Dedetização de Larvas
Com uma equipe técnica altamente qualificada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de larvas em todo o estado de SP.
Larva
Larva é a segunda fase da metamorfose de certos tipos de animais após a fase ovo. Insetos, anfíbios e cnidários são animais com desenvolvimento indireto e apresentam a fase larval em seu ciclo de vida. A fase larval é resultado da divisão mitótica do ovo, produzindo um embrião que se desenvolve em um organismo que é parecido com o adulto, mas sem todas as caraterísticas dos adultos. Uma das principais características das larvas é que elas são menores e menos desenvolvidas que a forma adulta.
Existem três tipos de larva: pupa, ninfa e verme. A pupa é encontrada em insetos, como mariposas e borboletas, tem a forma de um casulo de seda e a função principal é proteger o embrião enquanto é desenvolvido. A ninfa é encontrada em insetos voadores, como besouros, é mais desenvolvida que a pupa, pois possui asas e sua função principal é a alimentação do embrião. O verme é encontrado em anelídeos, como vermes, é menor que as outras larvas, possui corpo fino e longo, adaptado para locomoção e alimentação.
Habitat
Larvas podem ser encontradas em todo tipo de ambiente, desde aquáticos, até terrestres. Apresentam estruturas locomotoras bem desenvolvidas que permitem que naveguem ao seu redor de maneira bem eficiente.
Larvas de girinos vivem em ambientes aquáticos e na fase adulta podem viver em ambiente terrestre. As larvas de mosquitos são aquáticas e possuem brânquias, enquanto os adultos vivem voando e possuem traqueia. Larvas de borboletas que são chamadas de lagartas e vivem no ambiente terrestre que geralmente são folhas ou muros.
Alimentação
Em sua fase larval, as larvas consomem alimentos para alimentar sua transição para a fase adulta. Organismos como como poliquetas e cracas, os adultos são imóveis e as larvas são móveis, e utilizam sua forma móvel para se distribuir.
Algumas espécies dependem dos adultos para alimentá-las. Algumas espécies de himenópteros eussociais as larvas são alimentadas por operárias. A Ropalidia marginata (vespa de papel), os machos podem alimentar as larvas, mas são muito menos eficientes gastand0 mais tempo e levando menos comida para as larvas.
As larvas dos mosquitos se alimentam de matéria orgânica diluída na água ou presente no fundo dos recipientes onde nasceram. Na maioria das vezes microorganismos, como fungos e bactérias estão entre as partículas ingeridas pelas larvas.
Ciclo de vida
Falando especificamente da larva do Aedes aegypti, as fases ovo e larva se desenvolvem dentro da água e o mosquito leva de 7 a 10 dias para se desenvolver completamente em um mosquito adulto.
Ao eclodir dos ovos, as larvas passam por 4 estágios de desenvolvimento dentro da água que leva entre 5 e 7 dias. Em todo esse período permanecem dentro da água se alimentando e se desenvolvendo. Para se movimentarem, se deslocam como serpentes fazendo um “s”. Nesta fase são sensíveis a movimentos bruscos e à luminosidade.
Após a fase larval, passam para a fase pupa e posteriormente a última fase, adulto.
Doenças transmitidas por lavas
Larvas, além de causarem asco, podem causar acidentes, como as lagartas e transmitirem doenças, como o berne e o bicho geográfico.
Envenenamento por lagartas
Lagarta é o nome popular que se dá a insetos da ordem dos Lepidoptera (borboletas e mariposas) em seu primeiro estágio larval. Erucismo é o nome clínico que se dá ao envenenamento do contato direto com as cerdas urticantes de lagartas, onde ficam armazenadas a peçonha das lagartas e somente nesta fase a taturana é capaz de produzir efeitos sobre o organismo, com exceção da mariposa fêmea adulta do gênero Hylesia que apresenta cerdas urticantes do abdômen que em contato com a pele pode causar dermatite papulopruriginosa. Na maioria dos casos as queimaduras têm evolução benigna. As lagartas do gênero Lonomia podem causar acidentes graves e até mortes pela inoculação do veneno no organismo pelo contato das cerdas urticantes da lagarta com a pele humana. Essas lagartas são as que mais causam acidentes no brasil.
Podem ocorrer sintomas locais e sistêmicas.
Os sintomas locais são: Dor imediata e intensa com sensação de queimação em todo o membro com vermelhidão e inchaço no local da queimadura; podem apresentar lesões puntiformes eritematosas nos pontos de inoculação das cerdas adenomegalia regional dolorosa; necrose cutânea superficial e bolhas são raras, mas podem acontecer. Na maioria das vezes esses sintomas desaparecem sozinhos 24h após a queimadura. Os sintomas sistêmicos costumam aparecer horas depois da queimadura, mesmo após os sintomas locais desaparecerem com cefaleia, mal-estar, náuseas e dor abdominal que na maioria das vezes antecedem ou estão associadas a manifestações hemorrágicas como equimoses espontâneas ou traumáticas, gengivorragia, epistaxe e etc; presença de sangue na urina, vômito com sangue e sangue na tosse podem indicar algo mais grave. Caso o paciente apresente injúria renal aguda ou hemorragia intracraniana pode ir a óbito.
O tratamento do erucismo depende da espécie da lagarta. O tratamento pode ser somente com medidas para aliviar a dor com compressas frias ou geladas. No caso de queimaduras com Lonomia, o paciente deve ser levado à uma unidade de saúde mais próxima para que um médico veja a necessidade de uso soro antilonômico.
Berne
Berne, miíase ou bicheira é uma uma infecção parasitária produzida por um estágio larval causada por moscas da espécie Dermatobia hominis, conhecidas popularmente como moscas varejeiras ou moscas berneiras, cujas as larvas parasitam seres humanos, entre muitos outros animais, principalmente bovinos. Após as moscas depositarem os ovos no hospedeiro, os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem no tecido cutâneo do hospedeiro, determinando uma miíase primária tipo nodular, que no Brasil é conhecida como berne.
Os sintomas mais comuns do berne são: ferida pequena com um pequeno orifício no meio para respiração da larva, por esse pequeno orifício são eliminados água, pus e sangue. Podemos destacar também outros sintomas como dor intensa, coceira, pontadas ou picadas no local do alojamento da larva, inchaço e mudança de cor no local do ferimento. Quanto mais o tempo passa, maior o ferimento vai ficando devido ao crescimento da larva.
O tratamento da infecção parasitária é feita retirando as larvas uma a uma. Esse procedimento geralmente é feito no hospital com o médico sufocando as larvas, isto é fechando totalmente o ferimento, e em seguida com uma pinça o médico faz a retirada das larvas. O curativo que o médico fez no local deve ser trocado todos os dias. Pode ser que o médico receite o antiparasitário Ivermectina para provocar a morte das larvas e evitar novas infecções.
Bicho geográfico
Chamado popularmente de bicho geográfico, a doença recebe o nome cientifico de Larva Migrans Cutânea. Se trata de um parasita que está presente no intestino e nas fezes de cães e gatos contaminados. Os animais ao evacuarem, as fezes atingem o solo, geralmente seco e arenoso que é um ambiente propício à contaminação. A contaminação do ser humano acontece quando tem contato das mãos ou pés com um solo contaminado pelo parasita. Não se trata de uma doença contagiosa, é transmitida somente em contato direto da pele com um solo contaminado.
O primeiro sintoma a aparecer é um ponto vermelho e saliente no local da penetração da larva. Com minutos ou até mesmo semanas podem ir aparecendo, como linhas tortuosas e avermelhadas, coceira principalmente à noite, pápulas eritematosas e movimentação embaixo da pele. Em sua forma ativa, a lesão avança cerca de 1cm por dia.
Em sua maioria não é necessário tratamento, pois algumas semanas depois os sintomas desaparecem devido a morte das larvas. No entanto, o médico pode receitar medicamentos para aliviar os sintomas, como compressa de gelo para aliviar a coceira e o inchaço; aplicação de de 2 a 3 vezes por dia durante 5 a 10 dias de tiabendazol na forma de solução tópica ou pomada; ingestão de comprimidos como albendazol, tiabendazol ou ivermectina em caso de infeções graves ou lesões múltiplas; aplicação de crioterapia com nitrogênio líquido, laser de dióxido de carbono ou spray de cloreto de etila sobre a pele.
A importância da dedetização de larvas
Como vimos anteriormente, não são somente os insetos adultos que são transmissores de doenças, alguns animais em sua forma larval podem causar grandes problemas.
Uma infestação de larvas em uma pessoa pode acontecer em menos de 24 horas e podem causar infecções, mal cheiro, pus, hemorragia e até mesmo lesão em órgãos internos quando as larvas conseguem atingir locais mais profundos do corpo.
Quase todos os insetos passam pela fase larval e ao chegarem na fase adulta muitos são vetores de doenças graves, assim como o aedes aegypti transmite a dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus, e o pernilongo é vetor de doenças como a febre do nilo ocidental, a febre de mayaro, encefalite de saint louis, oropouche e a filariose (elefantíase).
As lagartas do gênero Lonomia podem causar acidentes graves e até morte pela inoculação do veneno no organismo pelo contato das cerdas urticantes da lagarta com a pele humana. Essas lagartas são as que mais causam acidentes no brasil.
A repulsa que causa em muitas pessoas ao avistarem larvas é um fato inegável e com razão. Larvas são animais muito nojentos.
Sinais de larvas em seu imóvel, animais e humanos
Muito provavelmente você só saberá que tem larvas em sua casa, seu animal e pessoas ao avistar as larvas, principalmente se você nunca teve contato com larvas em seres vivos.
Larvas de moscas e mosquitos geralmente são vistas em locais escuros da casa e com água, como os ralos, por exemplo, assim como os ralos do tanque, pia, banheiro ou outros locais do imóvel.
Também é possível avistar larvas de moscas em lixos e lixeiras, portanto procure não amontoar lixos ou deixá-los estocados muito tempo em um determinado local.
Larvas também são vistas com frequência em armários, mas no caso de madeiras, muito provavelmente se trata de cupins.
Existem alguns sinais que podem ser percebidos que uma pessoa ou animal está com berne, como ferida na pele entre 2 e 3cm com pus e líquido, erupção avermelhada e dolorida de dentro para fora da pele. Caso seja feita pressão na lesão de baixo para cima é possível avistar uma larva. A larva cresce a medida que os dias passam.
No caso da bicheira, os sinais são mais claros, se comparado ao berne com uma ferida maior aberta na pele e dentro lotada de pequenas larvas, é possível ainda sentir as larvas se movimentando e comendo o tecido dentro da pele. A bicheira tem um mau cheiro muito forte e característico.
Já no caso das lagartas, a forma mais eficaz de identificação é avistando larva em suas plantas, árvores ou plantações. Outras duas formas de identificar lagartas é avistar muitas folhas cortadas e bolinhas pretas no chão que são as fezes das lagartas, e também identificar folhas com cortes irregulares ficando na maioria das vezes somente o talo da folha.
Riscos de um local com larvas
Larvas além de serem animais nojentos, podem causar acidentes e transmitem doenças.
- Envenenamento;
- Berne;
- Bicheira;
- Bicho geográfico;
- Criadouro de Aedes aegypti e outros insetos vetores;
- Cupins;
- Asco;
- Má impressão de ambiente sujo e mal cuidado;
- Mal cheiro;
- Hemorragia;
- Dor;
- Lesão nos órgãos;
- Infecções;
- Óbito.
Periodicidade da dedetização de larvas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de larvas na minha casa ou empresa?
Podemos dizer que não existe uma periodicidade correta para realizar a dedetização contra larvas. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação, tipo de larva, tipo de edificação e asseio do ambiente.
Sabemos que o ciclo de vida de insetos vetores são curtos, então se um local for propenso a ter larvas, como por exemplo, com muitos alimentos, sujidades, água e escuridão é recomendado realizar a dedetização de larvas mensal.
Caso o imóvel não tenha a presença constante de pragas, mas manipule alimentos, é obrigatório a dedetização trimestral para manter um controle ideal das pragas.
Agora caso se trate de uma residência que teve um problema pontual de larvas, recomendamos uma dedetização específica contra as larvas e também dedetização preventiva semestral.
Evite larvas em seu imóvel
Com bons hábitos e higiene no ambiente é possível evitar que larvas se alojem no seu imóvel.
- Ao descartar carnes, as coloque em um saco plástico amarrado e deixe no congelador até o dia da coleta;
- Utilize óleos essenciais para repelir moscas;
- Mantenha áreas afetadas secas;
- Utilize naftalina;
- Deixe sempre lixeiras tampadas;
- Coloque telas nas portas e janelas para evitar a entrada de moscas;
- Passe água em embalagens de alimentos aos descartá-las;
- Recolha frutas caídas no quintal;
- Armazene rações de pets em recipientes secos, arejados e fechados;
- Mantenha ralos limpos;
- Coloque telas nos ralos;
- Toda semana despeje cloro nos ralos;
- Mantenha o quintal limpo, sem fezes e com grama aparadas;
- Evite andar descalço.
- Lave o quintal com cloro periodicamente.
Dicas caseiras para acabar com larvas
Separamos algumas dicas caseiras para você tentar se livrar das larvas, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir que você terá êxito no processo. Caso você continue tendo problemas com larvas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de larvas para resolver seu problema de uma vez por todas.
Água sanitária
Você irá precisar de água sanitária, água, xícara, pote e borrifador.
Em um pote adicione uma xícara de 240ml de água e água sanitária, em seguida mexa tudo e despeje a mistura no borrifador. Por fim, é só borrifar a mistura sobre o chão ou diretamente nas larvas.
Deixe a água sanitária agir por no mínimo meia hora antes de lavar o local.
Óleo de motor ou aditivo limpador de freios ou carburador
Você irá precisar de xícara, água quente, pote, borrifador e óleo de motor ou aditivo limpador de freios ou carburador.
Em um pote adicione uma xícara de 240ml de óleo ou aditivo e entre 4 a 7,5 litros de água quente, em seguida mexa a mistura e despeje em um borrifador. Por fim, é só borrifar nos lugares que avistou larvas.
Deixe o produto aplicado agir por no mínimo uma hora e lembre-se de utilizar EPI’s para manuseio destes produtos.
Água fervente
Você irá precisar de fogão, água e panela.
Em uma panela grande, adicione água para ferver durante cinco minutos, em seguida despeje a água nos locais que estão com larvas.
Cuidado ao despejar a água para não se queimar e não jogue água quente onde tenha madeiras ou carpetes para não causar mofo.
Terra diatomácea
Você irá precisar de terra diatomácea.
Após comprar pacotes de terra diatomácea, jogue a terra em cima das larvas para desidratá-las. A terra vai grudar nos exoesqueletos das larvas causando desidratação e causando suas mortes por déficit de pressão de vapor de água.
Canela
Você irá precisar de canela, água, pote e borrifador.
Em um pote adicione 1/6 de canela e 5/6 de água, misture tud0 e despeje em um borrifador. Depois é só borrifar na região que as larvas estão.
Em até seis horas as larvas vão acabar morrendo.
Cal e sal
Você irá precisar de cal, sal, xícara e pote.
Em um pote adicione ¼ xícara (60ml) de cal e sal, em seguida mexa tudo e por fim polvilhe a mistura sobre as larvas e espere elas morrerem.
O cal e o sal irão ressecar as larvas causando déficit de pressão de vapor d’água.
Cerveja
Você irá precisar de um pote raso e uma lata de cerveja.
Em um pote raso adicione uma lata de cerveja e coloque o pote onde as larvas estão.
As larvas serão atraídas pela substância e acabarão morrendo afogadas.
Precificação da dedetização de larvas
Qual o preço da dedetização de larvas?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização contra larvas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de larvas irá variar de acordo com área total infestada, tipo de local infestado e grau de infestação.
Um local que tem um problema pontual com larvas o valor da dedetização é menor se comparado à um local que tem recorrência em ter larvas.
Lembre-se que não são apenas insetos adultos que são vetores de doenças, larvas também são, portanto é imprescindível a dedetização de larvas.
Melhor horário para realizar a dedetização de larvas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de larvas? Existe um melhor horário para dedetizar larvas?
Podemos dizer que não existe um horário ideal para realizar a dedetização de larvas. A dedetização contra as larvas pode ser feita de acordo com a disponibilidade do cliente, e nós somos bem flexíveis quanto à disponibilidade, pois trabalhamos 24 horas.
Porém, é importante salientarmos que é preciso seguir as recomendações técnicas antes e após a dedetização para ter uma boa eficácia da dedetização e principalmente evitar intoxicações de pessoas e pets.
Em ambientes residenciais recomendamos que a dedetização seja feita no primeiro horário quando as pessoas saem de casa para seus compromissos diários e ao retornarem poderão dormir na residência sem riscos.
Em ambientes comerciais recomendamos que a dedetização seja feita no final do dia ao término do expediente quando não vai ter mais pessoas no imóvel durante a noite ou aos finais de semana quando muitas empresas não abrem e assim não terá riscos para as pessoas.
Processo de dedetização de larvas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de larvas fazemos algumas perguntas a fim de entendermos a real necessidade do cliente, como onde visualizou larvas, área total do imóvel e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um orçamento assertivo ao cliente.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a localização do foco das larvas. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todo o local e assim podermos passar o orçamento ao cliente.
No dia da vistoria técnica, o técnica verifica o local onde o cliente visualiza larvas e procura o foco em toda o imóvel e em seguida poderá passar o orçamento ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o orçamento ao nosso escritório que poderá enviar o orçamento via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da execução do serviço, o técnico chegará ao local e verificará se o ambiente realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, o técnico vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a saída.
Ao término do serviço, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado por nosso escritório.
Pronto, seu lar estará livre das larvas, mas lembre-se de manter medidas preventivas para evitar as larvas. O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas.
Dedetização de larvas profissional
A dedetização de larvas é feita com processo de micropulverização.
Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as larvas se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas a chuvas essa duração pode ser menor.
Caso a infestação de larvas esteja muito alta ou esteja em áreas externas sem coberturas muito provavelmente terá que ter duas aplicações para controlar as pragas definitivamente.
Como falamos anteriormente, o cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas, portanto mantenha medidas preventivas, não somente contra as larvas, mas todos os tipos de pragas urbanas com bons hábitos de limpeza do imóvel.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de larvas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com larvas em sua casa, empresa ou comércio, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização contra larvas. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos uma data para a dedetização.