Dedetização de Piolhos

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de piolhos em todo o estado de SP.
Piolho
Conhecidos popularmente como piolhos, esses insetos ectoparasitas pertencem a ordem Phthiraptera, medem de 0,5 a 8 mm e parasitam aves e mamíferos, inclusive marinhos, como focas e leões marinhos. É estimado cerca de 5 mil espécies de piolhos em todo o mundo e no Brasil existem cerca de 900 espécies, sendo que apenas 20 ou 30 apresentam importância econômica e a maioria das espécies ocorre somente em uma única espécie de hospedeiro.
Piolhos possuem corpo achatado dorsalmente, pernas robustas e garras que se agarram fixamente no pelo, penas ou cabelo do hospedeiro, coloração varia de bege claro a cinza escuro, mas podem ficar mais escuros após a alimentação. Não possuem ocelos e asas. Olhos, rudimentares e palpos maxilares podem estar presentes ou não e as antenas têm de três a cinco artículos dependendo das subordens.
Habitat
Os piolhos são parasitas de seres humanos e podem ser encontrados na cabeça, corpo e região pubiana.
Os Pediculus humanus capitis, conhecidos popularmente como piolhos de cabeça, recebem esse nome porque habitam a cabeça do ser humano.
Os piolhos de corpo recebem o nome científico de Pediculus humanus corporis e habitam o corpo do ser humano.
Os piolhos pubianos recebem o nome cientifico de Phthirus pubis e habitam as regiões pubianas do ser humano.
Alimentação
Piolhos são insetos ectoparasitos, ou seja, se alojam na parte externa do corpo das pessoas.
Piolhos são insetos hematófagos, ou seja, se alimentam exclusivamente do sangue do seu hospedeiro. Eles sugam sangue duas vezes a cada 24 horas, com a picada levando de 3 a 10 minutos.
Ciclo de vida
O ciclo de vida dos piolhos passam por quatro fases: ovo (lêndea), ninfa e adulto.
A fêmea põe seus ovos (lêndeas) envoltos em uma espécie de “cola” que se adere aos fios de cabelo. Após sete a dez dias os ovos eclodem e nascem as ninfas. Por fim, após nove a doze dias as ninfas se tornam adultas.
Na fase adulta os piolhos vivem cerca de 30 dias se alimentando do sangue do hospedeiro e acasalando, que faz com que o ciclo de vida seja reiniciado. Durante seu tempo de vida a fêmea do piolho produz entre 150 a 300 ovos.
A proliferação dos piolhos é maior do verão. Quanto maior a temperatura, mais acelerado é o desenvolvimento do piolho dentro do ovo.
Doenças transmitidas por piolhos
Muitas pessoas não sabem, mas sim, piolhos podem transmitir doenças ao ser humano.
Pediculose
Popularmente conhecida como infestação de piolhos, a pediculose humana é uma doença causada por piolhos que pode acometer a cabeça (Pediculus humanus var. capitis), corpo (Pediculus humanus var. corporis) ou região pubiana (Phthirus pubis). A transmissão do piolho acontece via contato direto com a pele ou cabelo de uma pessoa contaminada ou uso de objetos de pessoas contaminadas. No caso da pediculose pubiana, a transmissão dos piolhos acontece através de relação sexual, roupas íntimas, toalhas e roupas de cama.
Os principais sintomas da pediculose são: coceira intensa, pequenas feridas, vermelhidão e irritação na pele, pontinhos brancos bem pequenos (lêndeas) e inflamação na região afetada devido a saliva e excrementos do inseto. Os sintomas são os mesmos para os três tipos de piolhos.
O tratamento da pediculose deve ser prescrito por um médico dermatologista, pediatra ou clínico geral. Pode ser receitado shampoo deltametrina 0,2 mg/mL, deixando-o agir por 10 minutos e repetindo o processo por 4 dias. Após cada lavagem é importante passar um pente fino. Também pode ser receitado loção permetrina 5% que pode ser utilizado em qualquer parte do corpo e deve deixá-lo agir por cerca de 10 minutos. Após sete dias é importante passar novamente a loção na região afetada. Para auxiliar no controle dos piolhos pode ser receitado o antiparasitário ivermectina. O médico também pode receitar remédios caseiros, como vinagre, fubá, arruda ou óleos essenciais para reforçar o tratamento.
