Dedetização de Piolho de Galinhas
Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de piolho de galinhas em todo o estado de SP.
Piolho de galinha
Conhecidos popularmente como piolhos de galinhas, na verdade essas pragas não são insetos e sim artrópodes (ácaros) pertencentes à classe dos aracnídeos, assim como as aranhas, carrapatos e escorpiões. O piolho de galinha pode se hospedar em pelo menos 30 espécies de aves, entre elas as galinhas, pombos, pardais, entre aves silvestres e domésticas.
O tamanho do piolho de galinha é minúsculo, medindo cerca de 1mm e sua coloração varia de acinzentado a avermelhado após se alimentar do sangue do hospedeiro.
As espécies mais comuns de ácaros das aves são: Dermanyssus gallinae, Ornithonyssus sylviarum e Ornithonyssus bursa.
Dermanyssus gallinae
Dermanyssus gallinae também conhecido como piolho de galinha é um ácaro parasita de aves muito comum em galinhas que mede cerca de 1mm, cosmopolita e coloração avermelhada quando cheio de sangue. Esses ácaros parasitam galinhas, pombos, perus, pássaros em cativeiro e etc. Uma praga com grande importância para a avicultura que pode causar dermatite.
Ornithonyssus sylviarum
O Ornithonyssus sylviarum é bastante semelhante ao Dermanyssus gallinae, também conhecido como ácaro das aves do norte é um ectoparasita hematófago de aves. Infestam principalmente galinhas poedeiras, o que resulta em redução da produção de ovos e eficiência da conversão alimentar, podendo levar as aves à anemia ou até mesmo à morte. Embora prefiram se hospedar em aves selvagens, também podem se hospedar em aves domésticas. O Ornithonyssus sylviarum está presente na América do Norte, Brasil, Austrália e China.
Ornithonyssus bursa
O ácaro Ornithonyssus bursa também conhecido como ácaro das aves tropicais, é um parasita de pássaros que vivem em suas asas. O ácaro Ornithonyssus bursa tem hábitos diurnos, enquanto o ácaro Ornithonyssus sylviarum têm hábitos noturnos. O ácaro Ornithonyssus bursa possui quatro pares de pernas (três na placa esternal), já na sua extremidade posterior seu corpo estreita ligeiramente, o que o diferencia do ácaro Ornithonyssus sylviarum, cuja sua extremidade superior se estreita consideravelmente e possui apenas dois pares de pernas na sua placa esternal.
Habitat
Os piolhos de galinhas não vivem nas aves, se hospedam nas aves apenas para se alimentar, o que acontece principalmente à noite.
Durante o dia os ácaros vivem em colônias e habitam ninhos, rachaduras, frestas, fendas, acúmulo de sujidades e etc.
Alimentação
Piolhos de galinhas são ectoparasitas hematófagos, ou seja, se alimentam do sangue do hospedeiro, que geralmente são aves domésticas e selvagens, mas também podem se alimentar até de humanos.
Os ácaros se alimentam do sangue do seu hospedeiro entre 30 e 60 minutos e depois retornam ao seu esconderijo para digerir o alimento ingerido.
Ciclo de vida
Os piolhos de galinhas passam por metamorfose completa com cinco fases: ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto (três últimas fases hematófagas).
O ciclo de vida completo de um piolho de galinha leva cerca de duas semanas, mas sob condições climáticas ideais (35°C e umidade relativa acima de 70%) pode acorrer em até uma semana.
Doenças transmitidas por piolho de galinhas
Piolho de galinha pode transmitir dermatite ao ser humano, embora não seja uma doença grave, causa muito incômodo para as pessoas, principalmente crianças.
Ao contrário das aves, a dermatite não causa anemia e muito menos morte em seres humanos.
