ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Borrachudo

dedetização de borrachudo

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de borrachudo em todo o estado de SP.

Borrachudo

Popularmente conhecidos como borrachudos, esses mosquitos pertencem a família Simuliidae, ordem Diptera e infraordem Culicomorpha. A família Simuliidae é a trigésima em número de espécies entre 130 famílias da ordem Dipera. Em todo o mundo existem cerca de 2.151 espécies, 26 gêneros e 12 espécies fósseis. No Brasil, até o presente momento foram descobertos 91 espécies.

Borrachudos tem coloração escura, habitam em países tropicais, medem de 1 a 55mm de comprimento, possuem antenas formadas por 11 artículos (lembra um chocalho de cascavel), corpo robusto e asas membranosas com nervuras anteriores fortes.

Habitat

Calor e água corrente, um ambiente ideal para os borrachudos.

Mosquitos com hábitos diurnos, borrachudos vivem em locais que possuem água corrente em abundância para que os ovos possam sobreviver.

Por isso, é tão comum presenciarmos borrachudos em cidades litorâneas, por conta das praias, rios e cachoeiras de águas doces  sendo um ambiente ideal para a proliferação dos borrachudos.

Alimentação

As larvas se alimentam de matérias orgânicas dissolvidas na água como esterco, restos de alimentos, fezes e vegetais durante 21 dias.

Quando o mosquito é adulto somente a fêmea é capaz de se alimentar de sangue de pessoas e animais para a maturação dos ovos. Além de sangue, assim como os machos, as fêmeas também se alimentam de seivas e néctares de flores.

Ciclo de vida

Os borrachudos passam por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

A fêmea põe de 400 a 500 ovos submersos em água doce ou salgada (dependendo da espécie). Os ovos são fixados juntos formando uma massa escura em plantas aquáticas, galhos, troncos ou pedras à beira mar ou fundo de córregos com correnteza, principalmente encachoeiradas e com muito oxigênio.

Ao eclodir, as larvas se alimentam entre 14 e 21 dias de matérias orgânicas, algas, fungos e bactérias presentes na água.

Após a fase larva entram na fase pupa produzindo um casulo onde ficam até completar seu desenvolvimento para a fase adulta. Ao chegarem na fase adulta o casulo estoura e o borrachudo chega à superfície da água dentro de uma bolha e sai voando sem se molhar.

Na fase adulta as fêmeas podem viver até 40 dias, enquanto nas fases aquáticas vivem de 14 a 28 dias. O desenvolvimento é mais rápido no verão do que no inverno.

Picada de borrachudo

Tanto a picada do pernilongo, quanto a picada do borrachudo na hora que estão picando a pessoa, a pessoa não sente nada, mas logo depois da picada começa a coceira intensa.

A picada do borrachudo coça devido a saliva do mosquito que contém substâncias como anticoagulantes, antiplaquetários e vasodilatadores que causam alergias em contato direto com a pele.

Geralmente os sintomas da picada do borrachudo duram em torno de 2 a 3 dias com coceira, edema e vermelhidão no local da picada, mas esse tempo depende do organismo de cada um e também existem pessoas que terão reações mais graves, intensas e duradouras.

Pelo fato da coceira ser muito intensa, se coçar se torna praticamente impossível, mas essa prática não é recomendada por dermatologistas, pois a unha carrega bactérias podendo se espalhar pela lesão e piorar o processo inflamatório.

Após a picada do borrachudo recomendamos lavar o local com água e sabão; passar pomadas pós picadas que irão causar frescor e alívio; fazer compressa de gelo por 10 minutos para suavizar a coceira; pingar uma gota de mel sobre a picada, pois o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias; passar gel de aloe vera e óleos essenciais de neem, lavanda e alecrim no local da picada, pois possuem ação anti-inflamatória.