Tifo
Tifo é o nome comum de várias doenças infectocontagiosas agudas causadas pela bactéria do gênero Rickettsias. A maioria dessas bactérias se desenvolvem em um reservatório animal e é transmitida ao ser humano através da picada de insetos infectados (piolhos do corpo, pulga dos ratos e carrapatos) ou contaminação através de suas fezes. No corpo humano, as bactérias se proliferam nas células endoteliais dos pequenos vasos sanguíneos e podem provocar graves lesões, muitas vezes irreversíveis. Os tipos mais comuns de tifo são o tifo epidêmico ou exantemático que é transmitido pelo piolho do corpo humano e o tifo epidêmico ou murino que é transmitido pela pulga do rato.
Os sintomas mais comuns da doença são: dor de cabeça constante e intensa, febre alta e prolongada, muito cansaço, e erupções e manchas pelo corpo. Entre 7 e 14 dias após a picada do piolho de corpo ou pulga começam a aparecer os sintomas mais fracos e entre 4 e 6 dias os sintomas começam a se tornar mais intensos e afetar a pele.
O tratamento dos dois tipos de tifo são a base de antibióticos, normalmente clorafenicol e tetraciclina. Também podem ser receitados medicamentos para suporte a fim de aliviar os sintomas da doença. Na fase grave da doença pode ser necessário o uso de cortiscosteroides.
Febre das trincheiras
Febre das trincheiras é uma doença causada pela bactéria Bartonella quintana e transmitida para o ser humano através do piolho humano (Pediculus humanus) ou por lesões na pele. A doença recebe esse nome porque durante a primeira e segunda guerras mundiais ocorreram terríveis pandemias. A bactéria adentra hemácias e células endoteliais onde se aloja temporariamente e fica protegida pelo sistema imune. Ao começar a se multiplicar no interior das células endoteliais, citocinas pró-inflamatórias são ativados, suprimindo a apoptose, aumenta a proliferação vascular.
Entre 3 a 35 dias após um período de incubação, iniciam os sintomas da febre das trincheiras com febre, fraqueza, tontura, cefaleia (dor atrás dos olhos), dores intensas nas costas e nas pernas, e congestão conjutival. A febre pode chegar a 40,5ºC e dura de 5 a 6 dias. Em alguns casos pode ocorrer exantema maculopapular transitório, hepatomegalia, esplenomegalia endocardite. Após 10 anos da contaminação, é comum aparecer recidivas.
O tratamento da doença é feito por meio dos antibióticos doxiciclina e cefalosporina. Os antibióticos podem trazer alivio permanente dos sintomas, mas podem exigir uso a longo prazo em pessoas com resistência da bactéria. Também pode ser utilizado medicamentos antiparasitários para eliminar os piolhos do corpo. A maiorias das pessoas se recuperam com dois meses (talvez ocorra recaídas), porém a doença se torna crônica em poucos casos.
Febre recorrente
A febre recorrente recebe esse nome devido a ser uma doença febril recorrente causada por várias espécies de espiroquetas Borrelia e transmitida por piolhos (forma epidêmica) ou carrapatos (forma endêmica). A doença febre recorrente transmitida por piolhos é endêmica no nordeste da África e recentemente foi diagnosticada na Europa em refugiados de países africanos. O piolho é infectado ao se alimentar de um paciente febril e não transmite a bactéria B. recurrentis através da saliva ou fezes. A transmissão ocorre quando o piolho é esmagado em um novo hospedeiro (ser humano) e assim as bactérias são liberadas e entram na pele por meio de picadas ou lesões; as bactérias também conseguem penetrar mucosas e pele saudáveis. Piolhos intactos não transmitem doenças.