Dermatite
A dermatite é uma inflamação das camadas superficiais da pele que pode surgir em diferentes partes do corpo. Dermatite é um nome amplo para diversos distúrbios que causam vermelhidão e prurido na pele. Dermatite atópica também é chamada de eczema. Infecções cutâneas e infecções fúngicas não são classificadas como dermatite. Muitas coisas podem ser a causa da dermatite, entre elas estão: pele seca; contato com substâncias ou tecidos que causam alergias; drogas; efeito coletareis de medicamentos; má circulação do sangue.
Os principais sintomas da dermatite são: vermelhidão, descamação, prurido, inchaço, exsudação e bolhas. Na dermatite crônica o paciente também pode apresentar espessamento da pele ou liquenificação. Qualquer tipo de dermatite pode ter seus sintomas piorados devido à infecções.
O tratamento da dermatite irá depender do tipo de dermatite. No geral, o tratamento da dermatite o médico dermatologista pode receitar pomadas e cremes com corticoide, anti-histamínicos, com zinco ou ureia. Medicamentos orais e shampoos também pode ser receitados. Para evitar novas dermatites e agravar o problema. É importante evitar o contato com a substância que causou a dermatite, não tomar banhos quentes demais e não utilizar cosméticos e perfumes com cheiros fortes.
Não existem registros de outros tipos de doenças causadas por piolhos de galinhas.
A importância da dedetização de piolho de galinhas
Piolho de galinhas são aracnídeos muito incômodos à pessoas e nas aves podem causar problemas graves.
Piolhos de galinhas podem causar problemas graves de saúde às galinhas, desde queda de penas, inflamação na pele, prurido, até anemia à morte.
Os artrópodes podem fazer com que a produção dos ovos de galinhas poedeiras possa sofrer queda, mortalidade de galinhas e consequentemente prejuízos econômicos para produtores rurais.
Em seres humanos, piolho de galinha pode causar vermelhidão, prurido, descamação e edema resultando em dermatite. Caso a coceira esteja muita intensa poderá causar infecção na pele.
A dedetização de piolho de galinhas é muito importante, pois somente através da dedetização especifica contra os ácaros, você ficará livre deles.
Sinais de piolho de galinhas em seu imóvel
Apesar de não ser um animal microscópico, provavelmente não será visualizando os aracnídeos que você irá identificar a presença deles no ambiente.
O sinal mais claro da presença de piolho de galinha é após sentir a picada do ácaro com lesão vermelha e irritada na pele e prurido, que pode ser localizado ou disseminado em todo o corpo com várias picadas.
Nas galinhas é possível identificar os ácaros com colônias no ventre e ao redor da cloaca da ave fazendo com que as penas dessas regiões fiquem escurecidas, mostrando um aspecto sujo das aves. As galinhas ainda apresentam comportamento estressado, perda de peso e queda na produção de ovos.
Piolho de galinhas são aracnídeos bem pequenos e difíceis de visualizar, mas é possível visualizá-los a olho nu. Os piolhos de galinhas fêmeas são maiores que os machos podendo chegar a 1mm e sua coloração varia entre amarelado a avermelhado após a ingestão de sangue.
Temperaturas elevadas e um galinheiro que não passa por limpeza periódica é muito provável que tenha piolhos de galinhas, então fique atento.
Riscos de um local com piolho de galinhas
Piolho de galinhas podem causar prejuízos para produtores rurais, além de doenças para as aves e humanos.
- Vermelhidão em humanos;
- Coceira intensa em humanos;
- Descamação em humanos;
- Edema em humanos;
- Dermatite em humanos;
- Queda de penas nas galinhas;
- Inflamação na pele das galinhas;
- Coceira nas galinhas;
- Anemia nas galinhas;
- Morte de galinhas;
- Irritabilidade em humanos e galinhas;
- Prejuízos à produtores rurais.
Periodicidade da dedetização de piolho de galinhas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de piolho de galinhas na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade correta para realizar a dedetização contra piolhos de galinhas. A periodicidade varia de acordo com o grau de infestação, asseio do galinheiro e quantidade de galinhas.
