Dedetização de Cupim
Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de cupim em todo o estado de SP.
Cupim
De nome comum cupim, esses insetos destruidores recebem o nome científico de térmites e pertencem a subordem Isópteros (Isoptera) na qual inclui os cupins que são insetos eussociais que é o grau mais alto de organização social dos animais presentes no mundo. Em todo o mundo já foram catalogadas cerca de 2.800 espécies de cupins e somente no Brasil existem em torno de 350 espécies.
O corpo do cupim é composto por cabeça livre com tamanhos e formatos variados, olhos compostos nos cupins alados e atrofiados nos cupins ápteros (dois ocelos – olhos menores), antenas moniliformes, aparelho bucal mastigador, abdome volumoso e séssil com 10 segmentos e dois pares de asas membranosas que possuem sutura basal (motivo das asas se soltarem pós revoada).
Habitat
A maior parte dos cupins vivem em áreas tropicais e subtropicais e a menor parte vivem em latitudes mais elevadas (raramente além de 40º norte ou sul).
Em um único hectare de floresta tropical ou savana podem existir mais espécies de cupins do que em toda a Europa e América do Norte juntos.
O cupim arbóreo está presente nas matas, cerrados e caatingas. Infestam ambientes internos, porém sua colônia pode ser encontrada em áreas externas e árvores que se encontram próximas. Costumam criar suas colônias nas copas das árvores e também podem ser encontrados em estruturas de madeiras, postes e paredes.
O cupim subterrâneo costuma construir sua colônia no solo em um local subterrâneo e úmido. No solo, eles constroem túneis na terra para acessar fontes de alimento, como madeiras e outros materiais que contém celulose.
O cupim de madeira seca é mais comum nas cidades. O cupim de madeira costuma se alojar em madeiras secas que tenham umidade abaixo de 30%, como móveis e rodapés, portais, portas, janelas, telhados e até mesmo em papéis e livros.
Alimentação
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cupins não se alimentam de madeira e muito menos concreto.
Cupins se alimentam somente de celulose que é um material orgânico encontrado principalmente em madeiras e também dentro de árvores, plantas, arbustos, gramas, paredes de gesso, folhas de papel, caixas de papelão ou pilhas de jornais.
Os cupins possuem protozoários e bactérias em seus estômagos que produzem uma enzima especial que são capazes de quebrar a celulose naturalmente e assim nutrir os cupins.
Ciclo de vida
O ciclo de vida dos cupins passa por quatro fases: ovo, larva, ninfa e adulto.
A reprodução dos cupins se inicia com com a revoada dos cupins alados, popularmente conhecidos como “aleluias” e “siriris” quando saem em busca de fêmeas para copulação.
Ao encontrar uma parceira, o casal procura um local adequado para a formação de uma nova colônia, como peças de madeira, frestas, espaços e rachaduras e em seguida o casal inicia a escavação e construção de um espaço chamado de “câmara nupcial”.
Após a cópula, a rainha tem o corpo transformado, principalmente seu abdômen que fica bem grande e recebe o nome de fisogastria.
Quando a rainha põe os primeiros ovos, o desenvolvimento leva de 24 a 90 dias, variando de acordo com a espécie. Cupins são animais paurometábolos (seu desenvolvimento acontece sem interrupção).
Ao nascerem, os jovens ainda estão em processo de formação e se desenvolverão com o tempo com o processo de ecdise (quando um artrópode se livra do exoesqueleto). Entre duas ecdises ocorre o processo chamado de ínstar que é a fase que o cupim passa para a fase ninfa com olhos e brotos alares.
O tempo de vida de um cupim varia de acordo com a sua hierarquia dentro da colônia. Soldados e operários vivem cerca de dois anos, enquanto rainhas podem viver mais de uma década em condições ideais.
Colônias
Cupins são insetos sociais, vivem em sociedade que são divididas por castas. Dentro desta colônia existem três castas e cada uma destas castas possuem uma função específica com os chamados operários, soldados e os reprodutores.
A casta mais populosa presente em uma colônia é a dos operários. Os operários são cegos, possuem asas e não apresentam estruturas capazes de se reproduzirem. A função dos operários é coleta de alimentos, alimentação das demais castas da colônia, construção das colônias e galerias, e cuidar dos ovos e dos jovens cupins.
