Dedetização de Mariposa
Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de mariposa em todo o estado de SP.
Mariposa
Em algumas regiões chamadas de “bruxas”, mariposas são insetos pertencentes à ordem dos lepidópteros e da subordem dos heteróceros e com cerca de 200.000 espécies ao redor do mundo. Lepidópteros são insetos que possuem corpo divididos entre cabeça, abdômen e tórax, um par de antenas, olhos compostos, aparelho bucal sugador e dois pares de asas membranosas que são compostas por escamas.
Apesar da semelhança entre mariposas e borboletas, esses insetos se distinguem por algumas características, como por exemplo: borboletas são insetos de hábitos diurnos e mariposas são insetos de hábitos noturnos; borboletas possuem antenas finas e uma pequena esfera na ponta e mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com a espécie; mariposas quando pousam deixam suas asas abertas e as borboletas deixam suas asas fechadas na posição vertical; na fase lagarta a mariposa fica protegida por um casulo (pupa) e as borboletas não possuem essa proteção, se envolvem na própria seda.
Habitat
O habitat natural das mariposas é a natureza e não o interior de imóveis. As mariposas entram em um imóvel basicamente por dois fatores, alta oferta de alimento e luminosidade.
O habitat natural das mariposas são jardins, hortas, bosques, plantações e florestas. Portanto, se tem mariposas dentro do seu imóvel provavelmente tem uma grande oferta de alimentos dentro do imóvel ou arredores. Dentro de imóveis elas costumam ficar dentro de armários, paredes, rachaduras, frestas e fechaduras.
Alimentação
A alimentação da mariposa varia de acordo com a fase do seu ciclo de vida e espécie.
Grande parte das mariposas se alimentam de néctar de flores e frutas.
Nas regiões da África, Ásia e Madagascar existem espécies de mariposas que consomem lágrimas de cavalos, veados, crocodilos, pássaros, corvídeos, antílopes e etc.
A mariposa vampiro (Calyptra) tem um hábito particular de ser hematófaga, ou seja, se alimenta de sangue de animais vertebrados.
Enquanto existem outras espécies de mariposas que possuem o aparelho bucal atrofiado impossibilitando-as de se alimentarem. Elas vivem na fase adulta somente com a energia armazenada durante a fase larval.
Ciclo de vida
A mariposa passa por metamorfose completa incluindo 4 fases: ovo, larva ou lagarta, pupa ou crisálida e adulta.
O ciclo de vida de uma mariposa se inicia com a fêmea colocando seus ovos sobre plantas, porém elas também podem depositar seus ovos em outros locais que possam servir de alimento para as lagartas.
Após eclosão dos ovos, a mariposa passa para a fase lagarta (larva), sendo sua primeira refeição as cascas dos ovos e em seguida começam se alimentar da planta onde foram colocados os ovos. À medida que a lagarta cresce vai ficando sem a pele dura que encobre seu corpo até ficar totalmente sem a proteção. Essas mudanças de pele são chamadas de muda.
Após a última muda da lagarta ela se transforma em pupa. Em algumas espécies a fase pupa leva menos de uma semana e outras espécies pode levar meses. Nesta fase parece que o animal está morto, mas na realidade ela está bem viva apenas fazendo seu processo de metamorfose.
Ao sair da fase pupa para se tornar adulta, a mariposa racha a carapaça da pupa que encobre seu corpo com ar e contraindo seus músculos.
O ciclo de vida completo de uma mariposa é curto variando entre um a seis meses, dependendo da espécie. Na fase adulta a mariposa vive entre sete a dez dias.
Doenças transmitidas por mariposas
As mariposas possuem cerdas em seu corpo que se desprendem do corpo ao baterem asas e podem se disseminar através do vento e permanecerem na pele humana por dias ou semanas provocando dermatite na pele e conjuntivite nos olhos.
Dermatite
A dermatite é uma inflamação das camadas superficiais da pele que pode surgir em diferentes partes do corpo. Dermatite é um nome amplo para diversos distúrbios que causam vermelhidão e prurido na pele. Dermatite atópica também é chamada de eczema. Infecções cutâneas e infecções fúngicas não são classificadas como dermatite. Muitas coisas podem ser a causa da dermatite, entre elas estão: pele seca; contato com substâncias ou tecidos que causam alergias; drogas; efeito coletareis de medicamentos; má circulação do sangue.