Locais com uma grande quantidade de galinhas e sem asseio periódico é bem provável que tenha infestação de piolhos de galinhas, então recomendamos uma periodicidade mensal.
Locais que apresentem esporadicamente piolhos de galinhas recomendamos que a dedetização seja trimestral.
Agora se você quer realizar dedetização preventiva recomendamos que a dedetização seja feita a cada seis meses.
A proliferação de piolho de galinha ocorre com maior frequência no verão, então as periodicidades recomendadas acima são de acordo com as condições ideais de reprodução dos ácaros.
Evite piolho de galinhas em seu imóvel
Com bons hábitos de higiene e medidas preventivas é possível evitar que seu imóvel e suas galinhas tenham a presença de piolhos de galinhas.
- Mantenha a limpeza periódica do galinheiro, das aves e do imóvel;
- Mantenha sempre atualizadas as vacinas das galinhas;
- Realize a desparasitação periódica;
- Monitore o ambiente e as galinhas com frequência para identificar precocemente possíveis infestações;
- Limpe com frequência tapetes e carpetes;
- Desinfete estruturas de acesso às galinhas;
- Vede acessos para evitar que pombos e outras aves tenham acesso ao galinheiro e imóvel;
- Utilize somente vestimentas e calçados desinfetados para ter acesso ao galinheiro;
- Isole galinhas infestadas para tratá-las.
Dicas caseiras para acabar com piolho de galinhas
Separamos algumas dicas caseiras para você tentar se livrar dos piolhos de galinhas, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir 100% de eficácia no controle dos artrópodes. Caso você continue tendo problemas com os ácaros, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de piolho de galinha para resolver seu problema de forma profissional.
Banho de vinagre
Você irá precisar de vinagre, água e vasilha grande.
Em uma vasilha grande que caiba uma galinha, adicione água e vinagre, em seguida coloque a galinha dentro da vasilha com a água e o vinagre. Por fim, solte a galinha e deixe-a secar naturalmente.
O vinagre mata os ácaros adultos e não os ovos, por isso é necessário realizar o mesmo processo outras vezes até acabar o ciclo de vida dos artrópodes.
Água de vinagre
Você irá precisar de borrifador, água e vinagre.
Outra alternativa, caso não queira dar um banho na galinha, você poderá adicionar água e vinagre em um borrifador e borrifar diretamente nas aves.
Assim como o banho, o pulverizador também será necessário aplicar outras vezes.
Eucalipto
Você irá precisar de xícara, água, fogão, panela, folhas de eucalipto e borrifador.
Em uma panela adicione 1 xícara de água, aguarde ferver, após levantar fervura apague o fogo e adicione 5 folhas de eucalipto. Aguarde esfriar e em seguida borrife nas galinhas e no galinheiro.
Repita esse processo outras vezes até encerrar o ciclo de vida dos piolhos de galinhas.
Fumo de corda
Você irá precisar de fumo, álcool, água, borrifador.
No próprio recipiente do álcool ou outro recipiente com 1 litro de álcool, adicione 100g de fumo de corda partidos em pequenos pedaços e deixe a mistura descansar durante 3 dias. Após os 3 dias remova o fumo e a cada 250ml do líquido adicione 750ml de água, em seguida mexa bem e coloque a mistura em borrifador para borrifar diretamente nas galinhas e no galinheiro.
A mistura deve ser borrifada mais de uma vez e pode acabar com os piolhos em 5 dias.
Vassoura de fogo
Você irá precisar de um maçarico.
Com um maçarico a altura aproximada entre 20-30cm da superfície lance o fogo nos poleiros, ninhos, comedouros, bebedouros e em cada canto do galinheiro.
Lembre-se que você está lidando com botijão de gás e fogo, portanto utilize EPI’s e jamais lance o fogo sobre instalações elétricas e feche o botijão assim que terminar a varrição.