Em sua maioria, os soldados possuem mandíbulas fortes, não possuem asas, não possuem visão, não se reproduzem e apresentam cabeça pigmentada. Os soldados são reesposáveis pela segurança da colônia que é feita através de sua mandíbula forte ou também por uma substância irritante expelida presentes em algumas espécies utilizada para espantar predadores.
Os cupins reprodutores são alados, possuem asas, olhos asas e órgãos reprodutores bem desenvolvidos e se tornarão reis e rainhas de futuras colônias. Os reprodutores são popularmente conhecidos como “aleluias” ou “siriris” que saem em revoada em períodos quentes e de umidade alta. Após a morte dos reprodutores, são substituídos por outros reis e rainhas.
Cupim transmite doenças?
Apesar de todo o estrago que cupins podem causar, eles não apresentam qualquer risco para pessoas ou animais, portanto risco de se contaminar por meio de cupins é inexistente.
A importância da dedetização de cupim
Realizar a dedetização de cupim em sua casa, empresa ou móvel serve para evitar um prejuízo muito maior.
Cupins são insetos com alto poder de destruição, portanto jamais subestime o poder dos cupins e muito menos adie a dedetização.
Em apenas um ano o cupim pode destruir toda a sua casa e você poderá perder sua casa. Já pensou nessa hipótese? Saiba que isso é bem possível e se você ficar adiando a dedetização contra os cupins seu prejuízo será muito maior.
O cupim de madeira destrói seu móvel de forma silenciosa, ou seja, provavelmente você irá perceber que o seu móvel está sendo destruído quando boa parte dele já estará oca, portanto para que você não perca seu móvel é necessário interromper o ciclo de vida dos insetos.
Quanto mais tempo passa, maior o risco dos cupins infestarem outros móveis, madeiras, estruturas, se espalhando por toda a casa ou empresa.
Para evitar problemas com cupins, o ideal é comprar móveis e todos os tipos de madeiras já tratados para evitar futuras infestações e gastos com dedetização de cupim, mas quando isso não acontece você pode fazer a dedetização de maneira preventiva e se for o caso corretiva.
Sinais de cupins em seu imóvel ou móvel
Cupins são insetos sorrateiros e silenciosos, então você só vai perceber a presença deles quando o local já estiver com infestação. Fique atento aos sinais!
Furinhos na madeira são uma ótima maneira de identificar cupins. Os cupins perfuram a madeira e constroem túneis dentro dela para se locomoverem atrás de seu alimento, a celulose.
Pó no chão que você deve pensar que é madeira, mas na verdade são as fezes dos cupins. O pó não é bem um pó fino e sim são grânulos pequenos de coloração clara e formato redondo encontrados bem próximos à colônia dos térmites.
Infestação de cupim subterrâneo é possível verificar enormes rastros de terra na parede que na verdade são os túneis que os cupins constroem na parede, do chão ao teto, para alcançarem a madeira e assim se alimentarem de celulose. Geralmente é possível visualizar esses rastros em locais úmidos e com pouca luminosidade.
É possível também verificar a presença de cupins alados nos períodos mais quentes do ano, como primavera e verão com a presença das asas dos insetos. Neste período ocorre a revoada dos cupins e após a cópula eles perdem as asas muitas vezes dentro de imóveis.
Ao dar pequenos toques em uma peça de madeira é possível sentir se a madeira está oca ou não. Muitas vezes se der um toque mais forte é possível quebrar a madeira como se fosse um papelão de tão deteriorada que a madeira está.
Principalmente à noite que o barulho é menor é possível ouvir o barulho dos cupins mastigando. O barulho é parecido com o de um papel sendo amassado e também é um forte sinal que a infestação de cupim está em nível bem elevado.
Riscos de um local com cupins
Cupins não são vetores ou transmissores de doenças, porém possuem um altíssimo poder de destruição.
- Alergias e problemas respiratórios;
- Perda ou deterioração de móveis;
- Perda de documentos importantes;
- Estufamento ou ondulações em paredes;
- Destruição de pisos e rodapés;
- Deterioração de paredes em drywall;
- Danos na estrutura do imóvel necessitando de uma reforma;
- Interdição do imóvel por completo devido ao risco de desabamento;
- Perda total de um imóvel;
- Gasto com descupinização.
Periodicidade da dedetização de cupim
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de cupim na minha casa ou empresa?