Doenças transmitidas por borrachudos

Borrachudo é famoso por sua picada que causa coceira intensa, mas não é somente a coceira que os borrachudos podem causar. Borrachudos podem transmitir oropouche e oncocercose.

Oropouche

O Oropouche é um arbovírus da família Bunyaviridae (sorogrupo Simbu). A doença ocorre em dois ciclos, urbano e silvestre. No ciclo silvestre os infectados são bichos-preguiça, macacos e aves silvestres. Os transmissores na fase silvestre são os mosquitos Aedes serratus (Pará) e Coquillettidia venezuelensis (Trinidad). Na fase urbana o único infectado é o ser humano e o mosquito transmissor é o Culicoides paraensis, mais conhecido como borrachudo ou maruim. O vírus foi descoberto na década de 60 no caribe, mais precisamente em Trindade e Tobago. No Brasil o vírus foi detectado pela primeira em um uma preguiça.

Os sintomas da doença são bem parecidos com a dengue, porém não é capaz de gerar quadros graves iguais aos da dengue. O paciente pode apresentar febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas articulações e náuseas.

Não existe tratamento específico para o oropouche. O tratamento é apenas sintomático com analgésicos e anti-inflamatórios. Em quadros graves da doença geralmente é utilizado antiviral fármaco chamado de ribavirina.

Oncocercose

A oncocercose é uma doença parasitária crônica, também chamada de “cegueira dos rios” ou “mal do garimpeiro”, é uma infecção produzida pelo nematódeo Onchocerca volvulus que se instala nos tecido subcutâneo das pessoas. A pessoa contrai a doença através da picada do Simulium (borrachudo) infectado com larvas do parasita. O ciclo de infecção se inicia quando um mosquito pica uma pessoa infectada e automaticamente é infectada com com as formas imaturas do verme chamadas de microfilárias. As microfilárias se desenvolvem em larvas nas moscas e assim que pica uma pessoa, as larvas são transmitidas para a pele da pessoa.

Os sintomas da doença costumam aparecer um ano após a infecção com nódulos (oncocercomas) que possuem larvas em formas adultas dentro deles que produzem microfilárias. As microfilárias podem causar outros sintomas como coceira, erupção na pele, perda de elasticidade na pele, pápulas, despigmentação da pele e febre.

O tratamento da oncocercose é feito com Ivermectina de 150µg/kg (microgramas) em dose única e com intervalos trimestrais ou semestrais, a depender da área endêmica do local. A Ivermectina mata as microfilárias reduzindo a produção de microfilárias por vermes adultos por vários meses. A Ivermectina não mata os vermes adultos, mas em doses repetidas podem diminuir sua fertilidade. Às vezes os médicos também receitam doxiciclina (antibiótico) para ser utilizado durante seis semanas que serve para matar as bactérias que vivem dentro dos vermes e são essenciais para a sobrevivência do verme.

A importância da dedetização de borrachudo

Muito provavelmente você já foi a alguma praia e voltou de lá cheio de picadas, não é mesmo? Borrachudos são muito comuns em áreas litorâneas pela grande quantidade de água corrente. Tem pessoas que até deixam de ir à praia devido a quantidade de borrachudos, mas saiba que para tudo existe uma solução.

A dedetização contra borrachudos existe para te deixar livre de inchaços, vermelhidões, dores, lesões, infecções, muitas coceiras e até doenças.

Muitas pessoas falam que borrachudos não são vetores de doenças, mas a verdade é que são sim. Não é somente a coceira do borrachudo que é o grande problema, o mosquito pode transmitir o oropouche e a oncocercose para as pessoas podendo causar grandes problemas.

Apesar dos borrachudos serem bem comuns no litoral não é só no litoral que ele está, pois assim como todas as pragas urbanas o borrachudo é muito adaptável. Basta ter água corrente que o borrachudo está lá, seja em áreas urbanas ou áreas rurais.