Os principais sintomas da dermatite são: vermelhidão, descamação, prurido, inchaço, exsudação e bolhas. Na dermatite crônica o paciente também pode apresentar espessamento da pele ou liquenificação. Qualquer tipo de dermatite pode ter seus sintomas piorados devido à infecções.
O tratamento da dermatite irá depender do tipo de dermatite. No geral, o tratamento da dermatite o médico dermatologista pode receitar pomadas e cremes com corticoide, anti-histamínicos, com zinco ou ureia. Medicamentos orais e shampoos também pode ser receitados. Para evitar novas dermatites e agravar o problema. É importante evitar o contato com a substância que causou a dermatite, não tomar banhos quentes demais e não utilizar cosméticos e perfumes com cheiros fortes.
Conjuntivite
A conjuntivite alérgica é uma inflamação conjuntival aguda, intermitente ou crônica ocasionada por alérgenos aerotransportados. A conjuntivite alérgica perene (conjuntivite atópica, ceratoconjuntivite atópica) é uma conjuntivite alérgica leve crônica causada por ácaros, ácaros da poeira, pelos de animais, entre outros alérgenos não sazonais. Esses alérgenos costumam prejudicar as pessoas durante todo o ano.
Os principais sintomas da conjuntivite alérgica são: prurido ocular bilateral de leve a intenso; hiperemia conjuntival; fotossensibilidade; fotofobia em casos graves; edema palpebral; secreção aquosa ou viscosa.
O tratamento da conjuntivite alérgica perene deve ser receitada por um médico alergista em conjunto com um oftalmologista com o uso de compressas frias e lágrimas artificiais, medidas de prevenção e esterilização contra ácaros, anti-histamínicos e corticoides.
A importância da dedetização de mariposa
Na sua fase larval, algumas espécies de lagartas podem causar queimaduras com dor intensa que pode se expandir por todo o corpo devido às suas cerdas urticantes presentes em seu corpo.
Ainda na fase larval, as lagartas podem causar prejuízos à produtores rurais porque nessa fase elas necessitam se alimentar ferozmente para completar sua metamorfose danificando plantas e diminuindo a produção e qualidade de plantas, frutas e hortaliças.
Em indústrias alimentícias as mariposas também costumam causar problemas devido às larvas irem junto com a matéria prima para as fábricas, como por exemplo sementes e grãos. Esse problema costuma ser bem comum em fábricas de chocolates no meio do cacau e castanhas.
As mariposas do gênero Hylesia podem causar dermatite e conjuntivite ao ser humano devido às suas cerdas que se desprendem de seu corpo causando alergias.
Apesar de não ser um inseto que causa doenças graves, é importante realizar a dedetização de mariposas para evitar incômodos, acidentes, alergias e prejuízos econômicos.
Sinais de mariposas em seu imóvel
A melhor maneira de identificar uma mariposa é avistando ela sobrevoando ou parada em alguma parede ou móvel. A mariposa geralmente tem o corpo com coloração amarronzada, cerdas que parecem pequenos pelos e são menores que borboletas, porém com um corpo mais avantajado.
Devido a fototaxia (movimento de se aproximar da luz), mariposas podem voar em círculos em volta de luzes artificiais. Isso acontece porque as mariposas se orientam pelas luzes e quando encontram uma luz o ângulo muda e voam em espiral para corrigir isso.
Quando uma mariposa fica muito tempo parada em um determinado local, ela pode estar à espera de alimento, do sexo oposto para copular ou no fim de sua vida, já que na fase adulta esses insetos vivem pouco tempo.
Mariposas são insetos de hábitos noturnos e muito comuns no verão.
Riscos de um local com mariposas
Mariposas não são insetos peçonhentos ou que causam doenças graves, mas mesmo assim podem causar problemas às pessoas.
