Dedetização de Moscas
Com uma equipe técnica altamente qualificada, os melhores equipamentos do mercado e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de moscas em todo o estado de SP.
Mosca doméstica
A mosca doméstica ou mosca de casa são os nomes comuns da Musca domestica que pertence a espécie de díptero braquícero e família Muscidae.
Mosca doméstica é a espécie mais comum em todo o mundo, pois se adapta muito bem em qualquer ambiente, com exceção dos polos.
As moscas adultas medem de 5 a 8mm de comprimento, possuem coloração acinzentada no tórax com 4 linhas longitudinais no dorso, parte inferior do abdômen apresentam coloração amarelada, duas asas funcionais com outro par convertido em halteres que estabilizam o voo, corpos cobertos por pelos e possuem olhos compostos de coloração avermelhada. As moscas fêmeas são maiores que os machos e possuem um espaçamento maior entre os olhos.
Habitat
Moscas são insetos com hábitos diurnos e são atraídas por ambientes úmidos, quentes e com alimentos expostos.
Costumam descansar à noite pousadas nas paredes, tetos e pisos (superfícies horizontais).
Moscas domésticas são facilmente adaptadas em qualquer ambiente. Com isso, passeiam por lugares totalmente sujos como lixos, lixões, bueiros, matéria orgânica em decomposição e qualquer tipo de detrito.
Costumam repousar em corpos cilíndricos horizontais e verticais como fios, arames, canos, quinas arredondadas de paredes e etc. Não gostam de ambientes com ventos fortes e já foi visto que têm preferência pelas cores vermelhas e amarelo combinadas que é a cor das feridas de animais. Em noites quentes gostam de cores ultravioletas e azuis.
Alimentação
A mosca doméstica é uma espécie não-hematófaga, ou seja, não se alimenta de sangue.
A ingestão dos alimentos é feita através de uma tromba flexível que serve para se alimentar de líquidos e semilíquidos. Quando o alimento é rígido a mosca regurgita sua saliva enzimática que é utilizada para liquefazer alimentos sólidos.
A dieta da mosca doméstica inclui excrementos, fezes, resíduos, escarros, secreções, produtos animais e vegetais em decomposição e açúcar, entre outros.
Ciclo de vida
O ciclo de vida das moscas passa por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
A cada postura uma fêmea deposita de 150 a 200 ovos com 1,2 mm de comprimento em carcaças de animais, fossas, lixos, entre outros locais que possuem matérias orgânicas em decomposição.
Cerca de 24h após a postura nascem as larvas com coloração pálida, comprimento de 3 a 9mm que nada mais são do que verminoses, se movimentam bastante, não gostam de luz e se alimentam constantemente e ficam agrupadas.
Em torno de 5 a 8 dias as larvas saem da matéria orgânica onde estavam agrupadas medindo cerca de 8mm, com coloração avermelhada ou castanho. A camada externa da pele das larvas enrijece formando uma casca que é o momento que começa a metamorfose para a fase a adulta denominado de pupário.
A fase pupa dura entre 4 e 5 dias. Nesta fase as moscas não se alimentam.
O tempo de vida de uma mosca doméstica no meio natural é de 25 a 30 dias.
Predadores
Entre os predadores das moscas domésticas estão aves, morcegos, sapos, lagartixas, libélulas, aranhas, entre outros animais se alimentam de moscas.
Doenças transmitidas por moscas domésticas
Segundo estudos, já foram encontrados cerca de 351 tipos de bactérias nas moscas domésticas que podem afetar o organismo humano causando infecções, intoxicações e até pneumonia.
Cólera
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimento contaminado pela bactéria Vibrio cholerae. A toxina prende nas paredes do intestino, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo humano.
A maior parte das pessoas que adquirem a doença não apresentam sintomas ou apresentam somente diarreia de forma leve. Em sua forma grave o paciente pode apresentar diarreia volumosa com fezes líquidas e acinzentadas; náuseas e vômitos; febre; dores e cólicas abdominais; desidratação; letargia; pele seca; muita sede; pressão baixa e cãibras.
O tratamento da cólera é feito por meio de reposição do líquido perdido na diarreia e vômito com soluções de açúcares, sais minerais e água ingeridos em grande quantidade. O médico também pode receitar antibiótico para matar a bactéria causadora da cólera. No estado grave da doença a reposição deve ser de forma intravenosa combinada com antibióticos.