Sinais de borrachudos em seu imóvel

Perceber borrachudos só é possível ao ver os mosquitos sobrevoando ou então sentindo a coceira intensa na pele. A picada do borrachudo causa maior coceira, mais inchaço e vermelhidão do que a picada de um pernilongo.

Se você residir em área com água corrente é muito provável que tenha borrachudos por ali.

Caso você vá para o litoral, principalmente com áreas verdes ao redor é muito provável que naquele local tenha uma infestação de borrachudos.

Fique atento para não confundir o mosquito aedes aegypti com o pernilongo e o borrachudo.

O mosquito da dengue possui hábitos hábitos diurnos, é preto com listras brancas e é menor que o pernilongo. O pernilongo possui hábitos noturnos, coloração amarronzada e emitem um zumbido. Os borrachudos possuem hábitos diurnos e coloração escura.

Riscos de um local com borrachudos

Borrachudos são insetos muito incômodos, mas o que muitos não sabem é que esses mosquitos também transmitem doenças.

  • Contrair o oropouche e a oncocercose;
  • Incômodo;
  • Vermelhidão;
  • Protuberância;
  • Coceira intensa por dias;
  • Infecção;
  • Caso o ambiente seja uma pousada ou hotel em locais turísticos você pode receber muitas reclamações e consequentemente perder clientes. 
Periodicidade da dedetização de borrachudo

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de borrachudo na minha casa ou empresa?

A dedetização contra borrachudos e insetos vetores no geral tem uma periodicidade menor se comparado à dedetização de insetos rasteiros.

Isso acontece porque os insetos rasteiros entram no local pelo chão passando diretamente pela calda química no chão. Enquanto insetos vetores entram pelo local voando e não passam pela calda química com efeito residual, ou seja, a dedetização de borrachudo só irá atingir os insetos em sua fase adulta. Os ovos presentes no local irão eclodir e será necessário uma nova aplicação.

Geralmente recomendamos a dedetização contra insetos voadores mensalmente, mas essa periodicidade não tem que ser seguida a risca, pois depende do grau de infestação do ambiente. Locais com alta infestação recomendamos uma periodicidade semanal; locais com infestação média recomendamos periodicidade quinzenal e locais com baixa infestação recomendamos periodicidade mensal.

Manter os predadores naturais dos borrachudos no ambiente, proteção do meio ambiente e limpeza de matas ciliares implica diretamente no grau de infestação de insetos no geral, principalmente borrachudos.

Evite borrachudos em seu imóvel

É possível evitar a entrada de borrachudos em seu imóvel com medidas preventivas. Veja algumas a seguir:

  • Instale telas em portas e janelas;
  • Não desmate as matas;
  • Preserve predadores naturais dos borrachudos;
  • Ligue ventilador;
  • Jogue larvicidas em águas correntes;
  • Utilize roupas compridas;
  • Passe repelente em partes descobertas do corpo;
  • Não jogue lixo em rios e etc.;
  • Solicite à prefeitura de seu município a poda de matos ao redor de córregos e rios.
Dicas caseiras para acabar com borrachudos

Separamos duas dicas simples para você se livrar dos borrachudos, mas lembre-se que esses métodos são caseiros e não podemos garantir 100% de eficácia. Caso continue tendo problemas com borrachudos recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de borrachudos.

Repelente de eucalipto

Você irá precisar de óleo de eucalipto, óleo de coco e borrifador.

Em um borrifador adicione 10 gotas de óleo de eucalipto e 50ml de óleo de coco, em seguida mexa bem a mistura e aplique sobre as partes expostas do corpo.

Recomendamos reaplicar o repelente caseiro a cada duas horas sobre as partes expostas do corpo.

Vela de citronela

Você irá precisar de vela de citronela, pires e isqueiro.

Compre uma ou mais velas de citronela, coloque-a(as) em pires e ascenda-a(as) nos locais com maior incidência de borrachudos.

Citronela é uma planta aromática ótima para repelir mosquitos.

