomas são: dor na nuca, torcicolo, febre, sudorese no período noturno, fraqueza, vômito e forte dor de cabeça.
Salmonelose
A salmonelose se trata de uma doença causada pelo vírus salmonella presente em alimentos e água contaminados. Em seu estado grave pode provocar infecções alimentares e provocar óbito.
Seus principais sintomas são: diarreia, dor na barriga, febre e calafrios.
Ornitose
A ornitose é uma doença infecciosa causada por pombos e também é conhecida como “febre do papagaio”.
Seus principais sintomas são: febre, calafrios, perda de apetite, tosse e dificuldade para respirar.
A importância da dedetização de pombos
Os pombos são capazes de transmitir até 57 tipos de doenças diferentes, e o pior, muitas dessas doenças são graves e letais. Sendo assim, a dedetização de pombos se torna fundamental principalmente para evitar doenças.
Por parecer um animal inofensivo, bonito e símbolo da paz, muitas pessoas alimentam os pombos e com isso a população de pombos aumenta muito, pois eles irão perceber que ali tem alimento fácil para eles.
O principal fator de risco dos pombos são as fezes que servem de substrato para determinados tipos de fungos. Quando as fezes secam transformam-se numa poeira que ao ser inalada pelas pessoas pode provocar doenças como as citadas anteriormente.
Os pombos também apresentam ácaros que podem causar alergias e dermatites.
Em indústrias alimentícias, seja de animais ou humanos, os pombos costumam ser muito presentes, com isso, o controle de pombos se torna imprescindível, já que as fezes dos pombos podem contaminar os alimentos e causar um problema enorme para a empresa.
Restaurantes, praças de alimentação, quiosques e bares também costumam sofrer muito com a presença dos pombos. Isso se deve ao fato da grande oferta de alimento no local, seja porque os próprios funcionários do local não fazem a limpeza corretamente ou por conta dos clientes que deixam alimentos nas mesas ou caírem no chão.
Os pombos defecam cerca de 2,5kg fezes em um ano. Por isso, é tão fácil ver bancos de praças, marquises, forros, telhados e monumentos tão sujos com os excrementos dos pombos. A aparência do local fica feia e mal cuidada, o que causa deterioração do local e desvalorização.
Sinais de pombos em seu imóvel
Não é uma tarefa difícil identificar que seu imóvel está com a presença indesejada de pombos.
As fezes dos pombos deixam manchas no local capazes de deteriorar objetos, edificações, automóveis e muitas outras coisas. As fezes dos pombos possuem acidez, que no caso é o ácido úrico que causa toda a deterioração.
O cheiro das fezes dos pombos é bem forte. Por isso, fique atento caso tenha algum mau cheiro perto das janelas e ar condicionado.
Pombos costumam fazer muitos barulhos, seja se movimentando, batendo asas, construindo ninhos ou arrulhando (cantigas dos pombos). Fique atento aos barulhos do forro da sua casa.
Caso a água não esteja escoando de forma normal pela calha e não tenha árvores nas redondezas de sua casa provavelmente ela pode estar obstruída por ninhos de pombos.
No chão sempre ficarão sinais de pombos como fezes e penas que eles trocam muitas vezes e com isso é muito comum deixarem penas por onde passam. Caso a infestação de pombos esteja alta esse sinal ficará muito visível.
Riscos de um local com pombos
Pombos transmitem doenças e causam enormes prejuízos em residências, empresas e comércios.
- Transmissão de até 57 tipos de doenças;
- Mau cheiro;
- Deterioração de estruturas das edificações, carros e objetos;
- Entupimento de calhas;
- Sujeira;
- Desvalorização do imóvel;
- Ao alimentar pombos, poderá ocorrer infestação de outras pragas urbanas;
- Contaminação da água de caixas d’água;
- Contaminação de alimentos;
- Em caso de empresas e comércios do ramo alimentícios, poderão sofrer multas e até serem interditados em caso de infestação de pombos.
Periodicidade da dedetização de pombos
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de pombos na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização de pombos. A periodicidade irá depender muito de fatores externos como pipas que enroscam nas barreiras físicas e efeitos climáticos.
O abate de pombos é crime ambiental, sendo assim o controle das aves é feita através de barreiras físicas e químicas. A duração desses métodos não irá durar para sempre, afinal nada é eterno, mas se for para falarmos em prazos, nós garantimos as barreiras por seis meses, enquanto o fabricante dos produtos utilizados informa apenas que o produto tem duração indeterminada.
Como essas barreiras são instaladas em muros, beirais, marquises e calhas, o principal problema que pode fazer elas se deteriorarem são pipas, porém também existem outros fatores que podem danificar as barreiras como: tempestades muito fortes com granizos, ventanias, gatos e pessoas circulando sem cuidado por onde estão instalas as barreiras.