Os sintomas mais comuns da doença são: febre, dor de cabeça, calafrios ou tremores, dores musculares e articulares, e náusea. O período de incubação ocorre em sete dias, mas pode variar de dois a 18 dias. Gestantes correm risco de perder o bebê e também de contrair doenças mais graves. Na África, a taxa de mortalidade da doença varia entre 30 a 70%.
O tratamento da febre recorrente transmitida por piolho é feito por meio de uma dose única de 500mg de tetraciclina ou eritromicina, também uma dose única de 200mg de doxiciclina ou uma única dose IM de procaína penicilina G 400.000 a 800.000 unidades é eficaz. Crianças menores de 8 anos recebem estolato de eritromicina 10 mg/kg via oral três vezes ao dia. Em caso de cefaleia intensa, o médico pode receitar paracetamol com oxicodona ou hidrocodona. Em caso de náuseas e vômitos, o médico deve receitar proclorperazina de 5 a 10 mg via oral ou IM de uma a quatro vezes ao dia.
A importância da dedetização de piolhos
O piolho mais comum existente é o piolho de cabeça, somente esse piolho já um motivo de realizar a dedetização, porém o foco da dedetização são piolhos de corpo, pois não dedetizamos pessoas ou animais e sim o ambiente.
Piolhos de cabeça podem causar coceira intensa no couro cabeludo, feridas causadas pela coceira, marcas deixadas pelas picadas, ínguas, infecções secundárias, urticárias, infecção bacteriana, queimação, irritação nos olhos e até mesmo os piolhos infestarem os cílios.
Especialmente os piolhos de corpo causam muita coceira, vermelhidão e irritação no ser humano.
Além desses problemas que tiram a paz de qualquer um, os piolhos podem causar doenças, como as que citamos no parágrafo acima.
É imprescindível dedetizar o imóvel e estofados para você voltar ter uma vida em paz e ficar livre de doenças.
Sinais de piolhos
Infestação de piolhos podem não apresentar sintomas em um primeiro momento, mas conforme a infestação vai aumentando, o que ocorre geralmente entre 4 a 6 semanas, o sinal mais comum é a coceira causada pela reação alérgica à picada do piolho de cabeça, corpo ou pubiano.
Piolho de cabeça não é muito simples visualizá-los. É mais fácil visualizar as lêndeas do que propriamente os piolhos. As lêndeas ficam grudadas aos fios do cabelo bem próximas a raiz do cabelo.
Piolhos de corpo geralmente causam minúsculos buracos avermelhados na pele na região do ombro, nádegas, costas e barriga.
Piolhos pubianos geralmente causam pontos azulados na virilha ou no local da infestação. Os piolhos pubianos são mais fáceis de localizar do que os piolhos de cabeça devido a região ser menor e com menos pelos do que a cabeça.
Ricos de um local com piolhos
Piolhos além de causarem muitos incômodos, podem causar doenças.
- Coceira intensa;
- Irritabilidade;
- Noites mal dormidas;
- vermelhidão;
- Infecções;
- Ínguas;
- Urticárias;
- Queimação;
- Irritação nos olhos;
- Pediculose;
- Tifo;
- Febre das trincheiras;
- Febre recorrente.
Periodicidade da dedetização de piolhos
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de piolhos na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade exata para realizar a dedetização contra piolhos. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação e tipo de edificação.
Geralmente somente uma aplicação resolverá o problema dos piolhos, sendo assim não irá precisar de outras aplicações para resolver seu problema com piolhos.
Porém, se o local estiver com uma infestação muito alta e tenha um alto fluxo de pessoas com maus hábitos higiênicos recomendamos aplicações quinzenais.
Caso a infestação esteja alta, mas não tenha acesso de pessoas com maus hábitos de higiene, recomendamos uma periodicidade mensal.
Uma dedetização trimestral é recomendada em casos recorrentes que piolhos em um imóvel para sempre manter o controle efetivo.
Agora se você nunca teve problemas com piolhos e está tendo esse problema pela primeira vez e o imóvel esteja com baixa infestação, recomendamos uma dedetização preventiva a cada seis meses.
Evite piolhos em seu imóvel
Com medidas preventivas é possível evitar uma infestação de piolhos em sua casa.
- Não compartilhe objetos de usos pessoais, como pentes, escovas, bonés, entre outros;
- Evite contato direto com outras cabeças;
- Evite aglomerações;
- Lave roupas e brinquedos com água a 60ºC;
- Mantenha higiene no corpo, roupas, roupas de cama e cabelo;
- Inspecione regularmente os cabelos, principalmente de crianças;
- Não tenha contato com pessoas infectadas;
- Ferva roupas de doações;
- Em crianças em idade escolar passe pente fino de aço com frequência;
- Ao dormir em hotéis, motéis ou pousadas, fique atento à possíveis insetos nesses locais.
Dicas caseiras para acabar com piolhos
Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com os piolhos da sua casa, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir que você terá êxito no controle dos piolhos da sua casa. Caso continue tendo problemas com piolhos, recomendamos que chame uma empresa especializada em dedetização de piolhos para resolver seu problema de forma profissional.
Chá de arruda
Você irá precisar de folhas de arruda, água fervente, caneca com tampa, coador, toalha, pente fino, shampoo e condicionador.
Em uma caneca com 1 litro de água fervente, adicione 40g de folhas de arruda, em seguida deixe descansar por 10 minutos, tampe, deixe amornar e coe o chá. Após o chá estar coado e morno, derrame o líquido diretamente no cabelo, em seguida enrole o cabelo em uma toalha e deixe agir por 30 minutos. Por fim, lave os cabelos com shampoo, aplique condicionador, não enxágue e passe pente fino no cabelo.
O chá deve ser aplicado no cabelo molhado. Além de eliminar os piolhos, acalmará a coceira da cabeça.
Citronela
Você irá precisar de glicerina líquida, tintura de citronela, álcool, água, pente fino, shampoo, condicionador e borrifador.
Diretamente no borrifador adicione 150ml de glicerina líquida, 150ml de tintura de citronela, 350ml de água e 350ml de álcool, em seguida mexa tudo e borrife no cabelo diariamente. Deixe agir por alguns minutos e passe o o pente fino. Por fim, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.
A citronela é muito utilizada como repelente contra insetos.
Óleos essenciais
Você irá precisar de óleo de coco, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de hortelã-pimenta, óleo essencial de eucalipto, pente fino, borrifador, shampoo e condicionador.
Em um borrifador adicione 50ml de óleo de coco, 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, 2 a 3 gotas de óleo essencial de eucalipto, em seguida mexa e aplique no cabelo, deixe agir por 20 minutos e por fim passe pente fino no cabelo. Ao finalizar, lave o cabelo com condicionador e shampoo.
Os óleos podem ser aplicados entre duas a três vezes por dia. Óleos essenciais irão matar as lêndeas e os piolhos.
Álcool canforado
Você irá precisar de álcool, cânfora e borrifador.
Em borrifador despeje álcool e pedaços de cânfora, depois deixe o produto curtir por um dia ou mais e por fim é só borrifar em todo o cabelo.
Você também pode comprar álcool canforado pronto em farmácias.
Vinagre
Você irá precisar de vinagre, água morna, vasilha, vinagre de maçã, touca, borrifador e shampoo.
Em uma vasilha, adicione 1 copo de vinagre de maçã e 1 copo de água morna, mexa tudo e despeje a mistura em um borrifador, depois é só borrifar em todo o cabelo e cobrir com uma touca durante 30 minutos. Após os trinta minutos lave o cabelo normalmente com shampoo.
Não passe vinagre puro na cabeça, pois causa irritação na pele. Evite este método caso sua cabeça apresente feridas ou machucados.
Lavar roupa em água fervente
Você irá precisar de água fervente, máquina de lavar ou panela.
Diretamente na máquina de lavar adicione água fervente acima de 60ºC e coloque todas as roupas da pessoa infectada e por fim deixe as roupas por alguns minutos na água até removê-las.