Não existe periodicidade correta para realizar a dedetização contra os cupins. A dedetização de cupins é feita somente uma vez com no máximo duas aplicações para o controle efetivo dos cupins.
Se você costuma realizar a dedetização de cupim com frequência ou então alguém te falou que a dedetização contra os cupins tem que ser periódica igual a dedetização contra insetos rasteiros e desratização contra roedores a informação não procede.
A dedetização de cupim sendo feita somente uma vez ou no máximo duas é o suficiente para controlar os cupins porque a descupinização é feita com injeção cupinicida, ou seja, a calda irá entrar na madeira ou parede não ficando de forma superficial sobre o solo ou madeira, assim a madeira ficará imune à possíveis outras infestações de térmites.
Somente empresas sérias e especializadas fazem descupinização correta e de qualidade. Uma dedetização de cupim não é uma dedetização comum, é necessário qualificação técnica, experiência do técnico e utilização de produtos de qualidade para prestar um excelente serviço ao cliente, assim como a Zet-Tec dedetizadora presta aos seus clientes.
Evite cupins em seu imóvel
É possível evitar que cupins infestem seu imóvel com medidas preventivas.
- Compre móveis com madeiras tratadas;
- Na construção faça descupinização preventiva principalmente no forro.
- Não estoque madeira e papelão principalmente em locais úmidos;
- Verifique sempre móveis, rodapés, esquadrias, forros e outras madeiras;
- Passe tintas, vernizes e outros tipos de produtos apropriados para vedar frestas e rachaduras protegendo assim a madeira.
- Instale telas em janelas e portas para evitar que os cupins alados adentrem seu imóvel;
- Não guarde livros em estantes de madeira;
- Conserte vazamentos;
- Mantenha árvores e vegetação longe da sua casa;
- Chame um profissional controlador de pragas para vistoriar seu imóvel.
Dicas caseiras para acabar com cupins
Nós da Zet-Tec separamos algumas dicas caseiras para você tentar se livrar dos cupins, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso continue tendo problemas com cupins recomendamos que você chame uma empresa especializada como a Zet-Tec para resolver seu problema com os térmites de uma vez por todas.
Óleo queimado
Você irá precisar de óleo queimado, luvas e pincel.
Vista as luvas e passe o óleo queimado com um pincel na madeira que está infestada com cupins.
Esse método é mais indicado para estruturas de telhado, pois os móveis ficarão manchados.
Borato de sódio
Você irá precisar de borato de sódio, recipiente de 5 litros, borrifador, luvas e óculos de proteção.
Vista as luvas e o óculos de proteção, em seguida adicione 450g de borato de sódio em 4 litros de água, mexa bem a mistura e coloque-a em um borrifador e borrife no local infestado por cupins.
Querosene ou lubrificante
Você irá precisar de querosene ou lubrificante.
Você pode usar o querosene ou o lubrificante (ambos agem da mesma forma) grudando nos cupins que acabam morrendo sufocados.
No caso do querosene é só passar ele na madeira ou chão ou até mesmo encharcar.
No caso do lubrificante, (como o famoso WD) é somente borrifar ele com o próprio recipiente dele nos locais infestados.
Óleo de laranja
Você irá precisar de óleo de laranja.
Opte por comprar um óleo de laranja já pronto e de preferência em uma vasilha spray para facilitar a aplicação. No local da infestação apenas borrife o óleo no local afetado. Em caso de prevenção, só passe nos móveis com um pano na hora da limpeza.
Repita o processo quantas vezes forem necessárias.
Óleo de cravo
Você irá precisar de água, óleo de coco, óleo de cravo, essência, borrifador, balde e pano.
Misture 100ml de água ou óleo de coco com 10 gotas de óleo de cravo e borrife no local afetado. Caso o problema esteja no piso, pingue algumas gotas de essência em um balde com água e passe um pano úmido no chão quando for terminar a limpeza.
Vinagre
Você irá precisar de vinagre, água e garrafa borrifador.
Misture a água e o vinagre em um recipiente com água (a água deve ser na mesma medida do vinagre); em seguida despeje a mistura na garrafa e borrife na madeira. Repita várias vezes o mesmo procedimento.
O vinagre pode ser borrifado na madeira também sem água.
Precificação da dedetização de cupim
Qual o preço da dedetização de cupim?
Nós da Zet-Tec dedetizadora não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de cupim não é diferente. Gostamos sempre avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização contra cupins irá variar de acordo com a espécie de cupim, local infestado e tamanho da área infestada.