Menos de 1% dos pacientes tratados vão à óbito, porém se não houver a reposição de nutrientes o paciente pode ir à óbito.
Conjuntivite
Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente e fina que reveste a parte frontal do olho, a parte branca dos olhos, e o interior dos olhos). Costuma atingir os dois olhos e geralmente dura de uma semana a 15 dias. A doença pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e cloro de piscinas, e também por vírus e bactérias. A conjuntivite transmitida por vírus e bactérias é contagiosa.
Os sintomas mais comuns da conjuntivite são: vermelhidão ou lacrimejamento; coceira acentuada; sensação de areia nos olhos; ardência constante; inchaço nas pálpebras; sensibilidade à luz; visão embaçada; olhos grudados ao acordar; secreção esbranquiçada ou amarelada.
O tratamento da conjuntivite varia de acordo com o agente causador. Na conjuntivite viral não existe tratamento específico. Na conjuntivite bacteriana o tratamento consiste em lavar os olhos frequentemente; fazer compressas com água gelada, filtrada e fervida com soro fisiológico; uso de colírios antibióticos prescritos por um médico oftalmologista.
Muito cuidado ao compartilhar toalhas ou objetos pessoais com outras pessoas, pois a conjuntivite é altamente contagiosa.
Disenteria
Disenteria bacteriana é uma infecção intestinal causada pela bactéria da família Shigella. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes; má higiene das mãos; viagem para lugares que não possuem saneamento básico e prática de sexo anal.
Os sintomas da disenteria demoram de 3 a 7 para aparecer geralmente com sangue e muco nas fezes, porém pode vir acompanhada de outros sintomas como febre alta, pus nas fezes, urgência para defecar, náuseas e vômitos (podem conter sangue), dor ou cólicas abdominais, cansaço, cefaleia e falta de apetite.
O tratamento da disenteria leve deve ser feita apenas com a reposição dos líquidos ingerindo muita água e soro de reidratação oral. Na forma mais grave da doença o médico poderá receitar antibióticos e microbióticos, soro intravenoso e analgésico para aliviar dores e febre.
Gastroenterite
Gastroenterite é a inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos grosso e delgado. A transmissão é feita ao ingerir alimentos ou água contaminados com bactérias e vírus como a Salmonella, o rotavírus, o E. colli e o Adenovírus. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa também. A gastroenterite é mais comum em crianças de até 3 anos de idade.
Os principais sintomas da gastroenterite são: diarreia intensa e repentina; fezes moles com a presença de sangue ou muco; vômitos frequentes; dor de barriga; cólicas abdominais; náuseas; vômitos; mal-estar; febre leve; dor de cabeça e perda do apetite.
O tratamento da gastroenterite na maioria dos casos é apenas de suporte com muita reidratação. Em caso de gastroenterite causada por bactérias ou parasitas é indicado o uso de antibióticos e remédios antiparasitários para promover uma melhora permanente.
Salmonelose
Salmonelose é uma bactéria da família Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar, infecções e até morte. A bactéria possui duas espécies que causam doenças, a S. enterica e S. bongori. Salmonella enterica tem a maior relevância e é composta por seis subespécies (S. enterica subsp. entérica, S. enterica subsp. salamae, S. enterica subsp. arizonae, S. enterica subsp. diarizonae, S. enterica subsp houtenae, S. enterica subsp. indica). A contaminação da doença se dá quando a pessoa ingere alimentos que estejam contaminados com a bactéria, como carnes em geral, principalmente carne de aves, ovos, leite não pasteurizado e seus derivados e a água.
Os sintomas costumam aparecer de 6 e 72 horas após a ingestão do alimento contaminado. Os sintomas da salmonelose são: diarreia; vômitos; febre moderada; dor abdominal; mal estar geral; cansaço; perda de apetite; calafrios. A doença é mais grave em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico frágil.
O tratamento da salmonelose na maioria dos casos é feito apenas com repouso e ingestão de água. Em casos mais graves a reposição eletrolítica e reidratação é indicada. Casos leves e moderados da doença não são indicados o uso de antibióticos, porém idosos, crianças e pessoas imunocomprometidos caso a infecção saia do intestino para outros órgãos podem fazer o uso de antibióticos.
Tuberculose
A tuberculose é doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (Dr. Robert Koch, descobridor da doença). A transmissão da doença se dá por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose. A tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados.