Você também pode adicionar as roupas em uma panela com água fervente de 60ºC.
Precificação da dedetização de piolhos
Qual o preço da dedetização de piolhos?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra piolhos não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de piolhos irá variar de acordo com o grau de infestação, área total do imóvel, se há a necessidade de dedetizar móveis e estofados, e espécie de piolho.
O valor de uma dedetização contra piolhos somente no imóvel é menor do que quando há a necessidade de também dedetizar móveis e estofados, porém não é um aumento significativo, desde que não seja um número alto de móveis estofados.
Lembre-se que dedetização de piolho não é um gasto extra que você vai ter. Piolhos além de causarem muitos incômodos, também são vetores de doenças.
Melhor horário para realizar a dedetização de piolhos
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de piolhos? Existe um melhor horário para dedetizar piolhos?
Não existe um horário correto para realizar a dedetização de piolhos. A dedetização pode ser realizada em qualquer horário de acordo com a disponibilidade do cliente e nós somos bem flexíveis quanto à dias e horários, pois trabalhamos 24h.
No entanto, é importante que o cliente siga todas as recomendações técnicas a fim de ter uma boa eficácia da dedetização e principalmente evitar intoxicações.
Geralmente os clientes residenciais costumam realizar a dedetização no primeiro horário quando as pessoas saem para suas obrigações diárias e ao retornarem no final do dia poderão dormir no imóvel sem riscos.
Imóveis comerciais e empresas costumam realizar a dedetização no final do expediente ou aos finais de semana porque assim não terá colaboradores no imóvel e não terá risco de intoxicações.
Recomendamos que empresas fique sem pessoas por no mínimo seis horas e residências que possuam crianças, idosos ou pets fique sem ninguém por no mínimo dez horas.
Processo de dedetização de piolhos
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de piolhos fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, grau de infestação, espécie de piolho, e se deseja dedetizar móveis e estofados também. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento correto ao cliente.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim precificarmos corretamente a dedetização.
No dia visita técnica, o técnico chegará ao imóvel, verificará o local indicado pelo cliente com maior incidência de piolhos, verificará a espécie de piolho e fará a medição do imóvel. Em seguida o técnico poderá passar o valor da dedetização ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento para nosso escritório que poderá enviar para o cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da dedetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, o técnico vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada.
Dedetização finalizada, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la, e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu imóvel está livre dos piolhos, mas lembre-se que é importante manter medidas preventivas e caso seja necessário, ferva roupas com temperatura acima de 60ºC.
Dedetização de piolhos profissional
A dedetização de contra piolhos é feita através de nebulização.
Nebulização é uma metodologia utilizada para controle de insetos vetores, pequenos e também ajuda a controlar insetos rasteiros como baratas e formigas.
A nebulização pode ser feita em qualquer tipo de ambiente, desde que o cliente siga as orientações técnicas, mas por ter um longo alcance geralmente a nebulização é feita em grandes ambientes como galpões, garagens e áreas externas.
Com grande poder de cobertura, a nebulização transforma inseticidas em micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre superfícies e entram em frestas e buracos fazendo com que o inseticida paire no ar por um longo período de tempo.
Quanto mais leve as micropartículas mais tempo de deposição delas sobre as frestas e superfícies fazendo com que o inseticida em contato com o ambiente se prolongue proporcionando mais tempo de ação.
Como já dissemos anteriormente, essa metodologia não apresenta efeito residual e sim efeito de choque atingindo somente os insetos adultos. Os ovos podem sim ser atingidos, mas não é garantido que os filhotes morrerão, por isso a importância de renovar a nebulização a cada 30 dias até encerrar o processo de procriação dos piolhos.
Importante salientarmos que não dedetização piolhos no ser humano ou animais, dedetizamos somente o ambiente. Em caso de infestação em pessoas recomendamos a consulta de um médico dermatologista e em caso de infestação de piolhos em animais, recomendamos a consulta de um médico veterinário.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de piolhos, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com piolhos em sua casa ou empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de piolhos. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.