O valor da dedetização de cupim subterrâneo é maior se comparado à dedetização de cupim de madeira seca. Isso porque cupins de solo infestam áreas maiores, geralmente toda a edificação e são capazes de destruírem um imóvel em apenas um ano, sendo assim, a área total a ser descupinizada será muito maior e complexa.
Lembre-se que a dedetização de cupim não é um gasto extra que você vai ter, se trata de um serviço essencial. Caso você não faça a dedetização contra os térmites seu prejuízo será muito maior.
Melhor horário para realizar a dedetização de cupim
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de cupim? Existe um melhor horário para dedetizar cupim?
Não existe um horário ideal para realizar a dedetização de cupim. A dedetização pode ser feita de acordo com a disponibilidade do cliente, e quanto a nossa disponibilidade, somos bem flexíveis, pois trabalhamos 24 horas.
No entanto, como estamos lidando com produtos químicos e tóxicos é necessário seguir algumas orientações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.
No caso de dedetização de cupim de madeira em um móvel é necessário ficar no mínimo 24 horas ausente do cômodo que o móvel se encontra. No caso de dedetização de cupim subterrâneo é necessário ficar no mínimo 48 horas ausente do imóvel, inclusive pets.
O tempo para ficar ausente é maior em serviços de descupinização do que uma dedetização comum porque o praguicida utilizado é mais forte para penetrar na madeira ou solo.
Processo de dedetização de cupim
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de cupim fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como onde estão localizados os cupins, em caso de cupins de solo pedimos a área do imóvel a ser descupinizado e em caso de cupins de madeira pedimos uma foto do móvel inteiro para vermos o tamanho do móvel. O cliente nos fornecendo essas informações já é perfeitamente possível passarmos um valor ao cliente.
No entanto, existem alguns clientes não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente em caso de cupins infestados em forros de madeira. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para assim podermos passarmos o orçamento ao cliente.
No dia da vistoria técnica, o técnico irá vistoriar todo o imóvel em caso de cupim de solo ou o móvel em caso de cupim de madeira indicado pelo cliente e em seguida poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico enviará o orçamento ao nosso escritório que poderá enviar o orçamento via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço junto ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
Chegando no dia da dedetização, o técnico irá verificar se o local realmente está apto para receber a dedetização e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s para esse tipo de serviço e iniciará a dedetização no móvel ou no imóvel do fundo do imóvel até a saída.
Serviço finalizado, o técnico tornará a passar orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu imóvel ou seu móvel estarão livres dos cupins. Lembre-se de adquirir somente madeiras tratadas e fazer as medidas preventivas para evitar futuros problemas com cupins.
Dedetização de cupim profissional
A metodologia da dedetização de cupim varia de acordo com a espécie de cupim e área infestada que podem ser barreira química, injeção cupinicida ou polvilhamento.
Barreira química
Barreira química é um método utilizado contra cupins subterrâneos.
Com uma furadeira profissional são feitos furos no solo de aproximadamente 30cm para a injeção da calda cupinicida. Os furos profundos são necessários, pois uma colônia de cupim subterrâneo possui milhões de cupins e é preciso atingir toda a colônia. A barreira química cria uma barreira protetora ao redor do imóvel infestado. O produto possui baixa toxidade para mamíferos.
Injeção
Injeção é um método utilizado contra cupins de madeira seca.
Para a dedetização de cupim de madeira são necessários fazer pequenos furos com broca de diâmetro pequeno para a injeção da calda cupinicida, porém se a madeira já apresentar frestas ou furos pequenos é possível fazer a injeção sem furar a madeira. A calda necessita penetrar bem na madeira para exterminar toda a colônia.
Polvilhamento
Polvilhamento é mais utilizado contra cupins subterrâneos, mas também pode ser utilizado contra cupins de madeira.
Quando a infestação está em um alto grau o cupim infesta todos os lugares, inclusive conduítes e caixas de luz que são locais que não podem receber inseticidas líquidos e com isso temos que utilizar a técnica do polvilhamento. Polvilhamento é o inseticida em forma de pó que é borrifado dentro dos conduítes e caixas de luz. O efeito residual do polvilhamento é bem prolongando, visto que não é um local que absorve água.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de cupim, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com cupins, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de cupins. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço no mesmo dia ou agendamos uma data para a dedetização.