A dedetização de pombos não deve ser feita frequentemente. Nós da Zet-Tec só utilizamos produtos de alta qualidade nos imóveis de nossos clientes que possuem longa duração (desde que fatores externos não os destruam).
Evite pombos em seu imóvel
Com medidas preventivas de limpeza e bons hábitos é possível evitar que pombos façam estragos em seu imóvel, e o pior, transmita doenças para você e sua família.
- Não alimente os pombos;
- Não deixe alimentos de pets pelo quintal. Após suas refeições guarde ou tampe as vasilhas;
- Deixe guardado e tampado alimentos de pets;
- Principalmente em ambientes comerciais alimentícios, mantenha a limpeza constante a cada refeição;
- Deixe o lixo do imóvel sempre fechado com tampa;
- Conscientize a população sobre os riscos que os pombos trazem ao alimentá-los;
- Feche todos os possíveis acessos dos pombos com barreiras físicas como telas e pedaços de madeira;
- Coloque revestimento inclinado porque assim eles não conseguem se fixar no local;
- Utilize objetos refletivos, pois assim a visão dos pombos ficam prejudicadas.
Dicas caseiras para acabar com pombos
Nós separamos algumas medidas que você mesmo pode fazer para acabar com os pombos, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir 100% de eficácia. Caso você continue tendo problemas com pombos, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de pombos como a Zet-Tec para resolver seu problema.
Redes
Você irá precisar de rede de nylon ou de sua preferencia, furadeira, ganchos e alicate.
Há muitos tipos de redes que podem ser usadas para barrar a entrada de pombos, a principal delas é a rede de nylon. Instale a rede em janelas e varandas fixando-as em ganchos ou apenas colando-as.
Refletores
Você irá precisar de objetos metálicos, cordões ou cola.
Instale CD’s, balões metálicos, fitas refletoras ou qualquer objeto refletivo virados para o sol para que possa ter o efeito desejado. O sol ao bater em um objeto refletivo forma um prisma que prejudica a visão das aves.
Este método só irá funcionar durante o dia já que reflete o sol.
Superfícies inclinadas
Você irá precisar de grades ou parapeitos, parafusadeira, parafusos, porcas e furadeiras.
Grades ou parapeitos inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro imóvel.
Obstrua locais
Você irá precisar de espetos, molas, madeiras, furadeira, parafusadeira, parafusos e porcas.
Para obstruir os locais que pombos pousam você pode fixar espetos por todos os locais que eles pousam sem deixar nenhum canto sem instalar. Cuidado para não ser muito pontudo e machucar as aves.
Você também pode utilizar molas pelas superfícies abertas; além disso colocar madeiras inclinadas.
Repelentes
Você irá precisar de um bastão de repelente de pombos.
Repelentes contra pombos são encontrados em forma de gel ou líquido. É importante salientar que não se trata de veneno, pois são feitos de plantas não sendo tóxico para animais e pessoas. O repelente afasta as aves por meio do cheiro incômodo que exala.
Estátuas de predadores
Você irá precisar de estátuas em tamanhos idênticos aos predadores naturais dos pombos.
Uma forma curiosa de espantar pombos é colocar estátuas de predadores de pombos na selva, como por exemplo falcões, corujas e águias. As estátuas devem ficar onde os pombos costumam pousar.
É importante salientar que essas estátuas devem ser trocadas sempre, pois os pombos vão perceber que não se tratam de predadores reais.
Precificação da dedetização de pombos
Qual o preço da dedetização de pombos?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de pombo não é diferente. Gostamos sempre de avaliarmos cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização contra pombos irá variar de acordo com a área total do imóvel a ser tratada, dificuldade de acesso e método a ser utilizado na dedetização.
Quanto maior a área total do imóvel a ser tratado requer maior tempo de serviço e maior número de materiais, com isso o valor tende a aumentar significativamente.
Dedetização de pombos no geral não é um serviço considerado barato por não ser uma dedetização comum com aplicação de inseticida e sim metodologias mais específicas, portanto muito cuidado ao contratar empresas que prometem o trabalho barato porque além de não resolver seu problema, você irá gastar muito mais na contratação de outra empresa séria e especializada na dedetização de pombos.
Melhor horário para realizar a dedetização de pombos
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de pombos? Existe um melhor horário para dedetizar pombos?
Não existe um horário correto para realizar a dedetização de pombo. Nós trabalhamos de acordo com a disponibilidade do cliente, já que trabalhamos 24h.
A dedetização contra os pombos pode ser feita tanto no período diurno, quanto no período vespertino porque não utilizamos qualquer tipo de inseticida ou produtos tóxicos contra os Columbas livias.