Precificação da dedetização de piolho de galinhas
Qual o preço da dedetização de piolho de galinhas?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra piolhos de galinhas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de piolho de galinhas irá variar de acordo com o grau de infestação e área total do imóvel ou tamanho do local a ser tratado.
Locais com alta de infestação de piolho de galinhas o valor tende a ser maior se comparado à um local com baixa e média infestação devido à grande possibilidade de reaplicação e maior quantidade de praguicida a ser utilizado.
Lembre-se que a dedetização de piolho de galinhas não é um gasto extra que você vai ter. A dedetização vai te deixar livre de dermatites e prejuízos econômicos no seu galinheiro.
Melhor horário para realizar a dedetização de piolho de galinhas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de piolho de galinhas? Existe um melhor horário para dedetizar piolho de galinhas?
Piolhos de galinhas são aracnídeos com hábitos noturnos, logo o melhor horário para realizar a dedetização é à noite, mas essa não é uma regra a ser seguida, pois o praguicida que utilizamos possui efeito residual e com isso a dedetização terá eficácia por um período de tempo.
No entanto, é importante seguir corretamente as orientações técnicas antes e após a dedetização para evitar intoxicações e termos uma boa eficácia da dedetização.
Em imóveis que tenham pets, crianças ou idosos é necessário ficar ausente por no mínimo dez horas após a dedetização.
Em imóveis que não tenham pets, idosos ou crianças recomendamos que o imóvel fique sem pessoas por no mínimo seis horas.
Para dedetizar galinheiros é necessário o ambiente estar sem galinhas ou qualquer outro pet dentro ou nas proximidades do ambiente, pois não dedetizamos animais em hipótese alguma.
Processo de dedetização de piolho de galinhas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de piolho de galinhas fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel ou tamanho da área a ser dedetizada, se tem galinhas no imóvel e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações já perfeitamente possível passarmos um orçamento correto ao cliente.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários e assim precificarmos corretamente.
No dia da vistoria técnica, o técnico chega ao local, verifica o local que o cliente mostrar e verifica se há a presença de novos focos e em seguida poderá passar o orçamento ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o valor ao nosso escritório que poderá enviar via WhatsApp ou formalizado por e-mail para o cliente.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da execução do serviço, o técnico chegará ao local e verificará se o local realmente está apto para a aplicação de produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada do imóvel.
Ao término da dedetização, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu imóvel está livre de piolhos dos galinhas, pelo menos por um período de tempo. Lembre-se de manter medidas preventivas contra os aracnídeos para que tenha um controle realmente efetivo.
Dedetização de piolho de galinhas profissional
A dedetização de contra piolhos de galinhas é feita através de nebulização.
Nebulização é uma metodologia utilizada para controle de insetos vetores, pequenos e também ajuda a controlar insetos rasteiros como baratas e formigas.
A nebulização pode ser feita em qualquer tipo de ambiente, desde que o cliente siga as orientações técnicas, mas por ter um longo alcance geralmente a nebulização é feita em grandes ambientes como galpões, garagens e áreas externas.
Com grande poder de cobertura, a nebulização transforma inseticidas em micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre superfícies e entram em frestas e buracos fazendo com que o inseticida paire no ar por um longo período de tempo.
Quanto mais leve as micropartículas mais tempo de deposição delas sobre as frestas e superfícies fazendo com que o inseticida em contato com o ambiente se prolongue proporcionando mais tempo de ação.
Como já dissemos anteriormente, essa metodologia não apresenta efeito residual e sim efeito de choque atingindo somente os insetos adultos. Os ovos podem sim ser atingidos, mas não é garantido que os filhotes morrerão, por isso a importância de renovar a nebulização a cada 30 dias até encerrar o processo de procriação de piolho de galinhas.
Importante salientarmos que não dedetizamos galinhas, somente o ambiente. Em caso de infestação nas aves, recomendamos que consulte um médico veterinário para que realize um tratamento correto e sem riscos para as aves.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de piolho de galinhas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com piolhos de galinhas, entre em contato conosco e nos solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.