- Lagartas podem causar queimaduras;
- Prejuízos à produtores rurais se alimentando de plantas, hortaliças e frutas;
- Prejuízos em indústrias alimentícias;
- Dermatites;
- Conjuntivite.
Periodicidade da dedetização de mariposa
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de mariposa na minha casa ou empresa?
Podemos dizer que não existe uma periodicidade exata para realizar a dedetização contra mariposas. A periodicidade para realizar a dedetização irá variar de acordo com o grau de infestação e medidas preventivas do cliente.
Mariposa é um inseto vetor e empresas controladoras de pragas realizam medidas corretivas com aplicação de praguicida de uso profissional, portanto as medidas preventivas ficam a cargo do cliente. A dedetização não terá 100% de eficácia se o cliente não realizar as medidas preventivas contras os lepidópteros.
Locais que possuem alta infestação de mariposas recomendamos que a dedetização seja feita quinzenalmente.
Locais que possuem infestação, mas não com alta intensidade recomendamos que a dedetização seja feita mensalmente.
Locais que apresentam mariposas esporadicamente recomendamos que a dedetização seja feita trimestralmente.
Evite mariposas em seu imóvel
É possível evitar que mariposas se alojem em seu imóvel apenas realizando medidas preventivas.
- Instale telas nas portas e janelas;
- Feche portas e janelas antes do pôr do sol;
- Apague ou diminua luzes;
- Armazene alimentos em potes bem vedados;
- Limpe com frequência armários, despensas e gavetas;
- Feche todos os buracos e frestas que dê acesso ao interior do imóvel;
- Inspecione com frequência atrás e dentro de móveis para identificar possíveis mariposas;
- Lave paredes para minimizar a postura da massa de ovos.
Dicas caseiras para acabar com mariposas
Separamos algumas dicas caseiras para você acabar com mariposas, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir que você terá sucesso no controle das mariposas. Caso você continue tendo problemas com mariposas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de mariposa para resolver seu problema de forma profissional.
Plantas repelentes
Você irá precisar de planta repelente, como citronela, alecrim, lavanda, manjericão, crisântemo, alfazema, arruda e boldo.
Compre um ou mais vasos de plantas repelentes e coloque dentro e fora de casa para espantar as mariposas.
Quanto mais plantas colocar, melhor será o resultado.
Luz amarela
Compre luzes amarelas.
Substitua as luzes brancas da sua casa por luzes amarelas.
Mariposas não são atraídas por luzes amarelas, pois elas não conseguem enxergar o tom amarelo.
Lâmpada e bexiga
Você irá precisar de bexigas amarelas, lâmpadas e tesoura.
Caso você não queira trocar as lâmpadas da sua casa, você poderá fazer luzes amarelas com bexigas amarelas.
Primeiro corte as bexigas para que as lâmpadas caibam certinho dentro delas e em seguida é só cobrir as lâmpadas com as bexigas. Não faça esse método com lâmpadas acima de 12w, pois irá derreter a bexigas.
Pastilha de veneno
Você irá precisar de repelente elétrico e pastilha de veneno.
Coloque uma pastilha no compartimento próprio do repelente elétrico e depois é só colocar o repelente na tomada.
Esse tipo de técnica utilizada para matar pernilongos também serve para matar mariposas.
Casca de laranja
Você irá precisar de um pires ou panela, fogo, faca e laranja.
Descasque uma laranja e queime as cascas da laranja em um pires ou panela no ambiente que estão as mariposas.
O cheiro forte não irá matar os insetos, mas repeli-los.
Alho
Você irá precisar de alho, borrifador, faca, panela e água quente.
Em uma panela esquente um pouco de água, descasque alhos e corte-os em pedaços, depois adicione os pedaços de alho na panela com água, aguarde cerca de 15 minutos, despeje a mistura no borrifador e borrife nos locais que as mariposas ficam, inclusive nas lâmpadas.
O aroma do alho servirá de repelente para as mariposas.
Vela de citronela
Você irá precisar de pires e vela de citronela.
Compre velas de citronela, coloque-as em pires e ascenda-as embaixo de luzes e portas e janelas do imóvel.
A citronela é um ótimo repelente contra vetores.