No entanto, é ideal que façamos a dedetização de dia enquanto está claro, pois em 99% das vezes o serviço é feito em altura e trabalhar à noite em altura o risco é muito alto, fora que os técnicos não terão uma visão ideal para a instalação das barreiras físicas ou químicas.
Também não recomendamos que o trabalho seja feito em dias chuvosos ou com ventos fortes devido ao alto risco de acidentes. Prezamos pela saúde e segurança dos nossos colaboradores em primeiro lugar.
Quando o local a ser tratado é muito extenso geralmente não conseguimos concluir em um dia só, sendo assim, é necessário mais um dia de serviço, dois e etc. a depender do tamanho.
Processo de dedetização de pombos
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de pombos fazemos algumas perguntas a fim de entendermos a real necessidade do cliente como a localização dos pombos, metragem linear a ser tratada e um vídeo do local. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento assertivo ao cliente.
No entanto, muitas vezes o cliente não consegue nos passar essas informações, principalmente por ser altura. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários para passarmos um valor correto ao cliente.
No dia da vistoria técnica o técnico chegará ao local, vestirá os EPI’s necessários para altura e subirá no local com infestação para avaliar todo o local e seguida poderá passar o valor para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento para nosso escritório que poderá enviar para o cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da execução do serviço, o técnico irá vistoriar todo o local para verificar se realmente o ambiente está apto para o serviço e caso esteja tudo ok, irá vestir todos os EPI’s necessários para trabalho em altura, preparará todos os produtos e ferramentas e em seguida iniciará o serviço até finalizar no mesmo dia ou no dia seguinte.
Ao término do serviço, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e novamente passará orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado por nosso escritório.
Pronto, seu lar estará livre das sujeiras e doenças dos pombos, mas lembre-se de manter medidas preventivas de higiene e não danificar as barreiras que colocamos contra os pombos.
Dedetização de pombos profissional
O abatimento de pombos é crime ambiental no Brasil com pena de 5 anos de detenção (lei 9605 de 12/02/98 dos crimes contra o meio ambiente). Sendo assim, em hipótese alguma nós provocamos a morte dos pombos, apenas utilizamos barreiras químicas e físicas para afastá-los.
Limpeza
A limpeza é realizada por técnicos treinados que são flexíveis às necessidades dos ocupantes e usuários e que compreendem a importância de relações públicas quando ao controle de aves desempenhado.
Nesta fase incorpora todo trabalho de limpeza, higienização, desinfecção contra piolhos, bactérias, remoção de ninhos, ovos, fezes e aves através de hipoclorito de sódio e calda química.
Espículas
São dispositivos físicos, semelhantes a espetos que agem como desestabilizantes, evitando o pouso e permanência das aves.
Existe uma grande variação de materiais para a sua confecção, o que consequentemente gera uma diferença notável no valor de instalação e manutenção.
Um ponto negativo desse método, é a instalação limitada a áreas como parapeitos, beirais, chaminés e calhas. Deixando o restante do local livre para entrada dos pombos.
Telas e redes
A instalação de telas ou redes pode ser feita em telhados, calhas e outros lugares de difícil acesso para bloquear a entrada de pombos.
É importante ressaltar que neste tipo de dispositivo é arriscado que algum animal, não somente pombos, acabe ficando preso ou se machuque.
Fio tensionado
A fixação dos fios se dá nas extremidades por uma base. Estes acessórios podem ser empregados em calhas de prédios, parapeitos, beirais e quaisquer outras superfícies a critério da situação encontrada. Dificulta o pouso das aves. Não provoca nenhum ferimento à ave.
Instalação com medidas incorretas e forma errada não dará resultado, por isso a atuação de um profissional nesta instalação é necessária e importantíssima.
Repelente
Repelente não se trata de inseticida, ele apenas incomoda o pombo de pousar causando um desconforto em suas patinhas ao pousar fazendo com que ele não queira mais voltar para aquela superfície.
A sua aplicação deve ser feita nos locais de pouso das aves, no caso dos pombos, é necessário fazer uma limpeza no local antes da aplicação e sua duração é de apenas 6 meses.
Captura
A captura de pombos é feita com o auxílio de gaiolas próprias, nas quais são colocadas iscas para atraí-los para dentro. Todo o trabalho de captura pode durar dias, pois o intuito é que todos os pombos sejam levados até a gaiola.
Após a captura os pombos são levados para um local distante das grandes cidades. Normalmente são florestas ou campos que considerados habitats naturais dos pássaros. O importante é que a região esteja a pelo menos 30 km de distância do local em que eles foram desalojados.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de pombos, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com pombos em sua casa ou empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de pombos. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço.