Dedetização de Lagartixas
Com uma equipe técnica especializada, os melhores equipamentos do mercado e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de lagartixas em todo o estado de SP.
Lagartixa
Chamada popularmente de lagartixa, esse réptil recebe o nome científico de Hemidactylus mabouia, é uma espécie de lagarto de pequenas dimensões que mede em média 6,79cm e seu peso corporal é entre 4,6 e 5g. O corpo da lagartixa é robusto, curto, sem escamas e coberto dorsalmente por uma pele úmida e com pequenas protuberâncias que podem secretar um líquido viscoso. Sua coloração varia entre branco acinzentado e marrom claro, muitos vezes quase transparentes.
Uma curiosidade sobre as lagartixas é que elas possuem uma espécie de adesivos nas pontas dos dedos, além das garras para escalar. As lagartixas possuem ainda lamelas na parte ventral dos dedos onde estão presentes centenas de estruturas adesivas menores ainda que permitem que elas se fixem em superfícies lisas como vidros. Assim quando uma lagartixa escala uma superfície, essas estruturas se abrem gerando uma aderência.
Esses répteis de hábitos noturnos não são naturais do Brasil, são considerados uma espécie exótica de origem africana e hoje estão distribuídos pelos continentes africano, sul-americano, norte-americano e américa central.
Habitat
Lagartixa é muito comum em áreas urbanas, principalmente dentro de casas, porém também podem habitar ambientes naturais como floresta amazônica, mata atlântica, cerrados, restingas, caatinga e ilhas da costa brasileira.
Costumam viver em áreas arenosas, áreas de mata litorânea, troncos de árvores e principalmente em paredes internas e externas de casas, e até mesmo apartamentos do último andar.
Alimentação
Lagartixas são répteis carnívoros que se alimentam principalmente de artrópodes.
A dieta da lagartixa inclui principalmente moscas, vespas, aranhas, grilos, cupins, formigas, baratas, gafanhotos e besouros. O prato principal da lagartixa são as formigas. A dieta da lagartixa também pode incluir minhocas e caracóis.
A alimentação das lagartixas filhotes é a mesma das lagartixas adultas, porém logicamente em proporções menores devido ao seu tamanho.
Os Hemidactylus mabouia são répteis predadores, portanto somente caçam suas presas, não se alimentam de animais mortos e preferem insetos que voam.
Vegetais de qualquer tipo não fazem parte da dieta das lagartixas. Além dos pequenos lagartos não gostarem, frutas e verduras podem ser prejudiciais à seu organismo.
Ciclo de vida
Lagartixas são animais ovíparos, ou seja, botam ovos.
Após a cópula com o macho, a lagartixa fêmea pode armazenar o esperma por meses em seu corpo antes de fertilizar os ovos, o que permite que a lagartixa fêmea escolha o melhor momento para a postura dos ovos a fim de garantir melhor qualidade de vida para os filhotes.
Ao escolher o momento ideal para a postura dos ovos, as fêmeas escolhem fendas em rochas, buracos de árvores, telhados, vãos de paredes, janelas, entre outros e depositam seus ovos em grupos formando um tipo de “ninho” para proteger os ovos. Os ovos das lagartixas têm coloração branca e casca flexível. A quantidade de ovos postos varia de acordo com a espécie de lagartixa, mas pode chegar a dezenas de ovos em uma postura.
Após a lagartixa pôr os ovos, ela não cuida mais deles, os ovos se desenvolvem sozinhos e o tempo de incubação leva algumas semanas de acordo com as condições ambientais e espécie. Para os filhotes nascerem, os mesmos rompem os ovos com uma espécie de “dente do ovo”. Assim que os filhotes nascem já iniciam a caça por suas presas sozinhos e à medida que vão crescendo, vão trocando de pele para acompanhar seu crescimento.
A expectativa de vida de uma lagartixa é de em torno de oito anos, porém na natureza esse tempo tende a ser menor devido à predadores.
Doenças transmitidas por lagartixas
Que lagartixas são ótimas controladoras de pragas é indiscutível, mas o que pouquíssimas pessoas sabem é que é sim, as lagartixas podem transmitir doenças para pessoas e gatos. Além disso, como lagartos predadores, elas podem morder, porém não chegam a machucar uma pessoa. A lagartixa não apresenta peçonha.
Salmonella
A Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae. A bactéria possui duas espécies causadoras de doenças: S. enterica e S. bongori. A Salmonella enterica tem maior importância para a saúde pública com divisão de seis subespécies: (S. enterica subsp. entérica, S. enterica subsp. salamae, S. enterica subsp. arizonae, S. enterica subsp. diarizonae, S. enterica subsp houtenae, S. enterica subsp. indica). A contaminação acontece quando a pessoa ingere alimentos contaminados com as fezes de animais. A bactéria é encontrada geralmente em galinhas, répteis (como as lagartixas), porcos, anfíbios, vacas, cães e gatos. Sendo assim, qualquer alimento que venha desses animais ou tenha entrado em contato com suas fezes podem ser contaminados com a Salmonella.
Os sintomas da doença costumam aparecer entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após a ingestão do alimento contaminado e costumam sumir entre 2 a 7 dias. Os sintomas podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento ingerido e nível de contaminação do alimento. O quadro mais grave da doença ocorre em crianças, idosos ou com sistema imunológico fragilizado. Os principais sintomas da Salmonella são: diarreia, dor abdominal, mal estar, febre moderada, perda de apetite, cansaço e calafrios.
O tratamento da Salmonella é feito em casa por medicamentos que aliviam a dor e os sintomas, repouso e ingestão de bastante água. Em casos mais graves, caso o paciente necessite, o médico receitará a reposição eletrolítica para a reidratação perdidos durante vômitos e diarreia. Antibióticos não são indicados para pessoas com quadros leves ou moderados, pois esses medicamentos podem não eliminar totalmente as bactérias e selecionar cepas resistentes, o que torna o tratamento ineficaz. No entanto, em casos graves, antibióticos devem ser receitados por um médico.
Platinosomose
A platinosomose felina é uma doença causada por um verme trematódeo (parasita achatado) chamado de Platynosomum fastosum que acomete gatos domésticos. O verme habita principalmente os ductos biliares (onde passa a bile) e vesícula biliar. Existem casos que os parasitas são encontrados também no intestino delgado, mas é raro. O ciclo biológico do Platynosomum necessita de três hospedeiros intermediários e um hospedeiro definitivo, que é o gato. Um felino com o verme ao defecar elimina os ovos contendo miracídios junto com as fezes contaminando o ambiente e o primeiro hospedeiro intermediário, que são os caramujos aquáticos que acabam ingerindo os ovos e logo em seguida os miracídios sao liberados transformando-se em cercárias e então chega na vez no segundo hospedeiro intermediário, que no caso são os artrópodes como tatus de jardins e besouros que irão se contaminar com as cercárias que após maturação se transformarão em metacercárias, assim chega no terceiro hospedeiro intermediário, que são os répteis como lagartixas e anfíbios como sapos que ingerem o isópodes e no ducto biliar ou vesícula biliar do terceiro hospedeiro que metacercárias se encistam. Por fim, os gatos se infectam com o Platynosomum ao ingerirem a lagartixa com seu instinto de caça. A doença também é conhecida como “doença da lagartixa”.
Os sintomas mais comuns da platinosomose em gatos são: apatia, anorexia, desenvolvimento anormal do pelo, emagrecimento, Icterícia (mucosas e pele amareladas), diarreia, vômito, anemia, hepatomegalia (aumento do volume do fígado) e ascite (aumento do volume abdominal por acúmulo de líquido). A gravidade da doença irá depender da quantidade de vermes presentes no animal. Quando há muito vermes, além da vesícula e ductos biliares, eles começam a migrar e acabam causando lesões e inflamações, e até mesmo obstrução do ducto biliar pelo verme.
O tratamento da platinosomose é receitado por um médico veterinário com antiparasitário (vermífugo), antibiótico para combater as bactérias oportunistas e um protetor hepático. Caso o gato não esteja se alimentando bem, a internação pode ser necessária para que a nutrição seja garantida e o paciente receba soro através de sonda.
A importância da dedetização de lagartixas
O que é muito comum lermos pela internet em qualquer página ou artigo é que as lagartixas não são animais vetores ou transmissores de doenças, talvez pelo fato de serem animais ótimos controladores de pragas para o seu lar, e com certeza são, esse é um fato indiscutível, porém se você pesquisar mais a fundo sobre o assunto poderá constatar que sim, as lagartixas podem ser vetores de doenças para pessoas e gatos.
No entanto, não quer dizer que ter lagartixas em casa você ou seu gato serão contaminados. A contaminação com a salmonella acontecerá apenas se você tiver contato com o animal, porém não existem motivos para você manusear lagartixas, não é mesmo? O gato é a mesma coisa, a contaminação com platinosomose só acontecerá se ele ingerir a lagartixa, porém com seu instinto de caça fica meio difícil controlar os bichanos.
Sem contar que lagartixas causam verdadeiro pavor em algumas pessoas pelo simples fato de serem répteis e com isso acabam procurando serviço de dedetização de lagartixas que muitas empresas não fazem, mas nós fazemos para o bem-estar dos nossos clientes.
O controle de lagartixas pode deixar você, sua família e seus gatos livres de doenças, e se for o caso, livre de pânico.
Sinais de lagartixas em seu imóvel
Lagartixas vivem em todos os cantos do Brasil devido o Brasil ser um país tropical, porém elas estão presentes com maior frequência nos lares nos períodos mais quentes do ano.
A maneira mais fácil de notar lagartixas em seu lar é avistando elas pelas paredes da sua casa à noite procurando suas presas com seus olhos 350 vezes mais sensíveis à luz que os homens.
Outra maneira de encontrar lagartixas é avistando fezes grudadas nas paredes ou no chão. As fezes das lagartixas podem ser facilmente confundidas com fezes de ratos, mas é possível que você mesmo identifique essas diferenças, por exemplo, as fezes das lagartixas são um pouco maior do que um grão de arroz, escura, com forma cilíndrica e um ponto branco na ponta que nada mais é que a urina da lagartixa que ela expele junto com as fezes. Já as fezes dos ratos não possuem pontos pretos e são menores que as das lagartixas.
É possível também identificar lagartixas pelos sons que elas emitem. Sim, lagartixas emitem sons, tanto no acasalamento, quanto em brigas. Os machos emitem sons que podem ser assobios, cacarejos suaves e notas mais agudas para cortejar as fêmeas, e também podem emitir um chiado de baixa frequência durante brigas com outras lagartixas.
Riscos de um local com lagartixas
Lagartixas são répteis ótimos controladores de pragas, mas podem ser perigosos para pessoas e pets.
- Transmissora de salmonella para pessoas;
- Transmissora de platinosomose para gatos;
- Sujeira devido à fezes;
- Pânico em pessoas com fobia;
- Contaminação de alimentos.
Periodicidade da dedetização de lagartixas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de lagartixas na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização contra lagartixas. A periodicidade para realizar a dedetização contra lagartixas irá depender do grau de infestação (tanto das presas das lagartixas), quanto das lagartixas e tipo de edificação.
É muito comum a presença de lagartixas nos lares dos brasileiros, até mesmo em prédios do décimo andar, por exemplo. No entanto, se a lagartixa decidiu se alojar naquele local é porque existem outras pragas para ela se alimentar, senão não teria sentido a lagartixa se alojar em sua residência, concorda?
Em residências que têm a presença constante de besouros, mariposas, pernilongos e outras presas das lagartixas, e logicamente lagartixas, recomendamos que você faça a dedetização a cada três para manter um bom controle das lagartixas e outras pragas.
Caso raramente apareça lagartixas e suas presas em seu lar, recomendamos que você realize uma dedetização preventiva pelo menos a cada seis meses e assim seu lar ficará sempre protegido das pragas urbanas.
Evite lagartixas em seu imóvel
Com medidas preventivas é possível evitar que lagartixas se alojem em seu imóvel.
- Faça periodicamente a dedetização;
- Mantenha o ambiente sempre limpo;
- Utilize óleos essenciais, como o de citronela;
- Utilize aromas de limão, eucalipto e hortelã-pimenta;
- Não acumule lixos na cozinha;
- Mantenha espaços externos limpos;
- Vede frestas e rachaduras;
- Coloque telas em portas e janelas;
- Use som de ultrassom para espantá-las.
Dicas caseiras para acabar com lagartixas
Nós da Zet-Tec separamos algumas dicas caseiras para que você possa fazer em casa para tentar se livrar dos pequenos répteis, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com lagartixas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de lagartixas, assim como a Zet-Tec.
Casca de ovo
Você irá precisar de cascas de ovos.
Quebre os ovos em duas partes para consumi-los e depois disso coloque as duas cascas em torno da casa, na porta de entrada, janelas, cozinhas e etc.
As cascas de ovos irão espantar as lagartixas, pois elas irão pensar que se trata de predadores. Troque as casas a cada três semanas.
Armadilhas com cola
Você irá precisar de papel de cola ou papel pega-moscas.
Compre um papel de cola e coloque-o dentro do lustre ou luminária, janela, porta ou outro acesso comum das lagartixas.
O papel irá capturar não somente as lagartixas, como também suas presas, principalmente nas luminárias. Depois que capturar as lagartixas você pode soltá-las passando óleo vegetal.
Pó de café e tabaco
Você irá precisar de pó de café úmido, tabaco em pó e palito de dente.
Misture o pó de café junto com o pó de tabaco, faça uma pequena bola e espete o palito na ponta da bola. Depois é só deixar o palito com a bola em um local que as lagartixas costumam circular.
As lagartixas irão comer a bola e morrer.
Alho
Você irá precisar de um dente de alho.
Descasque um dente de alho e coloque na entrada das lagartixas.
O cheiro do alho irá repelir as lagartixas.
Cebola
Você irá precisar de faca e cebola.
Corte uma cebola ao meio e deixe onde as lagartixas costumam se alojar ou passar.
O aroma da cebola irá espantar os pequenos lagartos.
Pimenta
Você irá precisar de borrifador, água e pimenta.
Em um borrifador, adicione pimenta e água e depois misture tudo. Após isso é só borrifar nos lugares que as lagartixas se alojam e circulam.
A irritação que a pimenta causa irá repelir os répteis, mas muito cuidado ao aplicar muito, pois pode causar irritação até mesmo em você.
Precificação da dedetização de lagartixas
Qual o preço da dedetização de lagartixas?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de lagartixas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização contra lagartixas irá variar de acordo com o grau de infestação, área total do imóvel e se há dificuldade de acesso, como por exemplo em forros.
Quanto menor a área total do imóvel, menor será o valor cobrado na dedetização contra os pequenos lagartos e caso o cliente queira também dedetizar o forro terá acréscimo de valor.
A dedetização de lagartixas não é um gasto a mais que você vai ter. Lembre-se de que apesar dos Hemidactylus mabouias serem ótimos controladores de pragas, também transmitem doenças.
Melhor horário para realizar a dedetização de lagartixas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de lagartixas? Existe um melhor horário para dedetizar lagartixas?
Lagartixas são répteis de hábitos noturnos, logo o melhor horário para realizar a dedetização contra as lagartixas é à noite. No entanto, essa não é uma regra a ser seguida, pois o produto que utilizamos apresenta efeito residual e com isso o produto ficará agindo por um período de tempo.
A dedetização sendo feita a noite ou de dia terá praticamente o mesmo resultado, porém é importante o cliente estar ciente de que após qualquer dedetização o local tem que ficar sem pessoas e pets por no mínimo seis horas, podendo estender esse período até dez horas a depender dos moradores da residência.
Nós recomendamos que a dedetização seja feita no primeiro horário, pois assim quando os moradores voltarem de suas obrigações diárias já poderão dormir normalmente na residência sem riscos de intoxicação.
É obrigatório seguir as orientações técnicas antes e após a dedetização para evitar intoxicações.
Processo de dedetização de lagartixas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de lagartixa fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel e onde costuma avistar lagartixas. O cliente nos fornecendo essas informações já perfeitamente possível passarmos um valor correto.
No entanto, existem clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários e assim precificarmos corretamente.
No dia da vistoria técnica o técnico irá vistoriar todo o imóvel e verificar os pontos com maior infestação e logo em seguida poderá passar o valor para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento para o nosso escritório que poderá enviá-lo via WhatsApp ou formalizado por e-mail ao cliente.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço junto ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da execução do serviço, o técnico irá vistoriar todo imóvel para verificar se realmente está apto para receber produtos químicos e iniciará a dedetização nos pontos críticos até finalizar todo o imóvel.
Ao término do serviço, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado por nosso escritório somente.
Pronto, o seu lar está livre dos pequenos lagartos, pelo menos por um período de tempo. Lembre-se que é necessário realizar o controle periódico das presas das lagartixas para não ter um ambiente ideal para elas se alojarem e se proliferarem.
Dedetização de lagartixas profissional
A dedetização de lagartixas é feita com processo de micropulverização.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as lagartixas e as presas das lagartixas se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.
Caso a infestação de lagartixas esteja muito alta ou o inseticida não penetrou muito bem em um local especifico importante que as lagartixas se alojem, muitas vezes será necessário uma nova aplicação para termos um controle realmente efetivo dos répteis.
O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas, então procure deixar o ambiente menos propício possível para as lagartixas.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de lagartixas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com lagartixas, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de lagartixas. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos uma data de acordo com o a disponibilidade do cliente.