Detergente
Você irá precisar de detergente, água, óleo de hortelã-pimenta e borrifador.
Em um borrifador adicione água, detergente e óleo de hortelã-pimenta, em seguida é só borrifar diretamente nas mariposas. Você também pode optar por deixar essa mistura em um pote aberto e assim que os insetos forem em busca da água morrerão afogados.
O detergente irá cobrir os espiráculos dos insetos (orifícios de respiração na pele) matando-os por sufocamento.
Balde de água
Você irá precisar de um balde e água.
Encha um balde com água e segure-o a cerca de 10cm das mariposas abaixo da luz, que se atrairão pelo reflexo da luz na água e morrerão afogados.
Caso não queira ficar segurando o balde, é só colocá-lo no chão abaixo da luz.
Precificação da dedetização de mariposa
Qual o preço da dedetização de mariposa?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e logicamente com a dedetização contra mariposas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de mariposa irá variar de acordo com o grau de infestação do imóvel e área total.
Quanto maior o grau de infestação e área total do imóvel, maior tende a ser o valor final do serviço devido à grande possibilidade de uma nova reaplicação e maior número de praguicida a ser utilizado.
Lembre-se que a dedetização de mariposa não é um gasto extra que você vai ter. Mariposas causam dermatite, conjuntivite e prejuízos econômicos à produtores rurais.
Melhor horário para realizar a dedetização de mariposa
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de mariposa? Existe um melhor horário para dedetizar mariposa?
Mariposas são insetos com hábitos noturnos, logo o melhor horário para realizar a dedetização é à noite, porém essa não é uma regra a ser seguida, pois a dedetização irá atingir todos os orifícios que as que as mariposas se escondem e também nosso praguicida possui efeito residual.
Porém, é importante seguir as recomendações técnicas antes e após a dedetização a fim de evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.
Em ambientes residenciais recomendamos que o cliente faça a dedetização no período da manhã, pois assim quando voltar de suas obrigações diárias já poderá dormir no imóvel sem riscos.
Em empresas e ambientes comerciais recomendamos que a dedetização seja feita no final do dia ou aos finais de semana, pois assim o local ficará esse tempo sem pessoas e no outro dia os trabalhadores não correrão o risco de intoxicação.
Processo de dedetização de mariposa
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de mariposa fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual o tipo de edificação, área total do imóvel e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível precificarmos a dedetização.
No entanto, existem clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e assim possamos precificar corretamente.
No dia da visita técnica, o técnico chega ao cliente, verifica o local que o cliente costumar ver as mariposas, procura possíveis novos focos e em seguida poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o valor para o nosso escritório que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da dedetização, o técnico chega ao local, verifica se o local realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada.
Dedetização finalizada, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu imóvel está livre das mariposas, pelo menos por um período de tempo. Lembre-se de manter todas as medidas preventivas para ter um controle efetivo das mariposas.
Dedetização de mariposa profissional
A dedetização de contra mariposa é feita através de nebulização.
Nebulização é uma metodologia utilizada para controle de insetos vetores, pequenos e também ajuda a controlar insetos rasteiros como baratas e formigas.
A nebulização pode ser feita em qualquer tipo de ambiente, desde que o cliente siga as orientações técnicas, mas por ter um longo alcance geralmente a nebulização é feita em grandes ambientes como galpões, garagens e áreas externas.
Com grande poder de cobertura, a nebulização transforma inseticidas em micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre superfícies e entram em frestas e buracos fazendo com que o inseticida paire no ar por um longo período de tempo.
Quanto mais leve as micropartículas mais tempo de deposição delas sobre as frestas e superfícies fazendo com que o inseticida em contato com o ambiente se prolongue proporcionando mais tempo de ação.
Como já dissemos anteriormente, essa metodologia não apresenta efeito residual e sim efeito de choque atingindo somente os insetos adultos. Os ovos podem sim ser atingidos, mas não é garantido que os filhotes morrerão, por isso a importância de renovar a nebulização a cada 30 dias até encerrar o ciclo de vida das mariposas.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de mariposa, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com mariposas, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de mariposa. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos a dedetização de acordo com a disponibilidade do cliente.