Precificação da dedetização de borrachudo

Qual o preço da dedetização de borrachudo?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e logicamente com a dedetização de borrachudo não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização de borrachudo irá variar de acordo com a área total do imóvel, grau de infestação e quantidade de aplicações que o cliente contratou ou somente uma aplicação com garantia.

Pelo fato dos borrachudos serem insetos vetores, muito provavelmente será necessário outra ou outras aplicações. Caso o cliente opte por assinar um contrato anual conosco com aplicações mensais, quinzenais ou semanais terá desconto no valor de cada aplicação, ao contrário da contratação de uma uma aplicação com garantia.

Lembre-se que a dedetização de borrachudo não é um gasto a mais que você vai ter. A sua paz e sua saúde não tem dinheiro no mundo que pague. 

Melhor horário para realizar a dedetização de borrachudo

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de borrachudo? Existe um melhor horário para realizar a dedetização de borrachudo?

Borrachudos são insetos com hábitos diurnos, logo a dedetização deve ser feita durante o dia e preferencialmente em dias quentes porque assim sabemos que os borrachudos estarão sobrevoando o ambiente atrás de suas presas.

É importante que o local que será feita a dedetização de borrachudos fique sem pets e pessoas por no mínimo seis horas para evitar intoxicações. Pessoas alérgicas recomendamos até 72 horas ausentes do ambiente.

Outra recomendação é não realizar a dedetização em dias chuvosos ou com ventania. Caso o dia esteja chuvoso a água da chuva irá lavar todo o praguicida aplicado não tendo o resultado necessário e em dias com ventania o praguicida irá se dissipar podendo parar na vizinhança e causar intoxicações.

Processo de dedetização de borrachudo

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de borrachudo fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente como qual a área total do imóvel, grau de infestação e tipo de edificação. O cliente nos passando essas informações já podemos precificar corretamente a dedetização.

Porém, existem clientes que não conseguem nos fornecer essas informações. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para a precificação e podermos passarmos um orçamento correto.

Vistoria feita, o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico enviará o orçamento para nosso escritório que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a dedetização, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

Chegando no dia da dedetização, o técnico vistoria todo o local para verificar se realmente está apto para a dedetização e caso esteja tudo ok, veste os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e inicia o serviço com a nebulização.

Ao término da dedetização o técnico irá preencher a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e novamente irá passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento será enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu lar estará livre das picadas com coceiras agudas dos borrachudos, mas lembre-se que é por um curto período de tempo, pois a dedetização só irá atingir os insetos adultos, os ovos irão nascer e será necessário uma nova aplicação para interromper esse ciclo.

Dedetização de borrachudo profissional

A dedetização de borrachudo é feita através de termonebulização.

Em uma linguagem mais coloquial, a termonebulização se trata de um “fumacê” que é dispersado no ar e fica pairando no ar por mais tempo do que uma micropulverização. 

Essa metodologia é indicada para insetos alados, mas também é utilizada para controlar insetos bem pequenos como pulgas e ácaros. Como há a presença de inseticida, ele acaba servindo para matar até insetos rasteiros como baratas e formigas, já que as gotículas irão cair no chão por onde os insetos passam.

Muito mais eficiente para alcançar longas distancias, cantos e alturas, é importante ressaltar que essa metodologia não apresenta efeito residual igual a maioria das dedetizações através de micropulverização.

Sua dispersão em ambientes fechados é lenta e prolongada. Já a dispersão em ambientes abertos que tocam a terra ou água é dispersado rapidamente causando alivio imediato e não prolongado.

Lembre-se que a dedetização é apenas uma medida corretiva do controle de pragas. É necessário ir na raiz do problema cortando alimento, água, acesso e abrigo dos borrachudos para realmente ter sucesso em seu controle.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de borrachudo, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está tendo problemas com borrachudos, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de borrachudo. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na hora ou agendamos uma data para a dedetização.

Saiba mais.

to top Call Now Button