O principal sintoma da tuberculose é uma tosse seca com mais de três semanas e também febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Caso apresente tosse por mais de três semanas procure um atendimento médico para investigação da causa e caso dê positivo iniciar o tratamento o mais rápido possível.
O tratamento da tuberculose é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. O tratamento é eficaz, mas deve ser feito sem interrupções. Por essa razão o paciente é acompanhado por médicos, enfermeiros, assistentes socais e visitadores no regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO) em que os profissionais de saúde acompanham o correto uso dos medicamentos. O tratamento mal feito pode fazer com que a doença se torne resistente aos medicamentos resultando em um tratamento muito mais complicado.
Febre tifoide
A febre tifoide é uma doença sistêmica provocada por bactérias Salmonella enterica Gram-negativas do sorotipo Typhi (S. Typhi). A doença atinge principalmente países com baixos níveis socioeconômicos e é transmitida por meio de ingestão de alimentos ou água contaminados com a bactéria e também contato com as fezes e urina de pessoas que estejam contaminadas com a Salmonella enterica typhi.
O período de incubação da febre tifoide varia de 8 a 14 dias. Os principais sintomas da doença são: febre alta, dores de cabeça, mal-estar, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia e tosse seca.
O tratamento da doença deve ser feito com o uso de antibióticos e reidratação. São raros os casos que o paciente necessita de internação para hidratação e uso de antibióticos venoso. Caso o paciente não tenha o tratamento adequado, ele tem o risco de ir à óbito em até 15% dos casos.
A importância da dedetização de moscas
Ninguém gosta de conviver em um local com moscas, não é mesmo? Moscas domésticas são muito comuns em residências e ambientes comerciais, principalmente do ramo alimentício. A presença de moscas em um local transparece que o local não tem higiene alguma, mas muitas vezes o ambiente é higienizado e mesmo assim tem a presença de moscas.
Pelo fato das moscas depositarem seus ovos em locais com dejetos orgânicos e decomposição transportam muitos microorganismos prejudiciais à nossa saúde sendo importantes vetores de doenças bacterianas, virais, protozoárias e vermífugas.
Se em uma residência moscas já são um grande problema aos moradores, em ambientes comerciais que manipulam alimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e etc. o problema é ainda maior.
A fiscalização da vigilância sanitária e prefeitura nesses ambientes é rigorosa. Se houver algum indício de moscas no local, o local poderá ser multado e até mesmo interditado. Portanto, mantenha a dedetização de moscas em dia para não ter prejuízos com o seu negócio.
Sinais de moscas em seu imóvel
A maneira mais simples de identificar moscas domésticas em um determinado local é avistando elas voando nos arredores de alimentos e lixeiras.
Outro sinal bastante óbvio, mas que às vezes pode ser confundido com poeira ou fuligem são os pontos de fezes das moscas. Os pontinhos de fezes são pretos e bem pequenos e geralmente são encontrados em objetos ou locais que não apresentam muito uso ou limpeza como luminárias, tetos, superfícies de paredes, em cima de geladeiras, armários, entre outros.
Um outro sinal mais grave de alta infestação de moscas domésticas é encontrar larvas de moscas em áreas que contenham resíduos e deterioração de alimentos.
Moscas se reproduzem onde há oferta de resíduos e alimentos em decomposição, portanto se um local tem grande oferta desses itens pode ter certeza que as moscas domésticas estão presentes no ambiente.
Riscos de um local com moscas
Moscas domésticas são um grande problema em residências e ambientes comerciais que manipulam alimentos, principalmente no verão.
- Vetores de doenças bacterianas, virais, protozoárias e vermífugas;
- Incômodo no ambiente;
- Sem paz para se alimentar;
- Intoxicação de alimentos;
- Impressão de ambiente sujo;
- Em caso de ambientes comerciais, afugentar clientes;
- Multa e interdição de comércios.
Periodicidade da dedetização de moscas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de moscas na minha casa ou empresa?
Mosca se trata de um inseto vetor e insetos vetores no geral a periodicidade da dedetização tem que ser menor do que dedetização para insetos rasteiros pelo fato de que insetos rasteiros passam pela calda química que possui efeito residual no chão quando adentram em um determinado local. Já insetos vetores entram no ambiente voando, portanto a dedetização de moscas só irá atingir as moscas adultas que estão no local, enquanto os ovos que estiverem no local e outras moscas que entrarem voando a nebulização não terá efeito.
Dedetização contra insetos rasteiros recomendamos uma periodicidade mensal, porém essa periodicidade não é uma regra. Principalmente no verão as moscas se reproduzem com muita facilidade e a infestação costuma ser alta em ambientes comerciais que manipulam alimentos. Sendo assim, a dedetização de moscas pode ser feita quinzenalmente e até mesmo semanalmente.
As medidas preventivas contra as moscas impacta diretamente no grau de infestação de moscas em um ambiente.
Evite moscas em seu imóvel
É perfeitamente possível evitar infestação de moscas domésticas em seu imóvel com medidas preventivas de limpeza.
- Conserte vazamentos;
- Descarte o lixo no lixo, mantenha-o tampado e se possível o recolha todos os dias;
- Instale ventiladores e cortinas de ar;
- Instale telas em portas, janelas e demais buracos;
- Instale armadilha luminosa;
- Limpe todos os cantos da casa ou comércio com frequência;
- Mantenha a louça sempre lavada;
- Coloque alimentos em potes bem fechados;
- Coloque pano cobrindo bordas de panelas com alimentos;
- Alimentos sem utilizar coloque-os na geladeira tampados;
- Evite comprar muitas frutas de uma vez no calor;
- Jogue fora frutas moles;
- Jamais jogue restos de alimentos a céu aberto;
- Tampe alimentos de animais, não deixe exposto de forma alguma;
- Coloque o lixo para o caminhão da coleta somente uma hora antes da coleta;
- Lave diariamente locais que pets dormem;
- Solicite à prefeitura de seu município a canalização de córregos, poda de matos, limpeza de rios, canaletas, bueiros e bocas de lobo.
Dicas caseiras para acabar com moscas
Nós da Zet-Tec separamos algumas dicas caseiras para você acabar com moscas domésticas, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir que terá 100% de efeito. Caso o problema com moscas persista indicamos que você contrate uma empresa especializada em dedetização de moscas para resolver seu problema.
Vinagre
Você irá precisar de vinagre branco, água, pote, medidor, pano e rodo.
Em um pote adicione meio litro de água e meia garrafa de vinagre branco. Depois mexa tudo e passe pano nas mesas, janelas, bancadas, cadeiras, chão e etc.
Moscas não suportam o odor do vinagre.
Limão e cravo
Você irá precisar de limão, faca e cravo-da-índia.
Corte um limão ao meio, espete os cravos-da-índia nas duas metades do limão e deixe na cozinha para espantar as moscas.
Arruda, água e álcool
Você irá precisar de liquidificador, água, álcool, folhas de arruda, medidor, coador e borrifador.
No liquidificar adicione um litro de água, 250ml de álcool e folhas de arruda. Em seguida é só bater tudo e depois que a mistura estiver moída, coe e adicione em um borrifador.
No período vespertino borrife a mistura em toda a casa.
Cebola
Você irá precisar de cebola, faca e pires.
Corte uma cebola em rodelas, em seguida é só colocar as rodelas em um pires e colocar o pires na casa para espantar as moscas.
Manjericão
Você irá precisar de água, pote e folhas de manjericão.
Em um pote adicione água e em seguida amasse folhas de manjericão e adicione junto à água no pote. Coloque o pote com o manjericão e a água em um ponto que mais aparecem moscas.
Hortelã ou alecrim
Você irá precisar de um vaso com alecrim ou hortelã.
Compre um vaso com alecrim ou hortelã e deixe na cozinha, já que é o lugar que as moscas domésticas mais ficam.
Se comprar as duas plantas é melhor ainda.
Café
Você irá precisar de um pote que não derreta, pó de café e isqueiro.
Ache um pote em sua casa que não derreta, adicione pó de café no pote e ascenda o fogo no pó de café dentro da casa.
A fumaça irá espantar as moscas.
Garrafa pet
Você irá precisar de garrafa, serrinha, tinta preta, fogão, caneca, medidor, colher, açúcar mascavo e fermento biológico.
Com uma serrinha corte a garrafa ao meio e a pinte de preto, em seguida ferva um copo de água com duas colheres de açúcar mascavo e depois que a mistura esfriar adicione 1g de fermento biológico junto à mistura. Depois de pronto coloque tudo dentro da garrafa e perdure em um local que mais apresente moscas.
É importante trocar a garrafa e a mistura a cada três meses.
Incenso
Você irá precisar de isqueiro e incenso.
Sempre que possível e for necessário ascenda um incenso dentro de casa.
O cheiro forte e a fumaça as moscas odeiam e irão para longe da sua casa.
Eucalipto
Você irá precisar de vinagre, óleo de eucalipto e borrifador.
Em um borrifador adicione vinagre e óleo de eucalipto, mexa tudo e em seguida borrife por toda a casa.
Precificação da dedetização de moscas
Qual o preço da dedetização de moscas?
Não trabalhamos com valores tabelados para qualquer serviço de controle de pragas e logicamente com a dedetização de moscas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização moscas irá variar de acordo com a área total do imóvel, grau de infestação, tipo de edificação e se o cliente contratou apenas uma dedetização avulsa ou contrato anual com aplicações mensais.
Caso o cliente opte por fazer um contrato anual conosco para aplicações mensais terá o benefício do desconto no valor de cada aplicação se comparado à contratação de uma aplicação avulsa. Para ambientes comerciais nós indicamos sempre um contrato anual com monitoramento mensal.
Lembre-se que a dedetização de moscas não é um gasto a mais que você vai ter. A dedetização de moscas representa sossego, asseio e te deixa livre de contrair doenças.
Melhor horário para realizar a dedetização de moscas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de moscas? Existe um melhor horário para realizar a dedetização de moscas?
Já citamos anteriormente que moscas domésticas possuem hábitos diurnos. Sendo assim, recomendamos que a dedetização seja feita no período diurno independente do horário e de preferência em dias mais quentes, pois é quando as moscas estão sobrevoando atrás de alimentos.
Caso a dedetização seja realizada no lado interno do comércio, empresa ou residência é necessário o local ficar sem pessoas e pets por no mínimo seis horas. Porém, se a dedetização for somente no quintal onde não tem circulação de pessoas recomendados que pessoas e pets fiquem dentro de casa ou estabelecimento sem sair por no mínimo seis horas.
Não recomendamos que a dedetização contra as moscas seja feita em dias chuvosos e com ventania, pois a chuva irá lavar todo o produto aplicado e o vento pode dissipar o praguicida podendo ir para vizinhos e causar intoxicações.
Processo de dedetização de moscas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de moscas fazemos algumas perguntas a fim de entender a real necessidade do cliente como qual a área total do imóvel, qual o tipo de edificação e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações já é possível passarmos um orçamento correto.
No entanto, existem clientes que não conseguem nos passar essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificar o serviço.
Vistoria realizada, o técnico poderá passar o valor para o cliente na hora ou caso o cliente queira o técnico enviará o valor para nosso escritório que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento aprovado, combinamos com o cliente a data para o serviço, passamos orientações técnicas ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento e solicitamos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da execução do serviço, o técnico vistoria todo o local para verificar se realmente o ambiente está apto para receber a dedetização, e caso esteja tudo ok o técnico veste os EPI’s necessários para esse tipo de trabalho e inicia a dedetização através de nebulização.
Ao término do serviço o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será enviado por nosso escritório.
Pronto, seu lar está livre de moscas, mas por um curto período de tempo. A nebulização só atinge os insetos na fase adulta e os ovos ainda ficarão no local. Por isso, é necessário outras aplicações e principalmente medidas preventivas.
Dedetização de moscas profissional
A dedetização de moscas é feita através de termonebulização.
Em uma linguagem mais coloquial, a termonebulização se trata de um “fumacê” que é dispersado no ar e fica pairando no ar por mais tempo do que uma micropulverização.
Essa metodologia é indicada para insetos alados, mas também é utilizada para controlar insetos bem pequenos como pulgas e ácaros. Como há a presença de inseticida, ele acaba servindo para matar até insetos rasteiros como baratas e formigas, já que as gotículas irão cair no chão por onde os insetos passam.
Muito mais eficiente para alcançar longas distancias, cantos e alturas, é importante ressaltar que essa metodologia não apresenta efeito residual igual a maioria das dedetizações através de micropulverização.
Sua dispersão em ambientes fechados é lenta e prolongada. Já a dispersão em ambientes abertos que tocam a terra ou água é dispersado rapidamente causando alivio imediato e não prolongado.
Lembre-se que a dedetização é só uma das etapas do controle de pragas, é necessário medidas preventivas e muitas vezes outras aplicações para o controle total das moscas.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de moscas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está tendo problemas com moscas, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de moscas. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a dedetização.